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Teste: novo GWM Haval H6 2026, o que melhorou e o que deveria melhorar

18/11/2025

O mundo gira mais rápido para as marcas chinesas. Prova disso é o GWM Haval H6, que estreia seu primeiro facelift no Brasil três meses depois de começar a ser produzido em Iracemápolis (SP). O SUV médio parte de R$ 223 mil na versão HEV2, híbrida plena, e chega a R$ 325 mil na configuração GT com motorização híbrida plug-in. As primeiras unidades chegam às concessionárias nesta semana.
Não foi desta vez que o Haval recebeu motor flex. O SUV teve atualizações no motor 1.5 turbo de injeção direta, mas por enquanto continua bebendo apenas gasolina. A previsão da marca chinesa é que a versão flexível seja apresentada na renovação da linha, no segundo semestre de 2026, já como linha 2027. Logo, será um dos 12 lançamentos prometidos pela GWM para 2026.
GWM Haval H6 2026 – Versões e preços
Haval H6 HEV2 2026 – R$ 223 mil
Haval H6 PHEV19 2026 – R$ 248 mil
Haval H6 PHEV35 2026 – R$ 288 mil
Haval H6 GT 2026 – R$ 325 mil
O que mudou no GWM Haval H6 2026?
Toda a região frontal do SUV está diferente na linha 2026
Cauê Lira/Autoesporte
Nesta reestilização de meia-vida, o GWM Haval H6 foi atualizado por fora somente nas versões HEV2, PHEV19 e PHEV35. A recém-lançada versão One seguirá em linha com visual antigo enquanto durarem os estoques, enqianto configuração GT preserva o visual que já conhecemos. Curiosamente, esta é a única que ficou R$ 3 mil mais cara na virada de ano-modelo. Demais opções preservam os preços anteriores.
Teste: GWM Haval H6 One tem 243 cv e faz 18 km/l a preço de HR-V e Kicks
Começando pelo design, o SUV médio troca a grade do tipo infinita por um uma com bordas mais bem delineadas, além de um filete de LED vertical que desce dos faróis como uma “garra”. Este novo visual conferiu ao carro mais vendido da marca um estilo arrojado.
Mudanças na traseira são mais discretas
Cauê Lira/Autoesporte
Já a traseira tem o mesmo layout da linha 2025, com lanternas interligadas por um filete de LED iluminado. Este jogo de luzes fica bem interessante durante a noite. De forma geral, o SUV ficou mais agradável ao olhar.
O porta-malas continua com 560 litros (exceto a versão GT e seus 515 litros) e ainda tem abertura e fechamento elétricos. Por fim, o Haval pode ser adquirido nas cores Branco Ágata, Cinza Diamante e Preto. Como exclusividade, o H6 tem a opção Azul Cianita.
Espaço do porta-malas é ponto forte do Haval H6
Cauê Lira/Autoesporte
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Na cabine, todos os Haval H6 2026 estão diferentes — incluindo o GT. Além das mudanças de acabamento, aqui o H6 trocou um de seus itens mais criticados, o volante. Além de um novo miolo com apenas dois raios, a peça tem um novo aro, de base achatada e com uma empunhadura ergonômico e mais grossa.
Novo volante melhorou a empunhadura, o que era um ponto criticado no Haval anterior
Cauê Lira/Autoesporte
O console central também foi remodelado. Há um novo porta-copos e carregador de celular por indução de maior capacidade, com 50 Watts de potência. O banco do passageiro passa a ter ajustes elétricos, enquanto o do motorista oferece ventilação e o sistema “easy entry” (em que o assento desliza para trás para melhorar o espaço de acesso).
Cabine do Haval H6 continua bem resolvida na linha 2026
Cauê Lira/Autoesporte
A qualidade dos materiais volta a chamar atenção, pois o Haval H6 combina couro sintético, borracha texturizada e plásticos bem encaixados. Vários carros chineses abusam de tal variedade, mas poucos parecem tão bem montados quanto o SUV da GWM.
