Teste: GWM Wey 07 acelera como Porsche e tem interior de classe executiva


Algumas cidades da Bahia registraram em 24 horas o volume de chuva esperado para todo mês de outubro. Isso começou a acontecer exatamente quando o avião que eu estava pousou no Aeroporto de Porto Seguro. Que azar, não é mesmo? Para piorar a situação, descobri que iria ficar mais de uma hora sentada no banco do passageiro do carro que eu estava justamente indo testar. Só que bastaram alguns minutos para entender que aquela ali era também uma das melhores posições possíveis para conhecer o GWM Wey 07.
Calma. Eu já explico. Antes, vou adiantar algumas informações. É importante dizer que o novo SUV híbrido plug-in da fabricante chinesa é responsável pela estreia da linha Wey no Brasil. A subdivisão especializada em carros de alto luxo foi lançada em 2016 na China. Por isso, a partir de agora, esse é o carro mais caro da GWM à venda no nosso país. Em versão única, tem preço de R$ 429 mil. Isso o coloca como rival de modelos como BMW X4 (R$ 458.950) e Volvo XC60 (R$ 459.950), por exemplo.
Galeria de fotos do GWM Wey 07
GWM Wey 07: classe executiva
E ajuda a explicar porque já impressiona quando a gente abre as portas traseiras — que, para começo de conversa, trazem iluminação ambiente e persiana retrátil para mostrar sofisticação. O Wey 07 ainda comporta seis passageiros, e não sete como o nome nos induz a pensar. Por isso, são dois bancos posicionados em cada fileira.
Fato é que os assentos da segunda fileira são quase como os da classe executiva de aviões comerciais. A largura é de 54,5 cm, o que proporciona conforto extra em bancos que já são extremamente aconchegantes. Para melhorar, têm ajustes elétricos, aquecimento, ventilação, apoio de pernas, inclinação e, para a minha surpresa, massageador.
Nunca tinha visto esse combo para um passageiro antes. Quem senta atrás do motorista ainda pode usar uma mesa retrátil que suporta até 10 kg, fazer as suas próprias regulagens do ar-condicionado e carregar o celular em duas entradas USB do tipo C.
GWM Wey 07 tem poltronas e ajustes do ar-condicionado para a segunda fileira
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Como a configuração de bancos é no estilo 2+2, a entrada para quem vai na terceira fileira é feita sem complicações. Até porque há um “corredor” de 19,2 cm para o acesso. E os passageiros, claro, não ficam nada apertados em função dos 3,05 metros de entre-eixos. A título de comparação, um Toyota SW4, que leva sete pessoas, oferece 2,75 m nessa medida, enquanto os rivais mais diretos têm, em média, quase 2,90 m nessa distância.
Na prática, esse número do Wey 07 faz até com que os últimos bancos sejam confortáveis para adultos de baixa estatura. Normalmente, essa área é mais indicada para crianças, mas o pé direito alto, de 85,1 cm do quadril até o teto, também colabora para a entrega de um espaço amplo para a cabeça.
Por lá, há ainda saída de ventilação, duas entradas USB-C e bancos com a opção de aquecimento. E eu não poderia esquecer de dizer que os assentos são elevados no layout de teatro para trazer maior visibilidade.
GWM Wey 07 comporta até adultos na terceira fileira de bancos
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Porta-malas generoso
Com 5,16 metros de comprimento, 1,98 m de largura e 1,81 m de altura, o SUV da GWM também oferece boas proporções no porta-malas. A capacidade é de 239 litros com todas as fileiras em uso, o que garantiu que duas malas pequenas mais uma mochila fossem acomodadas sem dificuldades. O compartimento chega a 1.040 litros com a terceira rebatida. A capacidade de reboque é de até 750 kg.
GWM Wey 07 chega a ter 1.040 litros de capacidade no porta-malas
Divulgação/GWM
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GWM Wey 07 tem geladeira
Fato é que, enquanto olhava a chuva intensa cair pelo teto solar panorâmico gigante e pensava que havia reclamado cedo demais de não ser a motorista da rodada, o condutor ainda perguntou se eu aceitava uma água. Respondi que sim, e ele prontamente me entregou uma garrafa geladinha. Só entendi o porquê quando vi que o GWM Wey 07 é equipado com o chamado “Thermal Box”.
Trata-se de um compartimento de sete litros localizado no console central que tem quatro funções: congelamento (-6ºC a 0ºC), refrigeração (0ºC a 15ºC), conservação (10ºC) e aquecimento (35ºC a 50ºC).
GWM Wey 07 tem compartimento com temperaturas que vão de -6º a 50ºC
Divulgação/GWM
Minimalismo exagerado
Depois da experiência nos bancos traseiros, minha expectativa ficou lá no alto em relação à primeira fileira. Mas a minha dica para você é: não crie a mesma esperança que eu. E digo isso por um só motivo: toda a parte do painel do GWM Wey 07 é simples demais para um carro de luxo.
Claro que o acabamento entrega o que é esperado. Não há plástico áspero ao toque em lugar algum. Aliás, os materiais predominantes são de couro napa e todas as texturas são macias ao toque. O interior em tom marfim ajuda a aumentar a sensação de refinamento, mas isso não se repete na opção em que tudo é preto. E aí está o grande problema: esse já é o padrão entregue até mesmo em carros chineses bem mais baratos. Falta um requinte extra no meio de tanto minimalismo.
