Veja os 50 carros mais vendidos do Brasil em 2022
Fiat Strada se mantém líder isolada, Chevrolet Onix ensaia uma recuperação e Tracker leva a melhor entre os SUVs Depois de um ano complicado, marcado por uma guerra na Europa, alta do dólar, preço do combustível nas alturas, aumento dos juros e uma eleição presidencial pra lá de conturbada, as vendas de carros zero-quilômetro tiveram um resultado menos apático que o esperado.
Uma queda de 0,8% diante do cenário econômico e político é razoável, com o mercado se mantendo estável pelos três (difíceis) últimos anos. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), ainda é cedo para fazer previsões, mas a tendência é que 2023 siga pelo mesmo caminho.
Veja também
Sem surpresa alguma, a Fiat terminou o ano na liderança, com 22% de participação de mercado. Repetindo 2021, a Strada conquistou o topo do ranking entre automóveis e comerciais leves, com 112.456 unidades – superando o ano anterior, no qual a picape teve 109.107 emplacamentos.
Reestilizado em julho, o Hyundai HB20 aparece na segunda colocação, assim como no ano passado, com 96.255 carros (quase 10 mil unidades a mais que em 2021).
De visual novo, Hyundai HB20 vendeu quase 10 mil unidades a mais que no ano passado
Divulgação
Ainda sofrendo com problemas de interrupções na produção por conta dos semicondutores, o Chevrolet Onix ainda não conseguiu recuperar os números de outrora, quando foi líder de vendas entre 2015 e 2020. Pelo menos conseguiu sair da quinta posição de 2021 para a terceira neste ano, com 85.252 exemplares emplacados.
Chevrolet Tracker foi o SUV mais vendido de 2022
Renato Durães
Com uma fatia de 43,8% das vendas totais de carros novos no Brasil, o segmento de SUVs foi liderado pelo Chevrolet Tracker, com 70.806 unidades, superando o segundo colocado da categoria Volkswagen T-Cross (que será renovado em breve) em mais de 5.400 emplacamentos.
No ano passado, o Tracker foi apenas o quinto SUV mais vendido, atrás da dupla da Jeep Renegade e Compass, de Hyundai Creta e do próprio T-Cross. Confira abaixo como ficou o ranking de vendas no fechamento do ano.
Os 50 carros mais vendidos de 2022
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



