Teste: Renault Kardian é a evolução que esperávamos contra Pulse e Nivus

SUV compacto estreia a partir de R$ 112.790; confira as primeiras impressões Quem não curte uma novidade, sobretudo quando representa uma virada de chave para uma marca? Talvez este seja o caso do Renault Kardian, que estreia no Brasil com a plataforma que, no futuro, vai dar origem aos primeiros carros híbridos da fabricante francesa.
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O SUV produzido em São José dos Pinhais (PR) chega às lojas em três versões: Evolution (R$ 112.790), Techno (R$ 122.990) e Premiere Edition (R$ 132.790). Por enquanto, seu lançamento ainda não declara o fim do Stepway CVT (R$ 115.990), tampouco do Duster Intense (R$ 123.990).
Renault Kardian 2024
O Kardian é o novo rival de Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, mas tem diferenças que podem agradar quem procura mais de “frescor”. Isso porque os dois concorrentes são baseados no Argo e no Polo, enquanto o Renault é o primeiro de uma família inédita de produtos no Brasil.
Essa impressão de novidade me agradou mais do que poderia imaginar, e também pode agradar o cliente que enxerga um Argo anabolizado no Pulse ou um Polo musculoso no Nivus.
Visual do Renault Kardian foi inspirado nos carros europeus da marca francesa
Rodolfo Bührer/Autoesporte
A nova base técnica, que foi rebatizada no Brasil como RGMP (Renault Group Modular Platform), é derivada da matriz CMF-B usada em vários outros carros na Europa. Com ela, também surge o câmbio automatizado de dupla embreagem EDC, o primeiro da Renault desde que o antigo Easy-R foi descontinuado.
Portanto, o Kardian também chega com intenções reconciliadoras, tendo em vista que este tipo de caixa deixou uma impressão ruim no Brasil (inclusive a da própria Renault).
Em relação a transmissões automáticas epicíclicas ou CVT (continuamente variável), este novo câmbio tem três vantagens. A primeira é que as embreagens estão banhadas em um óleo que deve ser trocado só a cada 90 mil km. Portanto, a manutenção preventiva é a mesma de um automático convencional. A falta do lubrificante foi pivô de parte dos problemas relacionados aos automatizados em caixas secas como o Ford Powershift.
Renault Kardian tem tudo para ser um dos carros mais vendidos da marca
Rodolfo Buhrer/Autoesporte
Outra vantagem é que a segunda embreagem funciona como um canal extra de conexão ao diferencial, possibilitando o acoplamento de um motor elétrico instalado na transmissão. Por enquanto, o Kardian não terá versões híbridas, mas seu powertrain (ou pelo menos o câmbio) estará presente em outros carros — inclusive no SUV cupê nacional inédito que estreia em 2025.
Boa posição para dirigir é uma das principais características do Renault Kardian 2024
Rodolfo Bührer/Autoesporte
No Kardian, este câmbio funciona apenas em conjunto com o motor 1.0 TCe turbo flex 12 válvulas. Com injeção direta de combustível, ele é capaz de entregar 120 cv de potência com gasolina e 125 cv com etanol, e 22,4 kgfm de torque com qualquer combustível. Embora seja uma potência abaixo do pico de Nivus (128 cv) e Pulse (130 cv), o torque é o maior entre qualquer motor 1.0 turbo de três cilindros no mercado brasileiro.
Inclusive, há paddle-shifters atrás do volante para facilitar as trocas manuais das seis marchas da caixa EDC, algo inédito nos carros nacionais da Renault.
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Aqui entra a terceira e última vantagem desse câmbio, pois os automatizados geralmente proporcionam um comportamento mais ágil. Infelizmente, isso não pode ser notado logo no início, pois o Kardian tem certo ‘delay’ para sair da imobilidade. A velocidades mais altas, porém, o câmbio é reativo em reduções e retomadas. Esse vigor é consequência do torque de 22,4 kgfm, o maior entre os rivais de mesma faixa de preço.
