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Veja por que é importante atender as chamadas de recall das montadoras

30/06/2023

Apesar dos avanços na montagem dos veículos as montadoras ainda lidam com desafios que exigem atenção. Por isso, ao detectarem alguma falha na fabricação ou montagem chamam os clientes para que seja feito um recall.

Nesse artigo, você verá por que é importante atender os chamadas de recall das montadoras.

Prevenção

O objetivo do recall é além da correção de um possível defeito ou troca de uma peça é:

– Garantir que o cliente não fique com seu veículo parado;

– Evitar um problema futuro, que pode ser grave a exemplo de um acidente;

– Obedecer ao Código de Defesa do Consumidor e a Lei 14.071/20, que obriga as empresas a anunciar a necessidade do recall.

No Brasil, infelizmente, o atendimento dos proprietários de veículos aos recalls é muito baixo. Mas, para os desavisados, vale reforçar que é obrigatório desde abril de 2021, quando entrou em vigor a Lei a lei 14.071/2020. Ou seja, se houver o chamado e você não atender, corre o risco de sanções.

Por outro lado, lembramos que o processo é bem simples. A montadora chama o proprietário, que agenda a ida à concessionária e o serviço é realizado gratuitamente.

E para se prevenir de futuros inconvenientes, peça à concessionária um documento atestando o atendimento ao recall, onde constem a data, hora, local e tipo de serviço executado.

Como é feito?

As convocações são feitas pela grande mídia – jornal, TV e rádio – e pela montadora.

Apesar da campanha em si não ter data de validade, o dono do carro tem um ano para realizar o serviço. se você ficou sabendo de algum recall para o seu carro, marque a inspeção imediatamente.

O motorista também fica informado dos recalls através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), no smartphone. Vá em Veículos, e se houver recall para o seu carro, terá uma indicação de “Recall não atendido”.

O Grupo Sentinela também pode verificar se há alguma pendência de recall no seu veículo.

Agora é lei!

De acordo com o § 4º do artigo 131 do Código de Trânsito Brasileiro, não realizado o recall dentro de 1 ano da sua comunicação registra-se essa informação no Certificado de Licenciamento Anual (CLA) do veículo.

Ainda, conforme § 5º do mesmo artigo, após a inserção da informação no CLA, somente é possível licenciar o veículo e transferir se comprovar o atendimento ao recall.

No entanto é preciso ficar atento a um detalhe. Se o carro for revendido com um recall ainda em vigor, a obrigatoriedade de fazer o serviço passa opara o comprador. Então, ante de comprar um carro usado, esteja atento a mais esse detalhe e solicite uma averiguação do seu despachante de confiança.

Lembre-se que se for parado em uma blitz com a documentação atrasada ou bloqueada, devendo recall, você receberá uma multa de R$ 293,47, por infração gravíssima, e perda sete pontos na CNH, sem contar que o veículo fica apreendido. Melhor não arriscar a dor de cabeça, não é mesmo?

Após atender ao chamado, a regularização da documentação no Detran é feita em uma semana.  Quando isso não acontecer, o dono do veículo pode checar com a montadora se o serviço foi comunicado ao Detran. Se a comunicação foi feita, fale com o Detran e tente resolver a questão ou solicite a Sentinela.

Nesse caso, o proprietário pode entrar em contato com a montadora para saber se houve a comunicação às autoridades. Se sim, tentar com a própria autoridade de trânsito ou recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon de sua cidade.

Problemas no recall, onde reclamar?

Os recalls são chamados das montadoras para a correção de problemas admitidos por ela mesma.

Então, nem o serviço, nem a peça substituída, nem tampouco a mão de obra podem ser cobrados do proprietário do veículo. Nenhum outro “serviço” adicional pode ser incluído. Caso isso aconteça, deve ser denunciado ao Procon ou Idec.

Outra reclamação reiterada é a de que há fila de espera para se fazer o serviço, dependendo do carro e do tipo de componente a ser substituído. Nestes casos, o consumidor deve denunciar o fato aos órgãos de defesa do consumidor, se não conseguir chegar a uma acordo satisfatório com a montadora.

Valor de revenda

O atendimento a um recall não leva à perda de valor de revenda do veículo. Ela é considerada como a eliminação de um problema, apontado previamente pela fabricante, não impactando no valor comercial do veículo, uma vez que a “falha” é sanada por uma representante autorizada da marca, com peças originais.

Se você ainda tiver dúvidas sobre a questão dos recalls, agende uma visita pelos nossos contatos e dê uma passadinha no Grupo Sentinela.

Acompanhe mais sobre os nossos serviços e orientações no Instagram.

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