Toyota Corolla é o sedã médio de melhor custo do Brasil em 2025

Qual comprar 2025: apesar de não ser o mais barato do segmento, sedã da marca japonesa tem a cesta de peças mais barata e boa reputação Em meio à um segmento cada vez mais enxuto, o Toyota Corolla parece resistir à onda de SUVs que dominam o mercado nacional. Não à toa, o modelo da marca japonesa foi eleito pelo segundo ano consecutivo como o sedã médio de melhor custo no Brasil pelo Superguia Qual Comprar 2025.
Mesmo não sendo o mais barato da categoria, alguns predicados fizeram o Corolla vencer os outros dois rivais do segmento. Entre eles, a garantia de dez anos, bem como a boa reputação de pós-venda e manutenção dos veículos da Toyota. Completam a lista o valor da cesta de peças e das apólices de seguro.
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Esta é apenas uma das 20 categorias da edição 2025 do Qual Comprar, que analisou mais de 180 veículos, levando em consideração critérios como preço, custo de manutenção, seguro e equipamentos — clique aqui para conferir o regulamento.
Também é importante dizer que a categoria contempla sedãs médios de até R$ 250 mil que ofereçam conjunto mecânico a combustão ou híbrido leve, desde que o motor elétrico não tracione as rodas sozinho. Nesse caso, a versão híbrida do Corolla é avaliada na categoria “Híbrido de Melhor Custo”.
Veja o que representa cada ícone presente nas avaliações deste superguia:
Ícones de avaliação para o Superguia Qual Comprar 2025
Autoesporte
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Campeão: Toyota Corolla
Toyota Corolla se destaca principalmente pelo conforto e liquidez no mercado
Divulgação
Versão sugerida: GLi;
Preços: de R$ 164.590 a R$ 193.810;
Motor: 2.0, 175 cv (F);
Câmbio: CVT10;
Garantia: 10 anos;
Seguro: Mulher R$ 2.852 | Homem R$ 3.367;
Revisões: R$ 4.576;
Desvalorização: 12,9%;
Peças: R$ 13.701;
Porta-malas: 470 litros;
Lançamento: 2019.
Em um segmento que só faz desidratar (o número de representantes só tem caído nos últimos anos), o reinado do Corolla parece ainda mais inabalável: não somente na liderança absoluta nos emplacamentos da categoria como também no Qual Comprar, em que o três-volumes celebra o bicampeonato com folgas.
Além da reputação de um pós-venda eficiente e da fama de “carro que não dá problema”, o sedã tem a cesta de peças mais barata em comparação com a dos rivais. Sem falar do pacote de revisões, apenas um pouco mais caro que o dos demais.
Para completar, ainda tem motor 2.0 com injeção direta eficiente e um dos melhores acertos de câmbio CVT de que se tem notícia. E mais: entrou no programa de garantia de dez anos que a Toyota lançou para toda a linha e tem apólice de seguros em conta. Nem mesmo a desvalorização, surpreendentemente alta, chega a assustar. Fica até difícil achar defeitos no queridinho Corolla.
Ponto positivo: Conforto a bordo, consumo e liquidez no mercado de usados;
Ponto negativo: Multimídia e carência de emoção ao dirigir.
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Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid
Arrizo 6 é equipado com um conjunto híbrido leve
Divulgação
Versão sugerida: Max Drive;
Preço: R$ 129.990;
Motor: 1.5 T, 160 cv (F);
Câmbio: CVT9;
Desvalorização: 5,9%;
Seguro: Mulher R$ 2.482 | Homem R$ 3.069;
Revisões: R$ 4.066;
Peças: R$ 16.443;
Garantia: 5 anos;
Porta-malas: 405 litros;
Lançamento: 2020.
A Caoa Chery melhorou os equipamentos do sedã. Alertas de colisão frontal e de tráfego cruzado, assistente de faixa e frenagem automática agora fazem parte do pacote Max Drive. O Arrizo também ganhou ar automático e sensor de chuva. E custa o mesmo que versões intermediárias de sedãs compactos.
