Venda e produção de veículos caem no Brasil em agosto de 2025


A produção e a venda de veículos caíram no Brasil em agosto de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, foram feitos 247 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus no último mês — marca 4,8% menor que em 2024.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (9) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Nas vendas, mesmo com o programa Carro Sustentável, houve queda de 5,1%, com 225,4 mil unidades. Como comparação, foram emplacados 237,7 mil exemplares em agosto de 2024.
O cenário de queda poderia ser maior sem o programa do governo. De acordo com a Anfavea, houve alta de 26% nos emplacamentos dos modelos habilitados no Carro Sustentável. Ou seja, nem o expressivo crescimento entre os carros menores e mais baratos fez com que o indicador de vendas ficasse positivo.
Nem mesmo veículos habilitados no programa Carro Sustentável foram capazes de segurar as vendas em agosto
Divulgação
No acumulado do ano, ainda temos alta tanto nas vendas, como na produção. Começando pelo mercado, entre janeiro e agosto, 1,66 milhão de unidades foram emplacadas no Brasil. São cerca de 50 mil exemplares extras em relação aos oito primeiros meses de 2024 — alta de 2,8%.
A Anfavea, no entanto, faz um alerta sobre o tipo de venda que tem feito o mercado subir no Brasil. “No varejo, o produto nacional caiu no acumulado. O que está subindo é a venda de importados“, disse Igor Calvet, presidente da Anfavea.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Já a indústria tem conseguido amenizar o mercado nem tão aquecido com exportações. Agosto teve o melhor resultado de envios de veículos para outros países desde 2018. Foram exportados 57,1 mil exemplares, considerável crescimento de 49,3% em relação a agosto passado. No ano, as exportações acumulam alta de mais de 55%.
“Entendemos que o bom resultado das exportações tem sustentado a produção local“, disse Calvet.
Carro Sustentável
A Anfavea ainda afirmou que os modelos habilitados no programa Carro Sustentável tiveram, como já mencionamos, alta de 26% nas vendas em relação a agosto passado. Vale lembrar que, entre os critérios para que um carro possa receber isenção de IPI estão emissões, potência do motor (até 115 cv), além de porte compacto.
Segundo a entidade, foram 70,4 mil veículos habilitados vendidos no Brasil entre 11 de julho, início do programa Carro Sustentável , e 31 de agosto. No mesmo período de 2024, portanto, sem qualquer incentivo no IPI, os mesmos modelos tiveram 55,8 mil unidades emplacadas.
Atualmente, fazem parte do programa oito modelos de cinco marcas diferentes. Quase todos são hatches compactos, mas há também sedãs e SUVs pequenos.
China supera Argentina
Navio da BYD desembarca no Porto de Itajaí
Divulgação
Além de ter alertado sobre as importações de veículos – especialmente dos chineses, a Anfavea também apresentou dados que mostram que, pela primeira vez, a China se tornou a maior importadora de carros no Brasil, superando a vizinha e parceira de longa data, Argentina.
Em agosto, foram 17,5 mil chineses emplacados no Brasil, contra 13,4 mil carros argentinos. No acumulado, a Argentina segue na ponta, com 134,8 mil importações, contra 105,4 mil chineses.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



