Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Teste: Zeekr 001 é rival chinês de luxo que BMW e Volvo não queriam

19/06/2025
Teste: Zeekr 001 é rival chinês de luxo que BMW e Volvo não queriam

Shooting brake mostra tudo que a indústria chinesa já é capaz de fazer; e precisamos aplaudi-los de pé Há pouco mais de um ano, estive no Salão de Pequim (China). Lá, me surpreendi com o padrão de qualidade dos novos carros chineses, vários deles criados por marcas ainda desconhecidas dos brasileiros. Bateu aquela enorme vontade de experimentá-los e constatar se, na prática, são tão bons quanto parecem. Um deles era o Zeekr 001.
Na ocasião, eu já sabia que o shooting brake (uma mescla de perua com cupê) estaria em breve em nosso país. Doze meses depois, enfim satisfiz a minha enorme curiosidade. Agora, posso afirmar com muita tranquilidade que, sim, os elétricos de alto padrão chineses não devem nada a nenhum concorrente alemão, coreano ou japonês.
Pelo menos não o Zeekr 001, um carro vendido no Brasil em duas versões. A que testamos, Flagship, custa R$ 542 mil — é a mais cara e a única a oferecer a chamativa pintura laranja Speed com teto preto.
Zeekr 001 deve ser lançado no Brasil em três versões (Básica, Premium e Flagship)
Renato Durães/Autoesporte
Esportividade e conforto equilibrados
Preciso começar dizendo que o Zeekr 001 surpreende ao proporcionar um ótimo equilíbrio entre esportividade e conforto. O desempenho está ali, com voluptuosos 3,7 segundos de zero a 100 km/h em nosso teste no Rota 127 Campo de Provas (0,1 s abaixo da marca oficial) e 203,5 km/h aferidos na arrancada até 1.000 metros — curiosamente, acima da velocidade máxima oficial do modelo, 200 km/h limitados eletronicamente.
Tais números são possíveis graças a uma dupla de motores elétricos síncronos, um dianteiro e um traseiro, de 272 cv e 35 kgfm cada. Combinados, são 544 cv de potência e 70 kgfm de torque. Ou seja, mesmo com os 2.353 kg de peso, gerados pelas gigantes baterias de 100 kWh, a relação peso-potência é de apenas 4,33 kg/cv. Realmente, fazer carros elétricos que andam forte se tornou uma especialidade dos chineses.
Zeekr 001 Flagship cumpre o zero a 100 km/h em menos de 4 segundos
Renato Durães/Autoesporte
Ao mesmo tempo, o 001 é dócil para dirigir na cidade. Ao pegá-lo pela primeira vez, esperava sofrer ao passar por nossas maltratadas ruas, mas me surpreendi com sua relativa facilidade de transpor obstáculos. Os ângulos de ataque (16°) e de saída (22°) são maiores que os de um Chevrolet Onix Plus e o vão livre em relação ao solo (16,7 cm) supera o de um Tracker (15,7 cm). Não é preciso sentir calafrio ao avistar uma valeta. Sua dinâmica passa longe da de um SUV, mas é uma característica que pode fazer diferença na decisão de compra.
Equipado com molas pneumáticas e amortecedores eletrônicos na suspensão, o Zeekr 001 não apenas filtra as imperfeições do piso com suavidade como permite o ajuste da altura da carroceria em até 3,5 cm para cima ou para baixo, em cinco níveis. Assim, é possível facilitar o acesso de passageiros, sofrer menos em uma rua esburacada ou deixá-lo mais “grudado” ao chão quando necessário. Tal regulagem é feita pela central multimídia (da qual falaremos adiante).
O Zeekr 001 é um crossover elétrico que possui dimensões generosas
Renato Durães/Autoesporte
O mais curioso, contudo, é observar a mudança de “humor” do 001 entre os modos de condução. Nunca tinha visto o comportamento de um mesmo veículo mudar tanto. O volante mais rígido e os pedais de acelerador e freio com pegada extremamente responsiva no modo Sport dão lugar a um carro manso, macio e com respostas suaves em Comfort.
