Toyota Yaris Cross é registrado no Brasil; veja quando chega e como será

Além da confirmação de patente no Inpi, podemos dizer que o SUV compacto terá freio de estacionamento eletrônico A Toyota está um passo mais próxima de ter um SUV compacto no Brasil. Foi publicado nesta terça-feira (7) no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), o registro do Yaris Cross. Isso significa que a patente do modelo está garantida por lei.
Ainda que o modelo já tivesse sido visto em testes no Brasil, oficialmente, a Toyota não confirma que o modelo será vendido por aqui. No anúncio de investimento de R$ 11 bilhões no Brasil até 2030, a marca se limitou a dizer que um SUV compacto teria a produção iniciada em 2025.
Saiba-mais taboola
Porém, já é certo que o escolhido é o Yaris Cross. Autoesporte, inclusive, foi ao Chile para dirigir o SUV compacto com exclusividade.
Honda WR-V e Toyota Yaris Cross vão reacender rivalidade entre as marcas
Na revista do Inpi desta semana, a Toyota registrou não só a carroceria definitiva do Yaris Cross, como uma série de componentes individuais, como faróis, lanternas, grade dianteira e até o painel completo. Ainda que a direção esteja do lado direito, é possível identificar que o freio de estacionamento será eletrônico, exatamente como na Ásia e no Chile.
Cabine do Toyota Yaris Cross registrada no Inpi
Reprodução/Inpi
Atraso no cronograma
Mesmo com o produto já registrado, o lançamento sofrerá um atraso. Antes, a previsão para o início da produção era dezembro de 2024. Agora, ficou para o começo de 2025. O prazo oficial estabelecido pela Toyota denota que houve um pequeno atraso no cronograma do Yaris Cross nacional. Há alguns meses, o presidente regional da companhia, Rafael Chang, já havia apontado que o início da produção em série do modelo estava previsto para o fim deste ano.
O atraso pode estar ligado ao escândalo de fraude nos testes de segurança do modelo, que acometeu a subsidiária asiática da Toyota, a Daihatsu. É dela, originalmente, a responsabilidade pelo projeto global.
No Brasil, o modelo será produzido em Sorocaba, dentro de um pacote de investimentos de R$ 1,7 bilhão. O plano prevê a nacionalização também do motor híbrido flex do SUV, com produção em Porto Feliz (SP). Será uma atualização do 1.5 flex naturalmente aspirado de quatro cilindros e 16 válvulas que equipa a dupla Yaris no Brasil.
Como será o Toyota Yaris Cross
Derivado da plataforma DNGA, uma simplificação da base TNGA de Corolla e Corolla Cross, o Toyota Yaris Cross nada tem a ver com a dupla Yaris e Yaris Sedan feita atualmente em Sorocaba, apesar de herdar o nome.
No Brasil, o SUV compacto será vendido em versões com motor 1.5 flex apenas a combustão ou 1.5 híbrido flex. Este motor será uma atualização da unidade aspirada de 1.5 litro que equipa atualmente os Yaris nacionais. Terá melhorias pontuais de eficiência térmica e possibilidade de adoção do sistema start-stop.
Initial plugin text
Na versão apenas flex, de ciclo Otto, esse motor rende 106 cv de potência e 14,3 kgfm de torque com gasolina na Ásia. O câmbio será CVT (continuamente variável). É a mesma caixa que está hoje na dupla Yaris nacional, com simulação de marchas.
Toyota Yaris Cross deve compartilhar o motor 1.5 aspirado do compacto já vendido no Brasil
Felipe Celis/Autoesporte
Na variante híbrida, trabalhará em ciclo Atkinson, que retarda o tempo de expansão da câmara de combustão e de abertura das válvulas de admissão, enquanto encurta o tempo de compressão.
Sozinha, essa variante tem 91 cv e 12,3 kgfm. Quando aliada ao motor elétrico de tração, de 80 cv e 14,4 kgfm, a potência combinada vai a 111 cv com gasolina no mercado asiático, enquanto o torque máximo é o do motor elétrico.
Toyota Yaris Cross será feito na fábrica de Sorocaba (SP)
Felipe Celis/Autoesporte
O câmbio da configuração híbrida é do tipo transeixo, o mesmo de Corolla e Corolla Cross híbridos, assim como a PCU (unidade de controle de potência). Já as baterias têm capacidade de 0,7 kWh, menos do que os 1,3 kWh da linha Corolla. Contudo, seu conjunto será já por íons de lítio, enquanto o da família de médios é composto de níquel-cádmio.
Em dimensões, o Toyota Yaris Cross terá 4,31 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos 1,77 m de largura e quase 1,62 mm de altura. Em comparação com o Corolla Cross, ele é 15 cm menos comprido, 5,5 cm mais estreito e apenas 0,5 cm mais baixo, com 2 cm a menos em entre-eixos. Já o porta-malas é de 471 litros, 31 l a mais que o primo maior.
Espaço interno é um dos pontos fortes do Toyota Yaris Cross
Felipe Celis/Autoesporte
Apesar do acabamento interno simples, o Toyota Yaris Cross terá central multimídia flutuante com conexão para Android Auto ou Apple CarPlay sem fio, quadro de instrumentos parcialmente digital e freio de estacionamento eletrônico, que Corolla e Corolla Cross ainda não possuem. O teto solar panorâmico poderá dar um charme ao SUV.
Na parte de segurança, o Toyota Yaris Cross 2025 deve trazer seis airbags e parte do pacote TSS (Toyota Safety System), com frenagem autônoma emergencial, alerta de ponto cego e alerta de evasão de faixa.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



