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Teste: novo Hyundai Kona faz 18,5 km/l e quer dar trabalho ao Corolla Cross

26/05/2025
Teste: novo Hyundai Kona faz 18,5 km/l e quer dar trabalho ao Corolla Cross

SUV compacto chega em duas versões, com preço competitivo para encarar de frente o SUV híbrido pleno mais vendido do Brasil A Hyundai acaba de lançar oficialmente a nova geração do Kona no Brasil. E, diferente da proposta global de múltiplas motorizações, por aqui o SUV compacto estreia exclusivamente em versão híbrida plena (HEV), um conjunto similar ao do rival Toyota Corolla Cross, com o objetivo claro de abrir caminho para a eletrificação da marca no país. “Levamos esse lançamento como o início de uma transição”, resume Alberto Hackerott, gerente-sênior de produto da Hyundai Motor Brasil.
A segunda geração do Hyundai Kona chega nas versões Ultimate (R$ 214.990) e Signature (R$ 234.990), importada da Coreia do Sul, e será vendida ao lado do Creta, mas mirando um público mais conectado à tecnologia, eficiência e design mais ousado. Os principais concorrentes? Além do próprio Corolla Cross Hybrid, temos GWM Haval H6 HEV2 e BYD Song Pro, este já híbrido plug-in.
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Projeto global, foco local
O novo Hyundai Kona cresceu e mudou completamente. São 4,35 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,58 m de altura e 2,66 m de entre-eixos, com um porta-malas pequeno, de 407 litros. A distância livre do solo é de 17 cm, 1 cm acima da versão vendida na Europa.
Novo Hyundai Kona Hybrid – dinâmica
Hyundai/Divulgação
Ou seja, houve ajustes de suspensão. A plataforma é a mesma do novo Kia Niro — a arquitetura K3 do grupo Hyundai, enquanto o visual segue a nova identidade global da marca, com destaque para as faixas contínuas de LED na dianteira e traseira, chamadas de “Seamless Horizon”.
O estilo antecipa o futuro SUV de entrada da Hyundai, derivado do HB20 de terceira geração, que chega nos próximos anos ao mercado brasileiro. Mas, voltando a falar do Kona, sua chegada também marca um novo momento institucional para a marca no Brasil.
Novo Hyundai Kona inaugura a nova identidade visual da marca no Brasil
Hyundai/Divulgação
Desde o fim da parceria com a Caoa para a comercialização da linha de importados, a Hyundai Motor Brasil passou a controlar diretamente as operações de veículos vindos da Coreia do Sul. Essa mudança permitiu não apenas a centralização estratégica, mas também o lançamento de uma nova ofensiva de produtos premium e eletrificados no país.
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Fazem parte da lista o hatch elétrico Ioniq 5, eleito Carro do Ano Premium 2025, e o SUV de oito lugares Palisade. Ainda para este ano, a Hyundai prepara a chegada da nova geração do Santa Fe.
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Novo Hyundai Kona – equipamentos
Desde a versão de entrada, Ultimate, o novo Hyundai Kona oferece um pacote completo de tecnologia, segurança e conveniência: painel de instrumentos digital e central multimídia de 12,3 polegadas; Android Auto e Apple CarPlay sem fio; ar-condicionado digital de duas zonas com saída traseira; carregador de smartphone por indução; shift paddles na coluna de direção; banco do motorista elétrico; e portas USB-C fazem parte dos itens de série.
Novo Hyundai Kona Hybrid
Hyundai/Divulgação
Rodas de liga leve diamantadas de 18 polegadas e o pacote de segurança ativa (Adas) Hyundai SmartSense completam a lista, incluindo frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, assistente de permanência e centralização em faixa, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de saída segura e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Novo Hyundai Kona Hybrid – painel
Hyundia/Divulgação
A versão Signature, mais cara, acrescenta teto solar elétrico, iluminação interna com 64 cores, para-brisa acústico, câmera de 360 graus, câmera de ponto cego integrada ao painel, faróis full-LED e porta-malas com abertura elétrica. Também oferece exclusivamente a pintura cinza fosca Ecotronic Matte e bancos em couro legítimo.
Híbrido sem tomada
O conjunto híbrido do novo Kona combina o motor 1.6 Kappa GDI de quatro cilindros, com aspiração natural, injeção direta e ciclo Atkinson, capaz de gerar 105 cv de potência e 15 kgfm de torque, com um motor elétrico de ímã permanente que entrega 44 cv e 17,3 kgfm. A potência combinada atinge 141 cv, enquanto o torque total soma 27 kgfm.
Novo Hyundai Kona Signature Hybrid dianteira close
Divulgação/Hyundai
O câmbio é automatizado de dupla embreagem com caixa seca e seis marchas, o mesmo do novo Creta 1.6 TGDi. Na prática, o conjunto oferece uma condução suave, com transições discretas entre o motor a combustão e o elétrico. O sistema conta ainda com o HSG (Hybrid Starter Generator), que atua como motor de partida e gerador para a bateria, atuando com o freio regenerativo na recarga das baterias de 1,32 kWh (íons de lítio).
Outra bateria secundária, também de íons de lítio, alimenta os sistemas auxiliares do veículo. O novo Kona não requer recarga externa, funcionando com o conceito de autocarregamento por regeneração de energia nas frenagens e desacelerações.
Novo Hyundai Kona Signature Hybrid traseira close
Divulgação/Hyundai
Como anda o novo Hyundai Kona
Ao volante, o novo Hyundai Kona híbrido mostra que seu foco está em conforto e na eficiência. A direção elétrica tem peso agradável e respostas rápidas, transmitindo bem o que se passa nas rodas dianteiras, uma boa surpresa para o segmento.
