Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Todos querem que o Salão do Automóvel volte, menos as marcas de carro

09/05/2024
Todos querem que o Salão do Automóvel volte, menos as marcas de carro

Pouco mais de 10% das marcas que vendem no Brasil demonstram interesse em participar de uma possível nova edição do Salão; falta de perspectiva de vendas durante o evento pode ser obstáculo O Salão do Automóvel não é realizado desde 2018. E pode não acontecer tão cedo, se depender apenas das marcas de carros. Ainda que o evento seja um dos mais populares do país, com perspectiva de injetar centenas de milhões de reais em São Paulo, as fabricantes não encaram um eventual retorno com entusiasmo.
Saiba-mais taboola
Nem mesmo as recentes falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ou até a vontade da associação das fabricantes, parece ter animado o setor. Autoesporte procurou as 27 empresas, que representam as mais de 30 marcas de carros que atuam no Brasil com uma pergunta simples: há interesse em um evento como o Salão do Automóvel?
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
De cara, Volkswagen, Hyundai, Renault e Audi disseram que não comentariam o assunto. Outras cinco marcas sequer responderam o contato (Honda, Ford, BMW, Volvo e Seres).
Autoesporte questionou as marcas que vendem no Brasil, para saber se existe interesse em participar de uma nova edição do evento
Marcos Camargo/Autoesporte
Um grupo maior, composto por seis empresas, responderam que ainda não avaliaram, não pensam em avaliar ou não têm uma posição em relação ao assunto. São elas: Nissan, Caoa (responsável pelas marcas Caoa Chery e Subaru), Jaguar Land Rover, Porsche, Kia e Via Itália (importadora da Ferrari, Lamborghini, Rolls-Royce e Maserati.
Sete fabricantes avaliam a possibilidade de participar do evento. Podemos enumerar a Stellantis (proprietária das marcas Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram), Chevrolet e BYD, além de Mercedes-Benz, HPE (responsável por Mitsubishi e Suzuki) e marcas chinesas que ainda nem chegaram ao Brasil, como Zeekr e Neta.
Por fim, apenas GWM, Toyota e Omoda Jaecoo dizem ter interesse em participar de um evento do tipo — pouco mais de 10% das marcas ouvidas. Isso não significa que elas já tenham confirmado presença em um novo Salão do Automóvel. Confira o posicionamento de cada marca ao final da matéria.
Das 27 empresas contatadas, apenas quatro afirmaram possuir interesse em participar de um possível Salão do Automóvel de São Paulo
Caio Patriani/Autoesporte
Outras marcas já descartaram participação, como a Jac Motors e a UK Motors (responsável por Aston Martin e McLaren no Brasil). Confira abaixo o posicionamento de cada fabricante.
Longa novela
A falta de um posicionamento claro das marcas pode ser explicado pela incerteza em relação ao evento. No início de 2022, já com a pandemia arrefecida, Anfavea e RX (antiga Reed Exhibition Alcantara Machado) anunciaram o São Paulo Motor Experience, com previsão de realização em agosto daquele mesmo ano.
Salão do Automóvel é pedido de Lula que esbarra na vontade das fabricantes
Indústria automotiva tem o maior nível de emprego desde janeiro de 2023
Menos de dois meses depois o evento foi cancelado, e o assunto ficou esquecido até o final de 2023, quando o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, afirmou que as conversas entre as fabricantes e a RX estavam avançadas. O executivo prometeu que o Salão do Automóvel de 2024 seria realizado em novembro.
Mais recentemente, durante o Salão de Pequim, um novo cronograma surgiu apontando que o evento poderia acontecer em março de 2025, no Pavilhão do Anhembi. O discurso foi reforçado com uma fala do presidente Lula sobre o assunto em abril:
“Diante de tudo que está acontecendo e o governo está fazendo, tenho um pedido a vocês: retomem o Salão do Automóvel. Vocês não têm noção do quanto é importante e o quanto de visitantes pode trazer” apelou o presidente.
Lula reforça vontade de retomada do Salão do Automóvel de São Paulo em inauguração da Anfavea
Paulo Pinto
“Eu mesmo adorava visitar, ver a inovação tecnológica dos carros e ônibus. É uma oportunidade para que o nosso ministro de Indústria e Comércio convide ministros de outros países… Isso se chama negócio” completou Lula.
Nem mesmo o apelo do presidente parece ter mudado a ideia das fabricantes. Ainda que nenhuma tenha falado abertamente, há uma razão muito clara para que o retorno do Salão do Automóvel não tenha sido consumado: os custos elevados e a falta de perspectiva de arrecadação com a venda de carros. Em 2020, ou seja, quatro anos atrás, participar do evento custava, no mínimo, R$ 5 milhões. Em muitos casos, essa soma é boa parte do orçamento de marketing das empresas.
Mesmo que uma mostra como essa possa atrair milhares de clientes, a falta de garantia de fechar um negócio e as atenções divididas com rivais acabam afastando as fabricantes.
