Veja (e siga) essas 6 dicas e evite ser assaltado no trânsito

Redobrar a atenção ao estacionar, manter distância em semáforos e levantar os vidros podem ajudar a evitar prejuízos Em meio ao caos do trânsito, ladrões têm se aproveitado cada vez mais da vulnerabilidade de motoristas para realizar assaltos em congestinamentos, semáforos ou estacionamentos. Em alguns casos, os criminosos se aproveitam de momentos de distração — como conversas ou cliques no celular — para identificar “vítimas mais fáceis”.
Por esse motivo, Autoesporte listou, neste artigo, seis dicas de como se comportar no trânsito para evitar possíveis roubos. Para isso, consultamos Rodrigo Boutti, especialista em segurança pública. Confira!
1. Seja estratégico e evite distrações
Se possível, deixe o carro em estacionamentos ou locais que sejam monitorados por câmeras
Getty Images
Livrar-se de assaltos no trânsito começa antes mesmo de parar o carro. Por isso, planeje estacionar o veículo em um local seguro, onde esteja o menos vulnerável possível, como em estacionamentos devidamente sinalizados em ambiente controlado por cancelas e sistemas de câmeras.
Com o veículo estacionado, é primordial planejar seu embarque e desembarque com a maior agilidade e atenção possível. Utilizar o celular durante esses momentos, por exemplo, é um dos erros mais comuns a se cometer, pois te distrai da movimentação ao seu redor. Como consequência, você se torna uma vítima mais vulnerável e facilita efeito surpresa do bandido.
Além disso, em situações de trânsito lento, vale redobrar o cuidado com pessoas a pé ou de bicicleta circulando entre os veículos.
Initial plugin text
2. Quando estacionar, não fique dentro do veículo
Caso precise estacionar em via pública, tenha atenção nos arredores e fique o menor tempo possível no interior do veículo. Essa atitude demonstra que você está ocupado ou distraído, o que te torna um alvo mais fácil durante sua permanência no carro, ou após o desembarque.
Ao estacionar na rua, melhor redobrar o cuidado ao entrar e sair do carro
Reprodução/ZulDigital
O mesmo vale para o retorno. Repare no ambiente e, caso perceba estar sendo observado, seja o mais breve possível para sair com o veículo em segurança ou, então, evite embarcar naquele momento.
3. Evite vidros abaixados
Evite andar com os vidros abaixados a fim de se precaver de roubos “relâmpagos”, geralmente cometidos por pessoas a pé ou de bicicleta circulando entre os veículos.
Se possível evite ficar com os vidros abertos em semáforos ou cruzamentos
Emmanuele Contini/Getty Images
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
4. Não deixe objetos de valor a vista
Esconda objetos de valor em porta-trecos
Renato Durães
Carregar ou portar objetos de valor a vista durante seu trajeto estimula a ação dos bandidos. Por esse motivo, evite deixar bolsas, joias, relógios e smartphones visíveis — principalmente no painel do carro, área totalmente visível para quem está do lado de fora.
Nesse caso, os porta-objetos do console podem ser aliados para esconder itens de maior valor.
5. Mantenha distância
Em semáforos ou congestionamentos, deixe uma distância para os veículos da frente
Autoesporte/Vitória Drehmer
Ao parar em um semáforo, procure manter distância suficiente dos veículos da frente, caso você tenha que fazer uma manobra de evasão rápida, caso necessário. Além disso, outro macete importante: dê preferência para a faixa esquerda, pois é a menos propensa para possíveis assaltos.
De todo modo, caso você seja abordado por um bandido, a maior recomendação é: não reaja.
6. Em perseguições, desvie o caminho
Por fim, caso perceba estar sendo perseguido por motos ou outros veículos, procure desviar o caminho para um local com maior movimentação de pessoas. Se possível, acesse áreas comerciais, como shoppings, supermercados e estacionamentos monitorados. Ou então, procure uma viatura policial ou delegacia.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



