Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Uber volta atrás em restrição ao Black após reclamações de motoristas

28/10/2025
Uber volta atrás em restrição ao Black após reclamações de motoristas


A Uber acaba de recuar na decisão de excluir o Citroën Basalt da categoria Black a partir de janeiro de 2026. A empresa que conecta passageiros a motoristas por meio de um aplicativo anunciou nesta segunda-feira (27) que os condutores poderão usar o SUV compacto no segmento premium até o dia 31 de dezembro do próximo ano. O Renault Kardian continua fora da lista.
A decisão da Uber acontece depois de vários motoristas reclamarem das mudanças para o Black. Em entrevista a Autoesporte, Ronaldo Lopes, de Barueri (SP), contou que comprou um Basalt zero-quilômetro e, três parcelas depois, foi surpreendido com o anúncio de que o carro seria excluído da categoria.
Ronaldo Lopes comprou um Citroën Basalt para trabalhar no Uber Black; três meses depois, app tirou o SUV da categoria
Acervo pessoal/Autoesporte
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
“Fiz meu planejamento e assumi dívida alta — tudo porque meu modelo estava na lista do Black. E agora? Do nada a Uber retira o carro da lista, como se eu não tivesse feito um investimento pesado, com base nas regras que a própria empresa criou”, explicou Ronaldo.
Depois de tantas reclamações, a Uber informa que vai aceitar o cadastramento do SUV da Citroën até 31 de dezembro de 2025 e que o modelo seguirá válido para todas as categorias até 31 de dezembro de 2026. Por outro lado, a plataforma não se pronunciou em relação ao Renault Kardian, que segue fora do Black a partir de 5 de janeiro do ano que vem.
Edmilson Marques, dono de um Renault Kardian, também se revolta. O motorista pagou apenas uma parcela do veículo, comprado por financiamento. No mês seguinte, recebeu a notícia de que o SUV estará fora. “É complicado. O carro foi lançado no ano passado e, mesmo assim, a Uber decidiu retirá-lo do Black. A gente fica chateado para caramba”, contou para a Autoesporte.
Edmilson Marques, motorista de Uber, comprou um Renault Kardian
Acervo pessoal
Initial plugin text
Entenda as mudanças da Uber
Todos os anos, a Uber faz alterações na lista de carros aceitos em cada categoria. De acordo com a empresa, as alterações acontecem para “continuar a aprimorar a experiência dos parceiros e seus passageiros com as categorias premium da Uber, e aumentar a atratividade desses produtos”. A plataforma ainda informa que fez pesquisas com os usuários e análises de evolução do mercado que mostraram a necessidade de atualizar a base de veículos aceitos.
Para determinar a nova lista de carros, diz que os modelos foram determinados com base em aspectos apontados pelos usuários como importantes na hora de pedir viagens nas categorias Comfort e Black. De acordo com a Uber, critérios priorizados passam a ser espaço interno, ano e modelo dos veículos, e não mais o porta-malas.
Uber Black
Sete carros serão excluídos do Uber Black a partir de janeiro de 2026
Getty Images
Desta forma, no Uber Black, segue a mudança no ano mínimo de fabricação aceito. O Volkswagen Virtus, por exemplo, só pode ser usado se for fabricado a partir de 2026. Renault Duster, Volkswagen Nivus e Honda City têm ano mínimo de 2023. As datas de produção dos demais modelos variam de acordo com as cidades.
E a lista de carros que não serão mais aceitos a partir de janeiro de 2026, independentemente do ano de fabricação, foi mantida com Caoa Chery Tiggo 3X, Caoa Chery Tiggo 3, Hyundai Kona, Jac J3, Jac iEV 40, Peugeot E-2008 e Renault Kardian.
Uber Comfort
Renault Logan não será mais aceito na categoria Comfort a partir de julho de 2026
Divulgação
No Uber Comfort, há mudanças no ano mínimo de fabricação aceito para Chevrolet Cobalt, Chevrolet Prisma, Renault Logan, Toyota Etios Sedan e Volkswagen Voyage, todos com anos entre 2018 e 2019. Fiat Argo e Volkswagen Polo precisam ter saído da produção a partir de 2023. As datas de fabricação dos demais modelos variam de acordo com as cidades.
Só que a principal alteração é que o Renault Logan não será mais aceito no Uber Comfort, independente do ano de fabricação, a partir do dia 6 de julho de 2026.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.