Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Teste: Porsche 911 Carrera GTS é o híbrido mais diferente que você já viu

19/10/2025
Teste: Porsche 911 Carrera GTS é o híbrido mais diferente que você já viu


O Porsche 911 é mais do que um carro: é uma instituição. Justamente por isso, cada evolução tem de ser certeira. E o Carrera GTS inaugura a eletrificação na linhagem com ousadia, garantindo ao esportivo o “pior start-stop” do mundo. Não. Não é uma crítica negativa. É um elogio. Explicaremos já. Autoesporte teve contato com as variantes cupê e cabriolet da configuração. Por terem características similares, aqui vamos nos ater à segunda, com preço sugerido de R$ 1,28 milhão.
Nas duas opções, o inédito 3.6 boxer biturbo substitui o antigo 3.0. O aumento da capacidade cúbica não foi por mera casualidade: a Porsche entendeu que, com maior deslocamento e fluxo de ar, seria possível manter o caráter visceral do seis-cilindros mesmo com a adição do sistema T-Hybrid.
Porsche 911 Carrera GTS é equipado com conjunto híbrido pleno (HEV) de 541 cv
Divulgação
Sozinho e ajustado para a gasolina brasileira, o propulsor a combustão entrega 495 cv de potência e 58,1 kgfm de torque, e trabalha em conjunto com o motor elétrico integrado ao famoso câmbio PDK de dupla embreagem e oito marchas.
Resultado combinado: 541 cv e 62,2 kgfm, suficientes para levar o 911 Carrera GTS Cabriolet de zero a 100 km/h em 2,9 segundos no Campo de Provas Rota 127, nossa gloriosa pista de testes. Mais rápido do que os 3,1 s divulgados pela fabricante, talvez cautelosa na aferição. Tais números fazem a configuração figurar entre as mais rápidas da icônica família.
Em nossos testes, o Porsche 911 Carrera GTS foi de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos
Divulgação
Não à toa, o sistema T-Hybrid é a joia da engenharia da Porsche. Trata-se de um sistema híbrido compacto, focado em desempenho. O motor elétrico de 56 cv atua diretamente sobre o eixo de saída da transmissão. Assim, temos torque imediato em qualquer regime, sem atrasos na entrega de potência.
Mais elaborado é o compressor do gás de escape do turbo elétrico. Elimina o “lag” das turbinas tradicionais e cria pressão de sobrealimentação instantânea. Em fases de recuperação, a mesma turbina gera energia por meio do fluxo dos gases — conceito semelhante ao do 919 Hybrid.
Initial plugin text
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
A bateria de 1,9 kWh foi projetada para ciclos rápidos de carga e descarga. A energia recuperada em descidas ou frenagens é convertida em novas explosões de aceleração, num ciclo que parece interminável. Esse grau de sofisticação traz algumas consequências curiosas. O 911 Carrera GTS tem um sistema híbrido feito para não parecer híbrido.
Quem compra um Porsche 911 GTS não pode esperar muito da central multimídia “simples”
Divulgação
Calma que estamos falando no bom sentido: o motor elétrico apenas auxilia o boxer, mas jamais traciona as rodas sozinho. Ou seja, um híbrido feito para não parecer híbrido nem roubar o protagonismo do imponente seis-cilindros. Entretanto, como a arquitetura possui alta voltagem, 400 V, o 911 Carrera GTS é um híbrido pleno (HEV), e não leve (MHEV). Ao mesmo tempo, o start-stop é tão rápido no retorno que surpreende o motorista.
Apesar da pinta de superesportivo, o 911 Carrera GTS é dócil na cidade, propiciando arrancadas suaves e progressivas. O câmbio PDK ajuda nesse conforto, deslizando pelas marchas sem trancos. Ainda assim, a suspensão adaptativa com molas curtas e auxiliares na traseira cobra seu preço.
Porsche 911 Carrera GTS traz manopla de câmbio e alguns comandos básicos no console central
Divulgação
Buracos e desníveis são sentidos com clareza, lembrando a cada instante que se trata de um carro voltado para a pista. Com 4,55 metros de comprimento, 2,45 m de entre-eixos, 1,85 m de largura e 1,30 m de altura, o 911 Carrera GTS tem, claro, centro de gravidade reduzido e ataca bem as curvas.
Initial plugin text
Por outro lado, o entre-eixos mais curto aumenta as inclinações e exige compensações da suspensão para garantir estabilidade a velocidades altas. Em pisos irregulares, o combo entre-eixos curto/suspensão faz com que os impactos sejam mais sentidos, o que demanda atenção redobrada.
Unidade das fotos tem R$ 87.292 em opcionais, incluindo rodas com lâminas de carbono e faróis de LED matrix
Divulgação
Outro ponto de destaque é o eixo traseiro esterçante. Em baixas velocidades, as rodas traseiras giram em sentido oposto ao das dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro e tornando o carro mais ágil nas manobras urbanas. Quando a velocidade aumenta, elas esterçam na mesma direção das dianteiras, ampliando a estabilidade nas curvas.
Na cabine, o 911 Carrera GTS Cabriolet segue a filosofia Porsche. Antes, claro, bom dizer que o acesso também é padrão: não é dos mais fáceis. O condutor tem banco esportivo com ajuste elétrico de 18 vias e memória e volante com ótima pegada.
Porsche 911 Carrera GTS pesa 1.675 kg
Divulgação
Embora minimalista, a cabine tem bom acabamento. O forro do capô cria uma ambiência envolvente e as soleiras das portas são em alumínio escovado. Para completar, o sistema de som é Bose. Entre os itens de segurança, o esportivo conversível traz assistência de manutenção em faixa, aviso de colisão e frenagem autônoma emergencial, incluindo proteção de pedestres.
Mas é na estrada que o 911 Carrera GTS mostra a que veio. A cada pisada, graças ao auxílio do motor elétrico, o 3.6 responde de imediato, sem hesitação. O motor sobe a até 7.500 rpm com vigor e as retomadas são fulminantes. A suspensão dá ao carro estabilidade quase antinatural. Os 1.675 kg são bem disfarçados pela distribuição de peso e pelo trabalho de chassi; e a recuperação de energia das frenagens transforma o que seria perda em ganho.
Porsche 911 Carrera GTS tem capacidade no porta-malas de 135 litros
Divulgação
Não à toa, os números de pista impressionam. O zero a 100 km/h evidencia o papel do sistema híbrido em eliminar o “lag”. A progressão até 120 km/h em 3,95 s mostra como a entrega de torque é linear. Outro registro assombroso obtido em nossa pista de teste foi o zero a 1.000 m em 19,8 s, cruzando a marca a 269 km/h. Caracteriza, na prática, não apenas uma aceleração explosiva como também elasticidade — sinal de que, mesmo com capota e peso extra em relação ao cupê (80 kg), o cabrio não tem seu desempenho comprometido.
O 911 Carrera GTS Cabriolet é, ao mesmo tempo, brutal e civilizado. Um carro difícil para uso na cidade, mas que domina as estradas com maestria, entregando desempenho de pista com consistência. Ser híbrido é só um detalhe.
Ponto positivo: Desempenho e dirigibilidade dignos de um esportivo de estirpe
Ponto negativo: Acesso complicado, espaço interno limitado e difícil uso no dia a dia
Porsche 911 GTS Cabriolet
Porsche 911 GTS Cabriolet
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.