Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Toyota Corolla Cross: os problemas e defeitos mais comuns do SUV

01/07/2024
Toyota Corolla Cross: os problemas e defeitos mais comuns do SUV

Apesar da boa reputação da marca, consumidores reclamam de problemas no câmbio automático e na suspensão O Toyota Corolla Cross foi lançado no Brasil em 2021 como resposta da marca japonesa ao Jeep Compass, líder de vendas do segmento de SUVs médios desde 2016. Fabricado em Sorocaba (SP), o Corolla Cross chegou apostando nos atributos do Corolla sedã – com o qual compartilha a plataforma – e na fama de confiabilidade e robustez que os carros da Toyota conquistaram junto aos consumidores brasileiros ao longo dos anos.
Mas nem tudo são flores. Apesar do histórico positivo do fabricante, o Toyota Corolla Cross também tem aborrecido parte de seus clientes, que relatam a sua experiência com o SUV no site Reclame Aqui (confira abaixo).
O Corolla Cross é construído sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), que permite compartilhar com o sedã diversos componentes, entre eles as tecnologias de assistência de condução, motores e o sistema de propulsão híbrido flex desenvolvido no Brasil.
Toyota Corolla Cross 2025: 3 pontos fortes do SUV e 3 que precisam melhorar
Desde o seu lançamento, o Corolla Cross é vendido com motores flex aspirados, apesar de os seus principais concorrentes (Jeep Compass e Volkswagen Taos) serem ofertados com motorizações turbo. O SUV está disponível com o motor 2.0 com injeção direta de até 175 cv, associado a um câmbio automático CVT que simula dez marchas. Nas versões híbridas, o conjunto híbrido formado pelo motor 1.8 e um propulsor elétrico, conectados à uma transmissão CVT de engrenagens planetárias, gera 122 cv de potência combinada.
Toyota Corolla Cross acaba de passar pela primeira reestilização
Renato Durães/Autoesporte
Em abril de 2024, o Toyota Corolla Cross passou por sua primeira atualização, na qual foram introduzidos o visual redesenhado, melhorias no acabamento e novos equipamentos, como a abertura elétrica da tampa do porta-malas nas versões topo de linha.
Design harmonioso, bom espaço interno, rodar confortável e dinâmica bem acertada (embora utilize suspensão traseira de eixo de torção no lugar do sistema multilink do sedã) estão entre os principais pontos positivos destacados pelos proprietários do SUV. Embora o Corolla Cross possa ser equipado com o sistema híbrido, parte das queixas relatadas pelos donos está relacionada a componentes menos sofisticados, como acabamento interno, bicos injetores e coxins do motor. Parte das reclamações foi respondida pela Toyota.
Teste: Toyota Corolla Cross 2025 muda para tentar superar SUVs chineses
Veja 5 SUVs usados com mesmo preço do Toyota Corolla Cross 2025
Barulhos na suspensão
Barulhos na suspensão são apontados por donos do Corolla Cross como problema do SUV
Murilo Góes
Mas o que vêm tirando mesmo o sono dos consumidores são defeitos apontados nas suspensões, que apresentam ruídos anormais, inclusive em carros com baixa quilometragem.
O cliente Alexandre, de Vitória da Conquista (BA), relata no Reclame Aqui que o seu Corolla Cross ano/modelo 2023/2024, adquirido em setembro do ano passado, passou a apresentar barulhos incômodos no lado direito da suspensão dianteira após os 5.000 quilômetros rodados.
“Esse barulho aparece quando passa em determinadas lombadas e em ruas com asfalto ruim. Em 21 de março de 2024, antes da revisão dos 10 mil km, levei o carro na Diamantina Veículos para verificarem. Eles verificaram tudo, tiraram inclusive o amortecedor, mas não encontraram nenhum problema e disseram que esse barulho era uma característica do veículo e até sugeriram que eu dirigisse o carro do teste drive para constatar. Eu disse que não precisava, pois eu queria resolver o meu problema. Assim, o barulho continuou me incomodando. Fiz várias pesquisas na internet e verifiquei que esse barulho é uma reclamação recorrente dos proprietários, tanto do Corolla Cross quanto do Corolla sedan”, afirma o proprietário do veículo.
O que diz o especialista?
“É preciso investigar a origem desse barulho, uma vez que apenas os relatos não são suficientes para chegar a um diagnóstico correto. É de se estranhar que os proprietários afirmem que esse defeito ocorre em carros pouco rodados e com histórico de revisões feitas em concessionária. De todo o modo, é preciso averiguar se há algum componente defeituoso ou se a suspensão apresenta peças com folgas ou mal apertadas, pois esse conjunto é primordial na segurança do veículo pelo fato de absorver os impactos dos buracos, manter as rodas em contato com o solo, além de controlar a movimentação da carroceria nas curvas”, explica o mecânico automotivo Paulo Vianna.
Câmbio automático
Ruídos, trancos e mau funcionamento do câmbio automático também estão entre os defeitos mais denunciados pelos proprietários do Corolla Cross no Reclame Aqui. “O carro com 1.000 km apresenta tranco no câmbio quando há a troca da primeira para a segunda marcha. É extremamente irritante, a troca não é suave. Parece uma carroça”, reclama o cliente Bruno, de São Paulo (SP).
Segundo a resposta da Toyota, “foi constatado que a questão em pauta não se trata de uma falha de produto ou de montagem, mas sim de uma característica intrínseca ao produto. Para melhor atendê-lo, a concessionária efetuou uma reprogramação do sistema.”
Câmbio do Toyota Corolla Cross é CVT nas versões apenas a combustão e transeixo nas híbridas
Murilo Góes
O que diz o especialista?
“A exemplo do problema na suspensão, o defeito no câmbio automático do Corolla Cross também precisa ser averiguado com cuidado para descobrir a origem desses ruídos e do mau funcionamento, para definir a melhor resolução. De qualquer forma, não é normal a transmissão apresentar esses problemas, principalmente em carros novos”, afirma Vianna, que estranha esses casos pelo fato de a Toyota ter a fama de utilizar em seus carros câmbios robustos e com baixo índice de defeitos.
O que diz a Toyota?
Contatada pela Autoesporte, a Toyota respondeu por meio de sua assessoria de imprensa com a seguinte nota (veja a íntegra abaixo):
“A área de suporte técnico da Toyota diagnostica e acompanha continuamente as solicitações recebidas e orienta sobre o correto funcionamento do componente, manutenção ou seu reparo caso seja necessário. A Toyota segue sempre à disposição para atender seus clientes”.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.