O conjunto com motor 1.5 turbo, sistema híbrido leve e câmbio CVT gera desempenho razoável. Tem revisões e seguro mais baratos da categoria, com cesta de peças na média, mas o projeto não é dos mais modernos.
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Nissan Sentra
Nissan Sentra recebeu quatro de cinco estrelas no Qual Comprar 2025
Divulgação
Versão sugerida: Exclusive Premium;
Preços: de R$ 170.190 a R$ 193.990;
Motor: 2.0, 151 cv (G);
Câmbio: CVT9;
Desvalorização: 15,4%;
Seguro: Mulher R$ 3.173 | Homem R$ 4.068;
Revisões: R$4.410;
Peças: R$ 20.639;
Garantia: 3 anos;
Porta-malas: 466 litros;
Lançamento: 2023.
Vencedor em 2023, o Sentra não tem vida fácil numa categoria em que concorre com o Corolla. Mas enfrenta isso com dignidade, e com nível de conforto superior. Poderia ter se saído melhor se a cesta de peças e o seguro não fossem os mais caros do segmento.
O motor 2.0 de 151 cv com câmbio CVT que simula 9 marchas entrega aquele desempenho que zela pela suavidade e tradição. A versão topo de linha, Exclusive, agrega itens de assistência à condução, como câmera 360 graus, alerta de ponto cego e assistente de farol alto.
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Roteiro da boa compra
Dicas importantes para fazer a melhor escolha de seguro:
1) Faça comparativos entre seguradoras
O mercado está repleto de empresas e cada uma oferece diferentes opções de cobertura e preços. Busque aspectos como reputação em sites de reclamação, índice de resolução e qualidade do atendimento.
2) Conheça os tipos de cobertura
Danos ao veículo: cobre colisão, incêndio, roubo e furto;
Danos a terceiros: cobre danos materiais e/ou corporais causados a terceiros em caso de acidente;
Assistência 24 horas: oferece guincho e troca de pneu;
Vidros, faróis e pneus: cobertura em caso de danos específicos em outras partes do carro;
Fenômenos naturais: proteção contra enchentes, chuva de granizo, queda de objetos no carro, deslizamento de terra, incêndio e raios.
3) Descreva seu perfil e faça orçamentos
Hora de fornecer informações como idade, histórico de direção, modelo do carro e endereço, para que o prêmio (quanto você paga pelo seguro) seja definido. Logo, é importante passar dados verdadeiros. Além do preço do seguro, existe a franquia, um valor que o segurado paga caso tenha algum sinistro. Ela pode ser normal ou reduzida.
O que é e como funciona um carro híbrido leve?
O Caoa Chery Arrizo 6 é só um entre os vários modelos híbridos leves do Qual Comprar 2025. Ao contrário dos carros dos tipos plug-in, paralelo ou em série, os híbridos leves têm níveis de eletrificação e de complexidade mais baixos. A vantagem é o menor custo, muitas vezes próximo ao de veículos dotados apenas de motor a combustão. A desvantagem é que o consumo de combustível também não é tão melhor, na comparação.
Falando da parte técnica, em vez de um motor elétrico que consegue movimentar sozinho as rodas, um carro híbrido leve tem um pequeno gerador elétrico que também serve como alternador. O componente é capaz de carregar uma bateria auxiliar, que pode ser de 12 volts ou 48 volts.
Essa bateria, por sinal, serve para dar a partida no motor a combustão, manter velocidades de cruzeiro e acionar sistemas elétricos secundários. Por essa função menos crucial, ela é bem menor nos híbridos leves, e se parece mais com baterias convencionais.
Na prática, a grande maioria dos híbridos leves nem sequer tem a possibilidade de tracionar as rodas em modo elétrico. Por todas essas razões, eles estão listados entre os veículos a combustão no Qual Comprar 2025.
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Agradecimentos
Superguia Qual Comprar 2025 – Minuto Seguros
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