Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Veja 7 carros usados com manutenção tão assustadora quanto sexta-feira 13

13/06/2025
Veja 7 carros usados com manutenção tão assustadora quanto sexta-feira 13

Problemas crônicos e desgastes prematuros podem te colocar em enrascadas; saiba os detalhes A sexta-feira 13 é uma data temida pelos supersticiosos. É quando tudo pode dar errado. E, se você tem um carro usado ou seminovo, isso pode estar ligado aos custos de manutenção e a imprevistos.
Autoesporte listou abaixo sete carros que têm a manutenção tão assustadora quanto a sexta-feira 13, seja no valor que você terá de desembolsar quanto na frequência dos problemas. Brincadeiras à parte, é sempre fazer uma boa pesquisa antes de comprar um veículo para não se surpreender com os custos de reparo. Confira:
Hyundai i30
Hyundai i30 impressionou em 2009, mas problema crônico afetou sua reputação
Divulgação
É indiscutível que a chegada do Hyundai i30, em 2009, revolucionou a categoria dos hatches médios. Importado da Coreia do Sul, era consideravelmente mais moderno, bonito e sofisticado que os concorrentes nacionais. Entretanto, sua história não foi marcada somente por elogios.
Além de ser “gastão”, o i30 ficou conhecido por seus problemas crônicos. O mais famoso deles diz respeito à bucha da coluna de direção, uma pequena peça de plástico no formato de uma estrela, que se desgasta e esfarela, causando a folga do volante. A peça em si é barata, mas o custo para remover toda a coluna de direção é elevado.
Outro ponto delicado no i30 é a suspensão frágil. Pensada para as ruas bem conservadas da Europa e da Ásia, o hatch apresenta um desgaste prematuro em nosso asfalto. Amortecedores estouram a todo instante, e também existem questões sobre a bieleta, que se rompe, causando sons incômodos na caixa de roda.
Ford New Fiesta
Câmbio automatizado foi determinante para aos motoristas perderem o interesse no Ford Fiesta
Divulgação
Problemas no câmbio automatizado Powershift fizeram muitos motoristas desistirem da compra do Ford New Fiesta. A caixa robotizada encarou diversos problemas, como o seu travamento em uma única marcha, vazamentos, superaquecimento e trepidações.
A Ford chegou a fazer um recall para corrigir as falhas em meados de 2015, mas a reputação do Powershift já estava arruinada. Como qualquer transmissão do tipo, o custo de manutenção é elevado caso um problema comprometa totalmente o sistema.
Initial plugin text
Se você estiver decidido a comprar um New Fiesta, considere as versões manuais. Os engates são curtos, macios e precisos — praticamente o oposto dos modelos automatizados.
Peugeot 206
Peugeot 206 era um carro bem equipado e tinha muita presença
Divulgação
Temos aqui uma fabricante que ficou estigmatizada pelos problemas frequentes em seus carros mais antigos. Exemplo disso é o Peugeot 206, que tinha um defeito crônico de desgaste em todos os componentes da suspensão.
Peças como bieletas, buchas e bandejas apresentam desgaste prematuro no asfalto brasileiro. Estes itens precisam ser substituídos com frequência, elevando o custo de manutenção do hatch francês.
Mesmo assim, não deixa de ser uma opção interessante de carro usado, principalmente para quem está com a grana curta e não deseja abrir mão do estilo. Prefira modelos cujos amortecedores tenham sido trocados recentemente.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Volkswagen Fox
Vazamento de óleo pela junta do motor afetou o Volkswagen Fox
Divulgação
Selecionamos o Fox para nossa lista, mas o que tratamos a seguir vale para todos os carros da Volkswagen equipados com o motor EA111. Há um problema crônico de vazamento de óleo pela junta do motor ou no retentor do virabrequim.
Este problema é causado pelo desgaste. Com o tempo, o retentor pode perder sua elasticidade e resistência, permitindo a passagem do óleo para fora do motor. Se essa questão não for resolvida com urgência, em casos mais extremos, corre-se o risco de perder o motor por superaquecimento.
Citroën C3
Antigo câmbio automático de quatro marchas da Citroën apresentava trepidações
Divulgação
Vários problemas cercam os carros da Peugeot e Citroën com o infame câmbio AL4. Se a manutenção preventiva não estiver em dia, modelos como o C3 da segunda geração podem apresentar trepidações, patinação ou até perda de potência.
Os primeiros indícios surgem com os trancos durante as trocas de marcha. Daí vem a importância de fazer um test drive para identificar se a transmissão está ok. Vazamentos internos só podem ser notados com a ajuda de um mecânico especializado. Seguindo estes passos, a chance de ter problemas com o câmbio AL4 diminui.
Land Rover Discovery 4
Land Rover Discovery 4 é resto de rico com preço tentador, mas…
Divulgação
Vasculhando os classificados online, você se deparou com um Land Rover acessível. Muita calma nessa hora, pois o preço arrebatador pode esconder uma verdadeira dor de cabeça.
O Discovery 4 é um carro complexo, que exige um processo chamado “descabinação” até para procedimentos simples. Ou seja, é preciso separar a carroceria do chassi para acessar algumas partes do motor, como a correia dentada. Isso se dá por conta da construção “body-on-frame” do modelo, que limita acesso ao conjunto.
Como se não bastasse o custo elevado deste processo, que pode variar de acordo com a oficina e região, também é difícil de encontrar peças para este Land Rover. Enfim, é um resto de rico tentador, mas que não vale o esforço.
Chevrolet Captiva
Chevrolet Captiva tinha problema no câmbio capaz de criar uma bola de neve
Divulgação
Voltando aos carros automáticos, outro modelo que ficou com fama de problemático é o Chevrolet Captiva V6 com câmbio 6T70/6T75. Neste caso, o protagonista da catástrofe é um componente chamado disco mola, que causa o travamento das marchas. Este problema também pode ser antecipado pelos trancos.
Se não for corrigido com rapidez, o defeito no disco mola pode se alastrar para o resto do câmbio, causando o mau funcionamento do sistema planetário ou até do módulo eletrônico, que terá dificuldade de entender o comportamento geral da transmissão. Como o Captiva já é um carro relativamente antigo, com manutenção de custo elevado e poucas opções de peças, é bom evitá-lo.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.