O volante é bem dimensionado e a posição de dirigir agrada bastante, com regulagens amplas e um assento mais próximo do chão, lembrando hatches médios, e com amplitude bem superior a outros SUVs, incluindo o Creta, que na sua regulagem mais baixa ainda deixa o motorista elevado em relação ao solo. Isso, contudo, pode desagradar quem gosta de dirigir em um ponto H mais alto.
Novo Hyundai Kona Signature Hybrid lateral
Divulgação/Hyundai
Rodamos com o Kona em circuito misto, sendo a parte urbana no trânsito de Guarulhos (SP) e a rodoviária entre a região metropolitana de São Paulo e a cidade de Guararema, no interior do estado. A suspensão traseira independente, do tipo multilink, cumpre bem seu papel dinâmico, trazendo muita estabilidade na estrada e confiança em curvas de serra.
Apesar de ser levemente mais firme que os concorrentes, o acerto limita bem a inclinação lateral da carroceria sem comprometer o conforto, absorvendo bem as irregularidades até em um trecho de paralelepípedos. O Kona filtra bem lombadas e buracos, e ainda se mostra sólido a altas velocidades. Mesmo com rodas de 18 polegadas, que limitam o perfil dos pneus, o rodar é confortável, com bom isolamento de vibrações estruturais.
Novo Hyundai Kona Hybrid – traseira
Hyundai/Divulgação
O isolamento acústico é competente, especialmente na versão Signature, que traz para-brisa acústico. Os pneus Kumho Ecsta de medida 215/55 R18 finalizam o bom comportamento dinâmico, com perfil mais elevado.
Novo Hyundai Kona Signature Hybrid roda
Divulgação/Hyundai
Apesar da boa resposta dinâmica, superior à do Corolla Cross Hybrid, o conjunto mecânico do Kona impede uma condução mais agressiva. O 0 a 100 km/h oficial é de medianos 11,2 segundos. Nas retomadas, o conjunto motriz mostra-se eficiente, mas não empolgante. A calibração favorece a economia e o conforto, com acelerações progressivas e foco em um uso tranquilo, tanto urbano quanto rodoviário.
A boa notícia é que o sistema híbrido privilegia o funcionamento elétrico em baixas e médias velocidades: é possível rodar apenas com o motor elétrico em cruzeiros de até 80 ou 90 km/h, com total suavidade. A 120 km/h constantes, o motor gira a cerca de 2.500 rpm, ainda com auxílio do motor elétrico em trechos planos, o que colabora para o consumo médio de 18,5 km/l obtido na estrada.
Novo Hyundai Kona Hybrid – interior
Hyundai/Divulgação
O acabamento interno agrada visualmente, com peças bem encaixadas e iluminação interna moderna, mas ainda há uso de plásticos rígidos no painel principal, que contrastam com os materiais macios aplicados nas laterais de porta e console central. Todavia, está acima da média de um Corolla Cross.
O espaço interno é convincente, com excelente área para pernas e joelhos no banco traseiro. O porta-malas com abertura elétrica tem capacidade dentro do padrão do segmento. Faltam pequenos refinamentos, como apoio lombar regulável e melhor ergonomia do comando do câmbio, que fica localizado em uma haste atrás do volante – uma solução bonita e diferente, mas que pode ser confusa em alguns momentos.
Novo Hyundai Kona Hybrid – interior
Hyundai/Divulgação
Estratégia, garantia e comparação com rivais
Além de inaugurar um novo capítulo de eletrificação para a Hyundai no Brasil, o Kona aposta na garantia de cinco anos para o carro e oito anos ou 160 mil km para a os componentes sistema híbrido como fatores atrativos. O SUV também se mostra competitivo nos custos de propriedade.
O plano de manutenção soma R$ 9.328,64 nas seis primeiras revisões, até 60 mil km. É um custo agressivo para um produto importado, similar ao de um Corolla Cross Hybrid e significativamente mais baixo que o de SUVs plug-in, como os de BYD ou GWM.
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O posicionamento de preços do Kona também pode ser considerado estratégico: embora não se espere grandes volumes de vendas, a marca quer conquistar um novo perfil de consumidor, que busca sofisticação, eficiência e tecnologia em um patamar de mercado onde a Hyundai ainda não atuava com força.
O novo Hyundai Kona serve como porta de entrada para uma fase mais refinada e sustentável da marca no Brasil. A escolha do primeiro combatente parece ter sido acertada, com um produto de qualidade, eficiente e com diferenciais atrativos frente à concorrência. Agora, cabe ao consumidor decidir. Confira como o novo SUV médio híbrido se posiciona frente aos rivais:
Hyundai Kona Ultimate – R$ 214.990
Hyundai Kona Signature – R$ 234.990
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid – R$ 208.690
GWM Haval H6 Premium HEV – R$ 209.000
BYD Song Pro DM-i – R$ 189.800
BYD Song Plus DM-i – R$ 229.800
Novo Hyundai Kona – Prós e contras
Pontos positivos: modo elétrico eficiente, baixo consumo de combustível, bom nível de acabamento e custo de propriedade atraente.
Pontos negativos: desempenho é apenas mediano; porta-malas é o menor do segmento; posição de dirigir baixa pode desagradar.
Hyundai Kona Signature 2026 – Ficha técnica
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Rodapé Um Só Planeta ABR/2025
Divulgação
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