Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Teste: Volkswagen Taos muda para conseguir encarar Compass e Corolla Cross

26/01/2025
Teste: Volkswagen Taos muda para conseguir encarar Compass e Corolla Cross

Visual atualizado deve chegar até o fim do ano junto com mudança de país: sai a Argentina, entra o México Matéria originalmente publicada no site Autocosmos/México
Quando o Volkswagen Taos foi lançado, em 2021, o plano era fazer marcação cerrada ao Jeep Compass, então líder isolado entre os SUVs médios no Brasil. Só que mais gente teve a mesma ideia. No caso, a Toyota, com o Corolla Cross e a Caoa Chery, com o Tiggo 7.
Passados quase quatro anos, a situação não é nada confortável. A soma das vendas do Taos em 2022, 2023 e 2024 é inferior ao volume que Corolla Cross ou Compass fizeram só em 2024. Para mudar esse cenário, a Volkswagen pode fazer mudanças consideráveis no SUV médio.
Uma delas é no visual, trazendo a atualização de meio de ciclo lançada em setembro de 2024 na América do Norte. A segunda, mais profunda, diz respeito ao país de produção (e novamente envolve um país do norte do nosso continente). Como a reestilização do Taos foi suspensa na Argentina, o futuro do modelo é incerto no país.
Nesse caso, o México aparece como uma opção para abastecer os mercados sul-americanos, enquanto os argentinos aguardam um aporte para, quem sabe, produzir outros modelos em General Pacheco. Até por isso, avaliamos a versão que acaba de chegar ao mercado mexicano.
Lanternas do Volkswagen Taos 2025 são interligadas por uma barra iluminada
Divulgação
O que muda por fora?
A atualização de meio de ciclo dá ao Taos uma aparência frontal mais expressiva, graças ao novo design do para-choque, uma nova grade com uma barra de luzes e faróis dianteiros, além de rodas de 17 ou 18 polegadas (dependendo da versão). Na parte traseira, se destacam as lanternas conectadas e o logo da Volkswagen iluminado, que fazem o modelo se assemelhar ao restante da linha.
Como em quase toda reestilização, não houve mudança na capacidade do porta-malas
Divulgação
Por conta dos para-choques redesenhados, o Taos ficou 1 cm mais comprido, chegando a 4,47 m. Porém, entre-eixos (2,68 m), largura (1,84 m) e porta-malas (498 litros) não mudaram. Dentro, o Taos apresenta um novo design de painel, materiais e acabamentos, com destaque para a tela flutuante de 10 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Central multimídia do Volkswagen Taos 2025 agora fica projetada
Divulgação
Além disso, o veículo conta com carregador por indução, ar-condicionado digital de duas zona, teto solar panorâmico, iluminação ambiente, sistema de áudio com quatro ou seis alto-falantes, portas USB-C, painel de instrumentos digital simplificado ou Volkswagen Digital Cockpit.
Em termos de segurança, o Taos vendido no México possui seis airbags, freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e monitoramento da pressão dos pneus. Já no quesito assistências avançadas, ele oferece controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, manutenção de faixa, monitor de ponto cego, câmera de ré e sensores de proximidade traseiros.
Ar-condicionado digital tem duas zonas; câmbio de 8 marchas é novo
Divulgação
Como anda?
Embora o Volkswagen Taos 2025 mantenha o motor 1.4 turbo de 150 cv de potência e 25,4 kgfm de torque, a grande novidade é que agora ele está acoplado ao câmbio automático de 8 marchas, substituindo a caixa de 6. Partindo disso, podemos esperar uma experiência de condução mais ágil e eficiente, mas, na prática, será que realmente é?
Durante nosso teste, tanto na cidade quanto na estrada, o motor respondeu com facilidade, enquanto a transmissão Tiptronic oferece trocas suaves. Entre os modos de condução disponíveis, o “Sport” reage com maior agilidade ao toque do acelerador, embora, como não há aletas atrás do volante, as trocas manuais precisam ser feitas pela alavanca de câmbio.
Volkswagen Taos 2025 vendido no México
Divulgação
Infelizmente, a Volkswagen não divulga a aceleração de 0 a 100 km/h para comparação com a versão anterior.
Pensando nas condições das nossas estradas, a suspensão do Taos absorve bem as irregularidades e transmite uma sensação de controle e estabilidade. Um ponto negativo é que a versão mexicana oferece uma suspensão traseira menos refinada, por eixo de torção. No Brasil, a arquitetura é do tipo multilink.
O consumo do Taos (no padrão mexicano) é bastante interessante. Segundo a Volkswagen, faz 16,8 km/l no ciclo combinado, com 20,9 km/l na estrada e 14,6 km/l na cidade.
No México, Taos enfrenta concorrência mais pesada -e tem números melhores
Divulgação
No mercado mexicano, a concorrência enfrentada pelo Taos é bem mais pesada, composta por diversos modelos indisponíveis no Brasil, como Mazda CX-30, Kia Seltos, Seat Ateca e Subaru XV. Ao mesmo tempo, ele encara o Honda ZR-V e a nova geração do Nissan Kicks.
Por lá, em 2024, segundo a Marklines, o Volkswagen Taos teve pouco mais de 20 mil exemplares vendidos, já considerando a versão reestilizada, lançada em outubro. Foi o segundo carro da marca mais popular no país, atrás apenas do Virtus.
Quando chega?
Barra iluminada é principal elemento na dianteira do novo Volkswagen Taos 2025
Divulgação
A troca da Argentina pelo México sequer foi confirmada pela Volkswagen. Dessa forma, a marca deve priorizar antes a chegada de outros modelos. O mais esperado certamente é o Tera, SUV de entrada que chega no primeiro semestre com a missão de ser o carro mais vendido da marca no Brasil.
Depois dele, virão o Jetta GLI atualizado (também mexicano) e o retorno do Golf GTI. Assim, o Taos atualizado só deve dar as caras por aqui mais para o final do ano. Caso a Volkswagen consiga melhorar as condições para o modelo no Brasil, os rankings de vendas (e o abismo que o separa de Corolla Cross e Compass) podem ser diferentes nos próximos anos.
Volkswagen Taos 2025
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.