Viagem de carro no Carnaval: veja o que conferir antes de pegar a estrada

Motoristas devem ficar atentos ao estado de alguns equipamentos para evitar acidentes Oficialmente, o Carnaval acontece em apenas um dia do ano. Em 2024, o feriado será nesta terça-feira (13). Na prática, a história é diferente e os brasileiros começam a aproveitar já na sexta-feira. Portanto, com dias de descansos prolongados, é muito comum que as pessoas peguem a estrada. Mas, antes da viagem, o motorista deve ficar atento ao estado de alguns equipamentos de seu carro para evitar acidentes ou dores de cabeça durante o percurso.
Saiba-mais taboola
A dica principal neste caso é fazer uma revisão geral do veículo. O ideal é que os condutores levem o automóvel em um mecânico de confiança para conferir como está o alinhamento e balanceamento das rodas, e o estado da suspensão, do sistema elétrico, dos airbags e do escapamento, por exemplo.
Por outro lado, quem está acostumado a fazer revisões periódicas pode ficar mais despreocupado. Ainda assim, é importante que o motorista verifique alguns itens do carro antes de começar a viagem. Veja abaixo:
Pneus
Mantenha em dia a calibragem dos pneus para evitar desgaste extra do motor
Banco de Imagens
O primeiro passo é ficar atento aos pneus do veículo e calibrar todos, inclusive o estepe. Essa é uma medida simples, mas que tem uma função muito importante, já que a calibragem errada pode afetar o consumo, fazendo com que você gaste mais combustível.
Além disso, estar com o alinhamento e o balanceamento em dia é importante para aumentar a vida útil dos componentes. A identificação do problema é fácil, já que o motorista sente quando o carro está o tempo todo puxando a direção para um dos lados.
Rodízio em SP está suspenso no Carnaval e na quarta-feira de cinzas?
Freios
Fluido de freio também é responsável pela frenagem do veículo
Divulgação
A checagem dos freios é fundamental antes de qualquer saída com o carro. Para garantir a segurança, verifique o estado de pastilhas, discos e lonas, realizando a manutenção de cada um dependendo do seu nível de desgaste. O fluido de freio também é parte importante do sistema responsável por parar ou reduzir a velocidade do veículo. Por isso, cheque os níveis do líquido e fique atento para possíveis vazamentos.
É normal que o seu veículo dê sinais de que precisa passar por manutenção antes de um problema se tornar crítico. Portanto, perceba se o freio faz barulho durante a frenagem ou se o pedal está com o curso baixo, por exemplo.
Initial plugin text
Bateria
Bateria pode ser usada apenas entre dois e quatro anos
Auto Esporte
Só quem já passou pela desagradável surpresa de uma pane na bateria sabe como este problema pode escalar para uma forte dor de cabeça, ainda mais na estrada. Uma revisão completa do sistema elétrico do carro antes de sair em viagem pode evitar o empecilho.
Em caso de dificuldade de partida do motor, é preciso fazer uma checagem dos níveis de energia para saber se é preciso trocar o componente ou se há algum fio solto atrapalhando a ignição. Lembrando que a vida útil de uma bateria varia de dois a quatro anos.
Óleo e fluido de transmissão
Na ponta da vareta que faz a medição do óleo é possível ver marcadores que indicam se o volume está adequado ao veículo
Pixaay
O óleo é responsável por lubrificar o motor, reduzir o atrito e assegurar maior durabilidade. Mas você deve se atentar a algumas pegadinhas do dia a dia. O aconselhável é que a checagem seja feita em local plano e com o veículo frio. Você mesmo pode conferir o nível ao puxar a vareta no motor. A cor do óleo deve estar clara e a textura não pode estar gelatinosa.
Óleo do motor: como escolher o lubrificante correto?
Outro item que precisa de atenção é o fluido de transmissão, que também pode ser verificado por meio de uma vareta que indica o nível. Sua textura deve estar sempre limpa e sem flocos de metal. Esse fluido funciona como um lubrificante para a transmissão do veículo.
Outros equipamentos de segurança
Extintor de incêndio deve estar dentro da validade para evitar problemas
Auto Esporte
Apesar de ser difícil antecipar, é preciso estar preparado para qualquer emergência. Para isso é importante que o carro esteja equipado com extintor de incêndio dentro da validade, macaco, chave de roda e triângulo de sinalização. O item não é mais obrigatório, mas pode ser importante em algumas situações.
Para viajar tranquilo, verifique também o estado do cinto de segurança que, além de evitar multas, deixa os passageiros mais seguros em caso de acidentes. E não esqueça de usá-los inclusive no banco de trás.
Initial plugin text
Motoristas podem ser multados por transportar animais sem equipamentos de proteção
Getty
Se for levar crianças e animais a bordo, utilize cadeirinhas ou assentos de elevação específicas para cada faixa etária e equipamentos de proteção para pets, como cintos que vão presos no peitoral do animal e caixas de transporte.
Também não esqueça de verificar as palhetas do seu carro. Em caso de chuva forte na estrada, talvez você não consiga enxergar muitos metros à frente. Por isso, é sempre bom analisar a qualidade da borracha e dos limpadores.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