É possível sentir a vibração do motor turbo, típica de um três-cilindros, mas a Renault conseguiu atenuar o barulho com o bom isolamento acústico. O Kardian se mostra menos áspero que o Pulse, como consequência da nova plataforma, mais moderna que a rival.
Seu acerto de suspensão é rígido na medida certa e transmite uma sensação bacana de robustez. O vão livre do solo e os ângulos também são generosos. Essa é uma das características que mais gosto na antiga linha da Renault, em carros como Sandero e Logan, por exemplo.
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A impressão ao volante é de um SUV “na mão”. Mesmo assim, o Kardian parece habituado a rodar em nosso asfalto castigado graças à boa altura da carroceria e ao acerto de suspensão mais rígido. A ergonomia é excelente, por conta dos ajustes de altura e profundidade do volante, que permitem encontrar boas posições para guiar.
Comparativo de SUVs compactos
Os bancos poderiam ser mais largos para acomodar melhor as costas dos motoristas maiores. À minha frente, o painel digital mostra as principais informações sobre consumo, autonomia e pressão dos pneus. A central multimídia tem o mesmo sistema dos outros carros da marca e pode ser controlada pelo comando satélite preso à coluna de direção.
Kardian 2024 mantém a robustez de outros carros da Renault
Rodolfo Bührer/Autoesporte
O acabamento mostra uma evolução em comparação com outros Renault nacionais. Ainda que a maior parte do painel seja feita de plástico duro, a marca tomou o cuidado de inserir partes de black piano e até revestimentos de couro sintético com costuras laranjas.
Seu espaço interno é escasso, mas passageiros de estatura mediana — 1,75 m para homens e 1,65 m para mulheres — terão boa impressão. A carroceria estreita não vai permitir um bom aproveitamento lateral para os ombros, mas o espaço disponível para a cabeça é bom, mesmo para passageiros altos.
O porta-malas tem 358 litros de capacidade em padrão VDA, que é medido em bloquinhos que preenchem todo o compartimento. É menos do que os 415 l do Nivus, mas certamente está acima do Pulse, cujos 370 l declarados pela Stellantis é medido por sacos d’água.
Renault Kardian é uma grata surpresa para 2024
Rodolfo Bührer/Autoesporte
Não há como não se empolgar com o que o futuro reserva para a Renault. A boa impressão do Kardian é apenas um dos indicativos desta virada de chave. Aos poucos, a marca francesa vai elevar o patamar de seus carros, o que certamente também vai se refletir no preço.
Em breve, colocaremos o Kardian ao lado de seus principais rivais para um belo embate de SUVs compactos. Enquanto este momento não chega, você pode conferir o comparativo das fichas técnicas, equipamentos, preços e versões. Qual será o melhor? Fique ligado na Autoesporte!
Renault Kardian – Preços, equipamentos e versões
Evolution (R$ 112.790) – faróis de LED, barras de teto funcionais, rodas de ferro de 16 polegadas com calotas, airbags laterais e de cortina, assistente de partida em rampa, controlador e limitador de velocidade, sensores de estacionamento e câmera de ré, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, paddle-shift, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, retovisores elétricos e ar-condicionado digital;
Techno (R$ 122.990) – equipamentos da Evolution mais: console elevado com apoio de braço, painel com revestimento macio, frenagem automática de emergência, freio de estacionamento elétrico e rodas de 17 polegadas bíton. Opcionalmente, há pintura de duas cores;
Premiere Edition (R$ 132.790) – equipamentos da Techno mais: controlador de velocidade adaptativo, alertas de distância segura e de ponto cego, câmera multiview, sensor de estacionamento frontal, acendimento automático dos faróis, carregador de celular por indução, rodas de 17 polegadas diamantadas e escurecidas, faróis de neblina e pintura de duas cores.
Renault Kardian 2024 — ficha técnica
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