Venda de veículos usados cresce em março e supera 1 milhão de unidades; Gol lidera com folga
Associação aponta que lojista vendeu, em média, 57 veículos por dia útil no último mês Não é só mercado de carros novos que tem a celebrar no último mês: o setor de usados e seminovos cresceu 32,2% em março quando comparado ao mesmo período de 2022, com 1.309.774 veículos vendidos. Os dados incluem carros, comerciais leves, motos e caminhões e são da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). De acordo com a entidade que representa os lojistas, este cenário pode contribuir para que o ano termine com 15 milhões de unidades comercializadas.
Veja mais
Entre os automóveis e comerciais leves usados, o crescimento nas vendas foi de 21,3% em março em relação ao mesmo mês do ano passado, com 951.739 veículos vendidos. Esse resultado também demonstra um crescimento de 31,4% sobre fevereiro, mês com menos dias úteis e normalmente com o feriado do Carnaval, o que tende a prejudicar as vendas.
Segundo dados da associação, dos 951.739 veículos comercializados em março, 810.898 são automóveis e 140.841 são comerciais leves. A maior alta na procura foi, justamente, por carros (crescimento de 22,3% em relação a março de 2022).
Outro sinal do aquecimento do setor é a média de vendas por dia útil. Se em fevereiro, era de 52 carros/dia, em março subiu para quase 57 veículos. Em comparação ao primeiro trimestre do ano passado, o cenário é ainda melhor: o lojista vendeu em média sete carros a mais por dia.
Expectativa do setor de usados e seminovos é terminar o ano com 15 milhões de unidades comercializadas
Agência Brasil
Enilson Sales, presidente da Fenauto, acredita, no entanto, que o crédito mais restrito e a inflação alta podem frear o mercado de crescer ainda mais. No entanto, o resultado de março é positivo e mantém a expectativa da entidade em fechar 2023 com 15 milhões de seminovos e usados vendidos.
Velhinhos são os mais procurados
Assim como nos últimos três meses, março gerou um maior volume de negociações entre veículos com 13 ou mais anos — os velhinhos. Ao todo, 435.992 veículos comprados tinham mais idade. A segunda maior busca foi pelos usados jovens (de 4 a 8 anos), com 338.086 unidades vendidas.
Venda de usados (por idade)
Gol lidera com folga
Fora de linha, o Volkswagen Gol segue fazendo sucesso no mercado de usados. No terceiro mês do ano, emplacou quase 70 mil unidades e lidera com muita folga o ranking dos carros usados mais buscados. A segunda e terceira posição, no entanto, é da Fiat com os (também descontinuados) Uno e Palio.
Modelos usados mais vendidos em março
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



