Toyota fechará fábrica em Indaiatuba (SP) que produz o Corolla há 26 anos

Produção será transferida gradualmente para outra unidade em Sorocaba (SP) O investimento da Toyota de R$ 11 bilhões no Brasil trouxe de carona outra notícia relevante sobre os planos da marca japonesa: o fechamento da fábrica de Indaiatuba (SP), que produz o icônico Corolla há quase três décadas. Mas calma. A linha de montagem será transferida para outra unidade fabril localizada em Sorocaba (SP), assim como os funcionários.
Saiba-mais taboola
Segundo a fabricante, a transferência da produção será iniciada em meados de 2025 e deve ser concluída até o final de 2026. A intenção da Toyota é que os 1.500 colaboradores de Indaiatuba, que abriu as portas em 1998, sejam deslocados para a unidade que foi inaugurada em 2012.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Com investimento de US$ 150 milhões, a Toyota iniciou, em 1996, a construção das instalações. Dois anos mais tarde, em 1998, com a produção do primeiro Corolla brasileiro, inaugurou-se oficialmente a unidade de Indaiatuba (SP).
Mais de 1 milhão de unidades do Toyota Corolla foram produzidas em Indaiatuba (SP)
Murilo Góes
No ano 2000 foram investidos outros US$ 300 milhões para a modernização e ampliação estrutural desta unidade e, em 2004, começou a produzir a perua Fielder. Em 2017 celebrou a marca histórica de um milhão de unidades produzidas do Corolla.
Ampliação e novos carros em Sorocaba
Já a unidade de Sorocaba dobrou a capacidade industrial em 12 anos: passou de quase 75 mil veículos para perto dos 160 mil carros. Atualmente produz o Etios (para exportação), a linha Yaris (sedã e hatch) e o SUV Corolla Cross.
A fábrica abastece o mercado interno, mas 40% do volume é destinado a exportações para 22 mercados, incluindo alguns na América Latina, como Argentina , Chile, Uruguai, Peru, Paraguai e Colômbia. Em 2022, chegou a marca de um milhão de automóveis produzidos. Vale lembrar que Hilux e SW4 são feitos na Argentina.
Toyota Corolla Cross terá a companhia do sedã Corolla na linha de produção em Sorocaba (SP)
Divulgação
O aporte de R$ 11 bilhões será para expandir a fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo, e produzir novos veículos híbridos flex. A marca não confirma, mas o primeiro deles será o Yaris Cross, que deve chegar entre o final deste ano e o início de 2025. Autoesporte, inclusive, já testou, com exclusividade, no SUV compacto que ficará abaixo do Corolla Cross.
Em abril do ano passado, a fabricante já tinha prometido investir R$ 1,7 bilhão para lançar o inédito carro com motor híbrido flex por aqui. Além do utilitário, uma picape e o próprio conjunto híbrido terão fabricação local. A Toyota tem uma fábrica de motores em Porto Feliz (SP). De acordo com a agência Autodata, citando informações do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, a produção da picape pode começar em 2027.
O plano ainda envolve expandir o quadro de funcionários com 500 novos postos de trabalho até 2026. O investimento também visa atingir 2.000 novos trabalhadores até 2030, além de 8.000 postos indiretos de trabalho gerados a partir do investimento. Com a transferência da produção do Corolla, a expansão da unidade e a linha de montagem de novos veículos, a fábrica de Sorocaba pode chegar perto da capacidade de 400 mil carros por ano.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



