Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Teste: Hyundai HB20 Platinum Safety é para ter segurança sem gastar muito

17/02/2024
Teste: Hyundai HB20 Platinum Safety é para ter segurança sem gastar muito

Nova versão custa traz itens do pacote ADAS por menos de R$ 115 mil, para se manter na faixa e frear sozinha em emergências É possível ter um carro cheio de equipamentos de segurança sem precisar investir R$ 150 mil? Sim. O Hyundai HB20 Platinum Safety 2024 (nome comprido, né?) é prova disso. A nova versão do hatch compacto traz itens de segurança ativa, o popular pacote ADAS, que vão agradar compradores que prezam pela segurança, mas não querem um carro tão grande (ou caro).
Para esses, o novo HB20 Platinum Safety pode ser a medida certa. Seja no preço, de R$ 114.390, ou no tamanho. Afinal, em dimensões, ele tem apenas 4,02 metros de comprimento, 1,72 m de largura, 1,47 m de altura e 2,53 m de entre-eixos, É, assim, um dos menores hatches compactos do Brasil.
Saiba-mais taboola
A nova configuração foi posicionada como a segunda mais cara das oito disponíveis para o hatch produzido em Piracicaba (SP). Foi lançada em agosto passado e, na comparação com a Platinum (R$ 112.290), adiciona recursos de segurança e assistência à condução. São eles: frenagem automática de emergência com detecção de veículos, pedestres e ciclistas, alerta de saída de faixa com correção no volante e centralização de faixa, detector de fadiga e farol alto com facho adaptativo.
Cabine tem o mesmo visual das demais versões
Divulgação
A pequena diferença de preços, inclusive, nos faz desaconselhar a economia de R$ 2.100 logo de cara. Além dos recursos citados acima, o HB20 Platinum Safety traz ainda bancos de couro, chave presencial, partida por botão, faróis com acendimento automático, airbags laterais e de cortina (os frontais são obrigatórios), ar-condicionado, direção elétrica e central multimídia com tela de 8 polegadas.
Initial plugin text
Mais por menos
Quando dois dos quatros primeiros parágrafos são dedicados para descrever os itens de série, é possível perceber que esse é um dos pontos fortes do modelo em questão. Sim, é esse o caso do HB20 Platinum Safety. Nessa faixa de preços, não há rival mais completo: nem o Volkswagen Polo Comfortline (R$ 111.990) ou Highline (R$ 118.990), nem o Chevrolet Onix LTZ (R$ 111.590) ou Premier (R$ 117.480) dispõem de todos os itens de segurança ativa do Hyundai.
É bem verdade que o Volkswagen tem faróis de LED e o Chevrolet traz wi-fi nativo. Mas, no frigir dos ovos, é o HB20 quem equilibra melhor os recursos de conforto, assistência à condução e segurança em um único pacote. E nem estamos falando da versão topo de linha.
Ar-condicionado digital é exclusivo da versão topo de linha
Divulgação
Nesse caso, é possível admitir a falta de ar-condicionado digital. Menos tolerável é a vibração do motor 1.0 turbo de três cilindros. E essa é uma questão antiga. Já havíamos mencionado em testes anteriores do Creta e do próprio HB20. Verdade que essa é uma característica inerente aos propulsores com cilindros ímpares, mas a concorrência tem sido mais bem-sucedida em contornar a questão. Volkswagen e Fiat são bons exemplos.
Outro ponto sensível ao HB20 é o espaço interno. Na mesma geração desde 2012 (com um facelift profundo em 2019, tratado como segunda geração), o hatch da Hyundai não teve a plataforma atualizada. Por isso, oferece modestos 1,72 m de largura, insuficientes para acomodar três adultos com conforto no banco traseiro. Fora isso, entre-eixos (2,53 m) e porta-malas (300 litros) não destoam da média.
Porta-malas do Hyundai HB20
Renato Durães/Autoesporte
Um dos maiores dons do HB20 é não ter defeitos gritantes (ao menos após a última atualização visual, feita em 2022). Seu motor 1.0 turbo flex com injeção direta não é o mais potente do segmento, tampouco o mais econômico. Com 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque seja com gasolina ou etanol, o que garante segurança ao motorista para lidar com o tráfego urbano ou rodovias.
O consumo poderia ser melhor: na cidade, faz 8,3 km/l com etanol e 11,8 km/l com gasolina. No ciclo rodoviário, as marcas são de 9,9 km/l e 14 km/l, respectivamente, segundo o Inmetro. Entre os turbinados, Polo e Onix são as referências no segmento.
Como anda?
Ao volante, os sistemas de auxílio à condução, grande chamariz do HB20 Platinum Safety, funcionam de forma antagônica. A centralização de faixa, disponível em velocidades acima de 60 km/h, é capaz de identificar muito bem as escapadas do hatch e trazer de volta o carro para a trajetória, mesmo em curvas um pouco mais fechadas.
Quadro de instrumentos é parcialmente digital
Divulgação
Já o alerta de colisão frontal ainda carece de uma calibragem mais assertiva. Em outubro de 2022, apontamos a questão no teste do HB20S. Parece que nada mudou. Ao menor sinal de que o trânsito à frente parou, surge um alerta no quadro de instrumentos, quase sempre seguido de uma frenagem abrupta e indesejada. Isso, mesmo em situações em que o motorista está atento e não há uma situação de risco real.
Você deve estar se perguntando do controlador de velocidade adaptativo, o popular ACC. No caso do HB20 Platinum Safety, não há. Isso porque, para ler veículos, objetos e as faixas das vias, basta uma câmera posicionada na parte superior do para-brisa, além dos sensores de proximidade, ambos disponíveis no Hyundai.
Hyundai HB20 Platinum Safety tem rodas de 16 polegadas
Divulgação
Porém, é preciso uma segunda câmera ou radar para que o veículo faça a leitura de profundidade necessária para o ACC. Mas convenhamos: mesmo sem esse recurso, o HB20 Platinum Plus está bem acima da média do segmento. E surge como opção com excelente custo benefício para quem não abre mão dos recursos de segurança. Mesmo que eles, às vezes, façam mais alarde do que deveriam.
Hyundai HB20 Platinum Safety
Divulgação
HB20 Platinum Safety
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.