Toyota Yaris Cross: tudo o que sabemos sobre o novo SUV híbrido flex


Confirmado para outubro como o maior lançamento da Toyota no Brasil em 2025, o SUV compacto Yaris Cross promete agitar o segmento em disputa acirrada contra Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e companhia. Posicionado abaixo do Corolla Cross, o modelo adotará a mesma estratégia do primo e terá o conjunto híbrido flex como principal diferencial diante dos rivais. Abaixo, Autoesporte reuniu informações e adianta tudo o que já sabemos sobre o novo crossover.
Com a chegada do Yaris Cross, a marca substituirá os compactos Yaris Hatch e Yaris Sedã de uma só tacada no mercado, saindo de vez o nicho de entrada. O foco será voltado para o segmento de SUVs, considerado mais rentável e em franco crescimento no Brasil. Serão, no total, quatro representantes na categoria: Yaris Cross, Corolla Cross, RAV4 e SW4.
Teste: Toyota Yaris Cross híbrido quer ser o SUV mais econômico do Brasil
Toyota Yaris Cross: 5 coisas boas e 5 que poderiam melhorar no SUV híbrido
Versões e equipamentos do Yaris Cross
De acordo com o Carros Na Web, que levantou dados a partir do acesso à uma big data atualizada pelas próprias fabricantes, o Yaris Cross será vendido no Brasil em três versões: XS, XLS e XLS Hybrid. Todas sairão da fábrica de Sorocaba (SP) com pacote recheado de equipamentos, incluindo itens de conforto, tecnologia, conectividade e segurança.
Yaris Cross XS: seis airbags (frontais, laterais e cortina), câmera de ré, controles de estabilidade e tração, faróis em LED, sensor de pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro, alerta de mudança de faixa, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, freios a disco nas quatro rodas, ar-condicionado, volante com regulagem de altura e profundidade, banco traseiro bipartido e rebatível, rodas de 17 polegadas, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, central multimídia, entre outros.
Yaris Cross XLS: todos os itens acima mais sensor de estacionamento dianteiro, assistente de permanência em faixa, chamada de assistência de emergência, assistência de recuperação veicular, ar-condicionado automático, saída de ar para o banco traseiro, apoio de braço central, controle de cruzeiro adaptativo, retrovisores rebatíveis eletricamente, limpador de para-brisa automático, bancos em couro com ajuste elétrico para o motorista, rodas de 18 polegadas, faróis com acendimento automático, WiFi a bordo, carregador de celular por indução e informações de trânsito em tempo real.
Yaris Cross XLS Hybrid: adiciona câmeras 360º, assistente de farol alto, teto solar panorâmico com acionamento elétrico, sistema start-stop, recuperação de energia cinética, tampa do porta-malas com acionamento elétrico e outros.
Yaris Cross terá conjunto híbrido inédito na Toyota do Brasil
Renato Durães/Autoesporte
Motores e consumo
Nas versões XS e XLS, o Yaris Cross será equipado com o motor 1.5 aspirado flex sem eletrificação associada. O propulsor será uma evolução do 1.5 flex usado nos Yaris hatch e sedã, sendo sempre aliado a um câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas. Haverá melhorias de eficiência térmica e sistema start-stop, justamente para atender ao Proconve L8.
Os documentos revelam 106 cv de potência com gasolina e 110 cv com etanol, sempre com 14,3 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h ficará em 13 segundos, com máxima de 170 km/h. O consumo divulgado é de 8 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol, bem como 12 km/l e 13 km/l, respectivamente, com gasolina. O tanque de combustível dessas versões acomoda 42 litros.
Toyota Yaris Cross HEV terá motor 1.5 aspirado associado a um propulsor elétrico
Renato Durães
Já o Yaris Cross Hybrid terá o motor 1.5 aspirado (operando em ciclo Atkinson) de 92/95 cv de potência e 12,3 kgfm de torque, associado a um motor elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm, gerando potência combinada de 115 cv. O consumo divulgado é de 13 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol, além de 19 km/l e 16 km/l com gasolina, respectivamente. O tanque de combustível, neste caso, possui 36 litros.
Toyota Yaris Cross terá painel digital e multimídia tipo tablet
Renato Durães/Autoesporte
Dimensões: maior que T-Cross, menor que Creta
Com 4,31 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e quase 1,62 m de altura, o Yaris Cross terá dimensões próximas às dos concorrentes. Para efeito de comparação, as medidas são praticamente as mesmas do Hyundai Creta, que mede 4,33 metros de comprimento, 2,61 m de entre-eixos, 1,79 m de largura e 1,63 m de altura. No porta-malas, o Toyota levará 471 litros, contra 422 litros do rival coreano.
Em relação ao Volkswagen T-Cross, o Yaris Cross é maior (4,31 m contra 4,19 m), mas tem entre-eixos ligeiramente mais curto (2,61 m contra 2,65 m). Já no porta-malas, o novato japonês leva a melhor: 471 litros contra 420 litros.
No porta-malas, Yaris Cross acomoda 471 litros
Renato Durães/Autoesporte
Plataforma e segurança
Estruturalmente, o SUV toma como base a plataforma DNGA, projetada pela Daihatsu e considerada uma simplificação da arquitetura TNGA de Corolla e Corolla Cross. Em testes realizados recentemente na Ásia, a matriz garantiu ao modelo nota máxima em segurança. O Asean NCAP elogiou o resultado e conferiu classificação de cinco estrelas.
Toyota Yaris terá conectividade com Android Auto e Apple CarPlay
Renato Durães/Autoesporte
A pontuação alcançada foi baseada em quatro categorias de avaliação. Desta forma, foram 36,4 pontos para proteção de ocupantes adultos, 17,3 para proteção de ocupantes infantis, 16,9 em assistência de segurança e 12,2 para segurança de motociclistas. A nota máxima do primeiro critério é de 40 pontos, enquanto os demais valem 20 pontos.
A versão brasileira certamente será testada pelo Latin NCAP, a exemplo de outros carros da marca, e a estimativa é de que os resultados sejam semelhantes.
Initial plugin text
Produção e expectativa de vendas
Toyota Yaris Cross Hybrid 2025 é fruto de um grande investimento
Renato Durães/Autoesporte
Toda produção do Yaris Cross será concentrada na fábrica de Sorocaba (SP), cuja modernização está contemplada dentro do investimento de R$ 11 bilhões que a Toyota aplicará no Brasil até 2030. A unidade é a mesma que já produz o Corolla Cross e, em breve, passará a montar também o Corolla sedã.
A marca ainda não fala em números de vendas, mas as expectativas são altas. O Corolla Cross, por exemplo, é líder de vendas no segmento de SUVs médios, à frente do Jeep Compass, e previsão é de que o Yaris Cross alcance desempenho comercial igual ou semelhante.
Hoje, a categoria de SUVs compactos é dominada pelo Volkswagen T-Cross (53.551 unidades no acumulado de janeiro a julho), seguido pelo Hyundai Creta (39.033) e pelo Chevrolet Tracker (34.212).
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