30 carros inéditos serão feitos no Brasil com investimento de R$ 117 bilhões
Motivações para 2025
Dois tópicos jogam a favor da retomada do Salão do Automóvel. O primeiro é a chegada em massa de novas marcas chinesas. Dispostas a apresentar seus produtos, podem acabar, ainda que indiretamente, puxando de volta empresas mais tradicionais. “Para as chinesas, é uma vitrine para mostrar que seus veículos eletrificados têm qualidade”, disse Milad Kalume Neto, diretor de desenvolvimento de negócios da Jato do Brasil.
Marcas chinesas estão vindo em massa para o Brasil e podem querer apresentar seus produtos ao consumidor
Fábrica da BYD na China. Getty Images
A segunda razão é que o Brasil vive o maior ciclo de investimentos da história, com quase R$ 80 bilhões anunciados para os próximos anos. E os primeiros frutos desses aportes chegam no ano que vem. É o caso dos SUVs compactos Toyota Yaris Cross, Honda WR-V e o Volkswagen A0.
O que diz cada marca?
Audi: “Não vamos nos pronunciar sobre o tema”.
BMW: Não se pronunciou até o fechamento dessa reportagem.
BYD: “A BYD tem avaliado todas as oportunidades e propostas e está avaliando a participação nos principais eventos do setor automotivo”.
Caoa (Caoa Chery e Subaru): “Não temos informações ainda para um posicionamento”.
Chevrolet: “A General Motors está acompanhando os movimentos sobre o retorno do Salão do Automóvel, assim como outros grandes eventos que acontecem em várias partes do Brasil’’.
Ford: Não se pronunciou até o fechamento dessa reportagem.
GWM: “A GWM tem interesse em participar do Salão, mas ainda não existem conversações sobre o tema”.
Honda: Não se pronunciou até o fechamento dessa reportagem.
HPE (Mitsubishi e Suzuki): “Toda fala de um chefe de Estado sobre o nosso segmento deve ser levada em consideração. Estamos avaliando todas as possibilidades”.
Hyundai: “Sobre o possível Salão em 2025, a Hyundai não vai comentar o assunto no momento”.
Jac Motors: “Por enquanto, a JAC não tem interesse em retornar ao Salão”.
Jaguar Land Rover: “A JLR ainda não tem uma posição sobre o assunto”.
Kia: “Por enquanto a Kia não pretende colocar o tema em pauta”.
Mercedes-Benz: “Estamos aguardando uma definição formal sobre o formato, local, datas e custos de um possível retorno desse tipo de evento. Globalmente, a Mercedes-Benz tem focado em outros formatos de exposição em lugar dos tradicionais AutoShows. Mas estamos dispostos a ouvir e estudar propostas e assim poder definir nossa participação”.
Neta: A empresa afirmou estar de olho nas movimentações sobre o assunto.
Nissan: “A Nissan está sempre avaliando participações em eventos, sejam feiras agrícolas ou exposições, mas, no momento, não tem definição sobre esse tema”.
Omoda Jaecoo: “A O&J vê com bons olhos a possibilidade do retorno do Salão do Automóvel de São Paulo, desde que as condições de organização do evento estejam alinhadas com nossos objetivos comerciais. Estamos abertos a ouvir a proposta do organizador e entender se há uma conexão sólida com aquilo que buscamos para maximizar o valor para a empresa e nossos futuros clientes. Acreditamos que a reinvenção do evento com foco em experiências significativas para o consumidor pode trazer benefícios mútuos para todas as partes envolvidas”.
Porsche: “Infelizmente não temos uma posição sobre o tema, visto que ainda não recebemos ainda nenhuma informação oficial ou confirmação sobre a realização do evento”.
Renault: “Assunto discutido no âmbito da ANFAVEA. Não vamos comentar. Tem que perguntar para a Anfavea”.
Seres: Não se pronunciou até o fechamento dessa reportagem.
Stellantis (Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram): “A Stellantis continua analisando a possibilidade de participar do evento”.
Toyota: “A Toyota é favorável à realização de eventos para expor produtos e tecnologias, especialmente nossos veículos equipados com a tecnologia inovadora híbrida-flex, produzida localmente, que são os principais protagonistas em eletrificação no Brasil. Neste momento, ainda não foi confirmada a realização do evento em 2024. Uma vez definida a data e potenciais participantes, avaliaremos e decidiremos sobre nossa adesão”.
UK Motors (Aston Martin e McLaren): “A princípio, não estamos planejando participar do Salão. Nosso foco está em oferecer experiências diferentes aos nossos clientes”.
Via Itália (Ferrari, Lamborghini, Maserati e Rolls-Royce): “Não paramos para pensar nisso ainda”.
Volkswagen: “A Volkswagen ainda não comentará sobre esse tema”.
Volvo: Não se pronunciou até o fechamento dessa reportagem.
Zeekr: A empresa afirmou estar em análise do tema, pois precisa avaliar os custos e o retorno.
Initial plugin text
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Renault e Geely criam motor revolucionário que faz elétrico virar híbrido
04/12/2025

Renault e Geely criam motor revolucionário que faz elétrico virar híbrido


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.