O excelente espaço interno, com 3 metros de entre-eixos, 2,00 m de largura, assoalho plano e 539 litros de porta-malas, reforça o caráter versátil desse shooting brake: veloz para brincar de piloto em um track day, mas muito confortável para um passeio tranquilo com a família.
Talvez o passeio possa ser até uma pequena viagem, caso o proprietário saiba se organizar. Sabemos que a infraestrutura de recargas no Brasil ainda é precária, mas os tais 100 kWh de bateria rendem 426 km de autonomia no PBEV — e já antecipo que é possível expandir esse número com uma condução eficiente. Em nossos testes de consumo, fizemos 5,2 km/kWh em ciclo urbano e 4,1 km/kWh no rodoviário, sempre com o ar ligado. Com essas médias, teríamos um alcance de até 523 km na cidade e 410 km na estrada. Nada mau.
001 tem central de 15,4″, som Yamaha de 11 alto-falantes e rodas aro 22
Renato Durães/Autoesporte
Por ter arquitetura de 800 Volts, com base na plataforma SEA (a mesma dos elétricos da Volvo), o Zeekr 001 propicia recargas rápidas (DC) a até 200 kW, recuperando entre 10% e 80% das baterias em apenas 30 minutos. Já o carregamento doméstico (AC) chega a ótimos 22 kW — a Zeekr vende um wallbox com tal potência por R$ 10 mil, mas ele está sendo oferecido como cortesia por tempo indeterminado.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Central multimídia impressiona
Quer se surpreender um pouco mais? Mexa na central multimídia de 15,4″ e perceba a qualidade da resolução da tela e das imagens das múltiplas câmeras de manobra, além da velocidade de respostas. O sistema tem processadores por chips da Qualcomm e da NVidia. “Apenas.” Além disso, um conjunto de câmeras e radares da Mobileye monitora o veículo por dentro e por fora, disparando uma infinidade de alertas para manter a condução segura. São tantos os avisos que chegam por vezes a irritar. Eles detectam até distração do motorista.
O modelo possui poucos botões físicos; a maioria dos comandos são feitos através da central multimídia
Renato Durães/Autoesporte
Como todo carro chinês moderno, o Zeekr 001 quase não tem botões físicos. É por meio da multimídia que se configura praticamente tudo, desde a regulagem elétrica dos bancos até os retrovisores externos, passando por altura e profundidade do volante, ar-condicionado e abertura ou fechamento das janelas. É fácil encontrar as funções, e as pequenas lousas táteis nos raios laterais do volante ajudam a configurar o item selecionado na central.
Geely usa tanque de guerra para testar bateria de SUV que virá ao Brasil
Quantos carros são produzidos no Brasil e onde ficam todas as fábricas?
O comando de voz, por sua vez, é o melhor que já testei, com respostas rápidas a falas em português coloquial (desde que você saiba fazer a pergunta ao sistema do jeito certo). Ainda assim, confesso que, millenial que sou, preferia ter um ou outro botão físico para facilitar minha vida a bordo.
Ainda há outros recursos do Zeekr 001 que nem sequer consegui testar, como os comandos remotos feitos pelo aplicativo da Zeekr e o assistente de estacionamento remoto a partir da chave (que, em formato de prisma, é uma joia à parte). O pacote de segurança ativa e passiva é o mais completo que se possa imaginar hoje no mercado.
Zeekr 001 Flagship ganha pontos quando o assunto é o comando de voz
Renato Durães/Autoesporte
Em suma, um carro que não deve nada a nenhum outro, e dotado de uma versatilidade que poucos modelos de luxo têm. Os chineses chegaram mesmo lá. E estão nos deixando de queixo cada vez mais caído.
Pontos positivos: Versatilidade de desempenho e conforto; alto nível tecnológico e de segurança; espaço generoso
Pontos negativos: Excesso de avisos sonoros; teto panorâmico não muda a opacidade; ausência de botões físicos
Zeekr 001 Flagship
Zeekr 001 Flagship

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.