Uber mostra carros que não serão aceitos em 2026; veja se o seu é um deles


A Uber, empresa que conecta passageiros a motoristas por meio de um aplicativo oferecendo serviços de transporte, acaba de divulgar a lista de carros que não será mais aceita a partir do dia 5 de janeiro de 2026. As mudanças acontecem apenas nas categorias Comfort e Black. E a principal polêmica é que os novatos Citroën Basalt e Renault Kardian ficarão de fora do segmento premium.
De acordo com a Uber, as alterações acontecem para “continuar a aprimorar a experiência dos parceiros e seus passageiros com as categorias premium da Uber, e aumentar a atratividade desses produtos”. A empresa ainda informa que fez pesquisas com os usuários e análises de evolução do mercado que mostraram a necessidade de atualizar a base de veículos aceitos.
Para determinar a nova lista de carros, a plataforma diz que os modelos foram determinados com base em aspectos apontados pelos usuários como importantes na hora de pedir viagens nas categorias Comfort e Black. De acordo com a Uber, critérios priorizados passam a ser espaço interno, ano e modelo dos veículos, e não mais o porta-malas.
O que muda na categoria Black da Uber?
Renault Kardian não será mais aceito na categoria Black
Divulgação
No Uber Black, haverá mudança no ano mínimo de fabricação aceito. O Volkswagen Virtus, por exemplo, só pode ser usado se for fabricado a partir de 2026. Renault Duster, Volkswagen Nivus e Honda City têm ano mínimo de 2023. As datas de produção dos demais modelos variam de acordo com as cidades. Para conferir, é só clicar aqui.
Só que há ainda alterações na lista de carros que não serão mais aceitos a partir de janeiro de 2026, independentemente do ano de fabricação: Citroën Basalt, Caoa Chery Tiggo 3X, Caoa Chery Tiggo 3, Hyundai Kona, Jac J3, Jac iEV 40, Peugeot E-2008 e Renault Kardian.
Uber muda lista de carros aceitos a partir de 2026
Unsplash
Além de atender os modelos e ano de fabricação indicados acima, os carros da categoria Uber Black ainda precisam ter ar-condicionado, quatro portas e cores específicas: preto, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branco.
Por fim, para ser motorista no Uber Black, os critérios são ter mais de 100 viagens na plataforma com outras categorias (exceto de Uber Moto, Flash Moto e Uber Taxi) e ter média de avaliações dos usuários em no mínimo 4,85.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
O que muda na categoria Comfort da Uber?
Renault Logan não será mais aceito na categoria Comfort a partir de julho de 2026
Divulgação
No Uber Comfort, há mudanças no ano mínimo de fabricação aceito para Chevrolet Cobalt, Chevrolet Prisma, Renault Logan, Toyota Etios Sedan e Volkswagen Voyage, todos com anos entre 2018 e 2019. Fiat Argo e Volkswagen Polo precisam ter saído da produção a partir de 2023. As datas de fabricação dos demais modelos variam de acordo com as cidades. Para conferir, é só clicar aqui.
Só que a principal alteração é que o Renault Logan não será mais aceito no Uber Comfort, independente do ano de fabricação, a partir do dia 6 de julho de 2026.
Vale lembrar que todos os carros do Uber Comfort precisam ter ar-condicionado, quatro portas e no mínimo cinco lugares. Os motoristas também devem cumprir com requisitos de ter mais de 100 viagens na plataforma com outras categorias e apresentar média de avaliações em no mínimo 4,85 em capitais específicas.
Initial plugin text
E o UberX?
As mudanças no UberX variam de acordo com o munícipio. A empresa informa que veículos com ano de fabricação 2015 ou anterior não receberão viagens para a categoria em cidades que têm limite de idade dos veículos em suas regulamentações locais. Portanto, é importante checar as regras no site da Uber.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