Central multimídia melhorou muito com o novo sistema operacional da GWM
Cauê Lira/Autoesporte
Quanto à conectividade, a central multimídia de 14,6’’ tem novo sistema operacional Coffee, com pareamento de celulares via Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O layout é personalizável como a tela inicial de um celular, possibilitando que o motorista coloque cada função onde preferir. Há uma tarja fixa com os controles do ar-condicionado digital na região inferior, o que facilita o uso.
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O painel de instrumentos digital traz uma tela configurável de 10,2’’ com função de reprodução do GPS nativo. Já o head-up display tem 9’’ e projeta informações como velocidade e Adas direto no para-brisa, evitando distrações. Inclusive, há uma câmera de monitoramento instalada na coluna A, atenta a cada movimento do motorista. Caso desvie o olhar da pista ou se distraia, será notificado por um alerta sonoro.
Todas as versões do novo H6 têm oito alto-falantes, mas só os modelos híbridos plug-in incluem amplificador e subwoofer em um sistema premium de 216 Watts. Fechando os tópicos sobre a cabine, o interior está disponível em três combinações de cores: Marfim Mineral (branco), Black (branco e preto) e All Black (preto).
Motores do GWM Haval H6 2025
Motor do Haval H6 foi atualizado na linha 2026; veja o que mudou
Cauê Lira/Autoesporte
O motor 1.5 turbo de quatro cilindros a gasolina foi atualizado com recursos presentes no GWM Wey 07, incluindo intercooler a água, bomba de óleo variável e bomba d’água eletrônica. Sozinha, a unidade a combustão desenvolve 150 cv de potência e 24,4 kgfm de torque. Logo, o torque registrou avanço de 1kgfm, em comparação com os 23,4 kgfm anteriores. Os números combinados, porém, variam de acordo com a configuração.
A versão HEV2, com conjunto híbrido pleno, não tem fonte externa de recarga e utiliza a energia cinética e o próprio motor a combustão para recarregar a pequena bateria de 1,7 kWh. Entrega 243 cv de potência e 54,5 kgfm de torque combinados, com câmbio automatizado de dupla embreagem com duas marchas mecânicas e o restante das relações preenchida pelos motores elétricos. Quanto ao consumo, o H6 HEV2 faz 14,7 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada, conforme o Inmetro.
O Haval H6 PHEV19 é a versão plug-in de entrada. Neste caso, o motor 1.5 turbo é combinado a um motor elétrico dianteiro, alimentado pelas baterias de 19 kWh. Aqui são 326 cv e 54,5 kgfm. Segundo o Inmetro, o SUV médio pode rodar 73 km em modo elétrico, sem gastar uma só gota de gasolina.
Nas versões PHEV35 e GT, o motor 1.5 turbo funciona em conjunto com outros dois elétricos, dianteira e traseira, alimentadas pela bateria de 35 kWh. Neste caso, os números do conjunto sobem para 393 cv e 78,7 kgfm, também com câmbio DHT de duas marchas mecânicas — e a autonomia elétrica é de 119 km.
Estes dois últimos são os únicos modelos com tração integral na linha Haval — e outra novidade fica por conta do sistema Hybrid Inteligent 4WD, com cinco modos de condução:
Modo ICE (FWD): tração pelo motor 1.5 turbo;
Modo EV (FWD): tração pelo motor elétrico dianteiro em velocidades intermediárias;
Modo EV (RWD): tração pelo motor elétrico traseiro em baixas velocidades;
Modo EV (AWD): tração pelos dois motores elétricos;
Modo Performance Máxima (AWD): tração pelos três motores (combustão e elétricos).
Como anda o novo GWM Haval H6?