GWM Wey 07 tem central multimídia de 14,6 polegadas e poucos botões
Divulgação/GWM
A história se repete quando a gente fala das telas. O painel de instrumentos tem 12,3 polegadas e é totalmente digital e configurável, enquanto a multimídia oferece 14,6″ com conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. Inclusive, praticamente todos os comandos são feitos pela central. Exceção para os botões do ar-condicionado digital de duas zonas e dos ajustes dos retrovisores.
Portanto, a única grande diferença para vários compatriotas recém chegados no Brasil é o head-up display, o visor que surge na visão do motorista e que impressiona com 25 polegadas no Wey 07. Importante ressaltar que a resolução e o funcionamento desse trio de telas é impecável por conta da terceira geração do sistema operacional da GWM, chamado de Coffee OS 3, que ainda oferece informações de trânsito em tempo real e até temporizador de semáforo.
GWM Wey tem botões físicos para o ar-condicionado e carregador de celular por indução inteligente
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Outros itens também nos ajudam a lembrar que o novo SUV da GWM é de luxo. Esse é o caso dos 16 alto-falantes espalhados pela cabine. Outro exemplo é o carregador de celular por indução que tem controle de temperatura e alerta de esquecimento.
Para completar, o banco do passageiro dianteiro fica em uma posição de 110 graus, o que, de acordo com a marca, oferece um ângulo de gravidade zero para oferecer conforto ainda maior. É por isso que o cinto de segurança não está na coluna B e fica instalado no encosto de lombar para se adaptar automaticamente conforme a posição do assento.
GWM Wey 07 tem banco do passageiro dianteiro com reclinação em 110 graus
Divulgação/GWM
E como anda?
Depois de tantas experiências surpreendentes como passageira, finalmente chegou a vez de dirigir o Wey 07. O SUV é equipado com um sistema híbrido plug-in (com carregamento externo) que combina um motor a gasolina 1.5 turbo com outros dois motores elétricos (um dianteiro e um traseiro, ambos independentes). Isso proporciona uma tração integral (AWD) que se adapta automaticamente às condições do terreno.
Desta forma, aliado a um câmbio DHT de quatro marchas, o conjunto é capaz de entregar 517 cv de potência e 83,6 kgfm de torque combinados. E, pasmem, consegue acelerar de 0 a 100 km/h em excelentes e rápidos 4,9 segundos, de acordo com a marca. É um desempenho de ninguém menos que um Porsche 718 Boxster em um carro que pesa 2.545 kg. Não é preciso dizer mais nada.
GWM Wey 07 tem bateria de 42,5 kWh
Divulgação/GWM
Já a bateria de lítio tem capacidade de 42,5 kWh, o que garante uma autonomia de 128 km somente em modo elétrico de acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). É possível rodar pelo menos 829 km com um só tanque. Para ter de 30% a 80% da energia recarregada são necessários apenas 26 minutos em carregadores rápidos de até 60 kW. Em pontos lentos de corrente alternada de até 6,6 kW, a bateria vai de 15% a 100% em 6h30min.
Não posso deixar de dizer que também já havia me impressionado com a suspensão do SUV antes mesmo de sentar no banco do motorista. Afinal, para chegar em Trancoso, passamos por uma estrada em péssimas condições. Inclusive, uma das piores que já vi. Mesmo passando por vários buracos e ondulações, o Wey transmitiu muito conforto para a cabine.
GWM Wey 07 é novo SUV híbrido plug-in
Divulgação/GWM
Isso porque o conjunto independente McPherson na dianteira e multilink de cinco braços na traseira, ambos com barras estabilizadoras e buchas hidráulicas, foi adaptado para o solo brasileiro antes de chegar às lojas. Na prática, entrega a estabilidade necessária para SUV.
O isolamento acústico é mais um ponto positivo do Wey 07. De acordo com a GWM, isso acontece porque os vidros são duplos acústicos nas duas primeiras fileiras, o para-brisa laminado é de alta densidade, há manta acústica em 96% do assoalho e os pneus (245/45 R21) têm uma camada interna de redução de ruído.
GWM Wey 07 tem rodas de 21 polegadas
Divulgação/GWM
Durante todo o trajeto, o que mais me incomodou foi a haste da seta. A alavanca posicionada na coluna de direção não desce ou sobe igual na maioria dos carros. Isso significa que é preciso dar um leve toque para o lado contrário para que ela volte a ficar isenta. Só que, na maioria das vezes, acaba ligando mais uma vez. É difícil acostumar.
Equipamentos de segurança de sobra
Para fechar o pacote com chave de ouro, o Wey 07 tem o pacote de segurança mais avançado da GWM com condução semiautônoma de nível 2+. São seis airbags, 17 sensores, cinco câmeras, controle de cruzeiro adaptativo inteligente, reconhecimento de fadiga e distração do motorista, alerta de ponto cego, assistente de faixa, frenagem autônoma de emergência, estacionamento automático e visão panorâmica 540° de ótima qualidade com chassi transparente.
GWM Wey 07 custa R$ 429 mil
Divulgação/GWM
Conclusão
Bom, se estava chovendo quando cheguei na Bahia, eu nem me lembro mais. Acontece que o GWM Wey 07 conseguiu roubar a cena mesmo em um cenário de praias paradisíacas. Afinal, não é todo dia que a gente testa um carro que impressiona quem está dirigindo pelo seu excelente desempenho, mas também seus passageiros por conta do luxo e conforto. É a mesma raridade de encontrar um temporal no nordeste. E é o combo perfeito para fazer os rivais tradicionais olharem a previsão do tempo com uma certa preocupação.
Pontos positivos: desempenho, espaço interno e lista de equipamentos
Pontos negativos: minimalismo exagerado e haste da seta sem precisão
Ficha técnica – GWM Wey 07 2026
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