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Teste: Lexus UX250h é a porta de entrada para os SUVs híbridos de luxo

29/05/2024
Teste: Lexus UX250h é a porta de entrada para os SUVs híbridos de luxo

SUV compacto entrega sofisticação e custa menos que Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA; confira as impressões O que torna as marcas premium especiais? Você pode gostar da esportividade da BMW, da tecnologia da Audi, do requinte da Mercedes-Benz e até da exclusividade da Jaguar. Fato é que todas as fabricantes têm um diferencial para se orgulhar. Na Lexus, creio que a sobriedade seja uma das características mais almejadas, e o novo UX250h 2024, que acaba de desembarcar no Brasil, faz a síntese disso.
O UX250h parte de R$ 273.990 na versão Dynamic e chega a R$ 313.990 na configuração Luxury testada por Autoesporte. Claramente, está mais próximo de um Toyota do que da própria Lexus, mas isso não é algo necessariamente negativo, pois a boa reputação dos utilitários da marca japonesa levaram o RAV4 à liderança absoluta de seu segmento no mundo. O problema é que algumas evoluções dos SUVs da Toyota deixaram o Lexus UX 2024 menos interessante, inevitavelmente.
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Cauê Lira/Autoesporte
Podemos enumerar, por exemplo, a recente evolução do próprio RAV4, que agora é vendido com motor híbrido plug-in no Brasil. Trata-se do primeiro Toyota do país que oferece a possibilidade de ser recarregado em estações para carros elétricos, assim como os principais concorrentes chineses (que já incomodam a marca japonesa, vale lembrar).
Initial plugin text
Enquanto isso, o UX segue com motor 2.0 aspirado capaz de desenvolver 145 cv de potência a 6.000 rpm e 20,2 kgfm de torque a 5.200 rpm, combinado a um propulsor elétrico dianteiro. Este é o arranjo que chamamos de micro-híbrido, ou híbrido pleno.
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Central multimídia mostra diagrama de recarga
Cauê Lira/Autoesporte
Se você tem o pé direito mais pesado, o UX dificilmente vai empolgar, mas ao menos o acelerador é reativo. O acerto do SUV é totalmente voltado ao conforto urbano, característica reforçada pelo excelente ajuste da suspensão, capaz de filtrar e digerir quaisquer imperfeições no asfalto. Quando o motor elétrico entra em ação, o UX fica ainda mais agradável, mas há um problema relacionado ao conjunto elétrico.
O isolamento acústico fica devendo bastante quando o motor a combustão é acionado como gerador, elevando a rotação e o ruído na cabine. Inclusive, o som fica bastante desagradável após algumas horas no trânsito, principalmente quando o nível da bateria está baixo.
Piloto automático adaptativo poderia evoluir no Lexus UX250h
Cauê Lira/Autoesporte
Como se não bastasse, o Toyota Corolla Cross também tem recursos que fariam inveja ao UX250h em sua linha 2025. O SUV produzido em Sorocaba (SP) recebeu uma atualização que permite que seu controle de cruzeiro funcione em qualquer velocidade, mesmo em trânsito intenso.
No caso do Lexus, o comando do carro é “devolvido” ao motorista sempre que o veículo à frente atingir velocidade inferior a 40 km/h. Então, até em comparação com um carro de patamar bem inferior, o UX mostra que precisa evoluir.
Seletor de modos de condução fica acima do painel de instrumentos em comandos giratórios
Cauê Lira/Autoesporte
De acordo com o Inmetro, o UX250h pode aferir 16,6 km/l na cidade, seu habitat principal. Na estrada o SUV também não faz feio ao marcar 14,7 km/l. Se você está buscando uma condução mais eficiente, basta selecionar o modo Eco no seletor giratório localizado acima do painel de instrumentos parcialmente digital. Nos modos Normal e Sport, o acelerador fica mais arisco, mas nada que altere significativamente sua dirigibilidade.
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Ergonomia é ponto fortíssimo do Lexus UX250h, que parece um hatchback
Cauê Lira/Autoesporte
Também destaco positivamente sua excelente ergonomia e a boa empunhadura do volante. Encontrar uma posição adequada para dirigir por várias horas é fácil — e mesmo após muitos quilômetros percorridos na estrada, não fiquei cansado ou com dores na lombar.
Visual, espaço interno e equipamentos
Lembra que falei da “sobriedade” dos carros da Lexus? O UX tem estilo bem fácil de agradar, como um hatch elegante que usou suplementos para adotar porte de crossover. Também é pouco chamativo nas ruas, quase não atraindo olhares curiosos. Imagino que isso agradará motoristas mais comedidos. Está na moda chamar tal preferência de “quiet luxury” (luxo discreto, em inglês).
Espaço interno pode ser empecilho para passageiros altos
Cauê Lira/Autoesporte
O UX250h tem 4,49 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,52 m de altura e 2,64 m de distância entre-eixos. Passageiros altos vão sofrer por causa do espaço escasso para os joelhos no banco traseiro, mas o UX pode transportar quatro adultos sem grandes problemas.
O porta-malas de míseros 234 litros foi comprometido pela bateria de 1,3 kWh instalada na região traseira. Se você busca um carro para viajar, considere outras opções.
Gosta de viajar com a família? Desconsidere o Lexus UX250h
Cauê Lira/Autoesporte
A montagem e a qualidade dos acabamentos mostram o que se espera da marca premium da Toyota. A Lexus teve atenção na escolha dos materiais, majoritariamente macios e emborrachados, por mais que o visual do painel já esteja um pouco desgastado. Faltou um duto saindo do ar-condicionado para a refrigeração do carregador de celular por indução.
Vale a pena?
Os novos carros da Toyota mostram que o UX250h de fato precisa evoluir — mas, partindo de R$ 273.990, o SUV tem poder de barganha contra os rivais alemães. Entre os nacionais, o BMW X1, montado em Araquari (PR, parte de R$ 299.950 e o Audi Q3 Prestige, feito em São José dos Pinhais (PR), custa R$ 296.990. Já a versão mais barata do Mercedes-Benz GLA, seu rival de segmento importado de Rastatt (Alemanha), parte de impensáveis R$ 369.900.
Portanto, o UX250h entrega a grife de uma marca premium e a tecnologia de um carro híbrido por valor bem convidativo. O SUV tem qualidades convincentes e falhas até que perdoáveis, considerando seu custo-benefício. Resta saber se a aceitação como a porta de entrada para os utilitários premium vai surtir efeito.
Ficha técnica
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