Volkswagen começa a certificar carros clássicos no Brasil; documento ajuda a valorizar antigos

Programa cruza dados do carro com o acervo da empresa e ajuda compradores e vendedores a rastrear modelos que já saíram de linha e são colecionáveis A Volkswagen lança no Brasil o Certificado de Veículos Clássicos. Esse programa, que já existe em outros países, serve como uma espécie de atestado oficial que reconhece modelos produzidos no passado. Isso facilita (e viabiliza) a preservação e restauro de veículos produzidos pela marca.
Initial plugin text
O documento é emitido após o fornecimento de dados do carro, por parte do interessado, que passa pelo crivo de especialistas da empresa. Eles vasculham os arquivos oficiais internos e fornecem dados do “nascimento” do carro (sempre em nome do atual proprietário).
Entre os dados, estão todas as informações técnicas do automóvel, como cor original, versão, número de série e até mesmo a data de fabricação. Um dos objetivos é facilitar a rastreabilidade do modelo, bem como atestar sua autenticidade. Não são raros os casos de carros “mais simples” sendo convertidos em versões mais desejadas em restaurações com o objetivo de multiplicar o valor do colecionável.
Esse certificado oficial é emitido através do programa VW Collection para os carros produzidos no Brasil e que tenham mais de 20 anos. Iniciativa semelhante já existe na Volkswagen da Alemanha, com certificação emitida para toda a Europa.
Certificado de Veículos Clássicos pode ser requisitado online e custa R$ 500
Divulgação
Uma das grandes dificuldades para os colecionadores na verificação de autenticidade está na falta de registros públicos consultáveis. Os departamentos de trânsito estaduais não têm uma base de consulta, tampouco informações precisas sobre versões e motorizações dos carros lançados por aqui – no caso da Volkswagen, a partir de 1950.
Segundo a VW, até o final dos anos 1980, as informações técnicas de seus carros eram registradas em arquivos de papel, à mão, e que mudaram de padrão com o passar dos anos. Hoje esses registros estão armazenados em microfilmes (como se fossem negativos fotográficos em fitas), totalizando 6,5 milhões de anotações.
Os donos que quiserem pleitear um certificado só precisam encaminhar para a Volkswagen duas informações, no mínimo, sobre seu antigo (que seja ano-modelo 2003 para trás). O ideal é que uma delas seja o número do chassi, mas cor, placa ou motorização também ajudam.
Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen
Divulgação
Para se inscrever e solicitar o Certificado, basta entrar no site da empresa (neste link) e preencher os dados necessários. O custo é de R$ 500 mais o frete para a casa do interessado. A VW envia o documento em qualquer endereço do mundo. O tempo de espera previsto é de dez dias úteis.
Não é necessário que o carro preserve suas características originais, como rodas, cores ou estofamento. Conforme a Volkswagen anuncia, o documento informa os dados do carro na época em que foi produzidos. Serve para atestar que o modelo e versão são, de fato, existentes, mas não garante que atualmente o veículo está dentro de suas condições originais.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