Autoesporte teve a oportunidade de dirigir o Haval H6 PHEV35 em um curto trajeto de 1,5 km dentro de um condomínio. Como os carros de teste não estavam emplacados, não pude testar o SUV chinês na cidade ou na rodovia. Ficará para quando o modelo estiver em nossa frota. Para este contato inicial, a GWM preparou atividades de aceleração e montou algumas estações para testar recursos do sistema Adas de segurança ativa.
Na primeira atividade, havia um trajeto de 1,5 km para testar o launch-control — algo que os donos de carros chineses pouco usam no dia a dia. Para ativá-lo, basta pisar fundo no freio e pressionar o pedal do acelerador até o fim.
SUV usa e abusa de recursos de segurança ativa para melhorar a dirigibilidade
Cauê Lira/Autoesporte
Com o aviso no computador de bordo, libero o pedal de freio. O Haval H6 dispara enquanto emite o som artificial agudo de uma nave espacial decolando. Segundo a marca chinesa, o SUV precisa de 4,8 segundos para atingir 100 km/h. É um ótimo desempenho, considerando os 2.048 kg de seu corpanzil.
Na segunda atividade, a intenção era testar o controle de frenagem de emergência em um “carro inflável”. Este é um dos vários equipamentos presentes no pacote Adas, que ainda inclui sensor de ponto cego, sistema de monitoramento e correção de faixa e reconhecimento de placas de trânsito.
Também pude testar o assistente de estacionamento autônomo. Para acioná-lo, basta parar próximo de uma vaga, selecionar o ícone na central multimídia e liberar o pedal do freio. O volante gira sozinho para manobrar e encaixá-lo na vaga.
Outro recurso interessante atrelado a este sistema é que o Haval memoriza sua trajetória enquanto estaciona. Ou seja, ao deixar a vaga, o motorista pode apertar um botão e aguardar enquanto o próprio SUV faz o caminho contrário para sair do local. É muito útil em áreas apertadas.
O sistema de freios foi recalibrado com atuadores eletrônicos para melhorar a frenagem, substituindo o antigo sistema hidráulico. O objetivo é reduzir a resposta “borrachuda” do pedal no primeiro estágio. Em nosso breve contato, não foi possível constatar o nível de evolução no quesito.
Quanto à suspensão, a marca aproveitou a reestilização para substituir os antigos batentes por um conjunto mais firme, com menos curso que os anteriores. As restrições da condição de teste não permitiram que tais características fossem notadas. Quando o H6 2026 estiver em nossa garagem, teremos a oportunidade de testar na pista como o SUV se comporta.
Quando o GWM Haval H6 chega às lojas?
Distribuição do SUV reestilizado já começou; saiba quando chega às lojas
Cauê Lira/Autoesporte
A GWM aproveitou a promoção de Black Friday para queimar os estoques do Haval anterior e preparar a chegada do facelift. Entretanto, a marca diz que algumas unidades do H6 One 2025, a versão de entrada com conjunto híbrido pleno, ainda podem ser encontradas nas lojas. Este é o motivo do modelo não ter sido atualizado.
Embora o teste não tenha valorizado a experiência ao volante do SUV, o GWM Haval H6 melhorou na linha 2026. Está mais bonito por fora, equipado por dentro e ainda traz as boas características que o fizeram emplacar 3,3 mil unidades em outubro de 2025, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave). Ou seja, estamos falando do atual carro híbrido mais vendido no Brasil.
A renovação da versão One, que exclui equipamentos como tampa motorizada do porta-malas e teto solar panorâmico, deve elevar ainda mais este volume de vendas se for renovada. O caminho está livre para o Haval continuar liderando o disputado segmento dos SUVs chineses no Brasil.
Errata: a primeira versão deste texto apontava que o Haval H6 não teve atualizações na suspensão e nos freios. O SUV recebeu novos batentes e teve o curso dos amortecedores ajustados, além de oferecer autuadores eletrônicos para melhorar a frenagem.
Ficha técnica: GWM Haval H6 PHEV35 2026
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