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Teste: Geely EX5 é SUV elétrico com conforto de Volvo e preço de Compass

30/07/2025
Teste: Geely EX5 é SUV elétrico com conforto de Volvo e preço de Compass


Quando falamos do infame passado das marcas chinesas no Brasil, a Geely aparece com seus expoentes. É o caso do hatch GC2 e do sedã EC7, vendidos por aqui entre 2014 e 2016, ano em que a empresa encerrou suas atividades. Mas se todos merecem uma segunda chance, por que seria diferente para uma das maiores marcas da China? É com essa mentalidade que o Geely EX5, o novo SUV elétrico de porte médio, chega às concessionárias da… Renault?
Calma, já explicaremos a inusitada relação entre as marcas. Antes, vamos aos preços e versões do Geely EX5, pois o posicionamento do modelo no mercado é agressivo. O SUV médio será vendido no Brasil em duas versões: Pro (R$ 205.800) e Max (R$ 225.800). A mais barata chega a concorrer com configurações de topo de SUVs compactos como Honda HR-V e Nissan Kicks.
Renault quer ajudar a Geely a reescrever sua história no BRasil
Divulgação
No caso, o primeiro contato de Autoesporte foi por cerca de 90 km, quase todo em trajeto rodoviário, com a versão Max, R$ 20 mil mais cara. As diferenças estão restritas ao pacote de equipamentos (que você pode conferir logo abaixo), pois o SUV terá apenas um conjunto mecânico no Brasil.
Quem acompanha Autoesporte sabe que a Geely está se tornando sócia da Renault nesse retorno ao Brasil. A marca francesa ficará responsável pelas vendas, mas as lojas ainda terão separação física. Nesse acordo, a Geely também poderá utilizar a fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) para produzir carros híbridos e elétricos.
Geely EX5 2026 agrada, mas não esbanja um design com personalidade
Divulgação
O objetivo é respaldar a nova operação após o desastre da primeira passagem, quando a chinesa era representada pelo Grupo Gandini (o mesmo da Kia). Esse casamento é feliz em outras regiões do mundo, como na Coreia do Sul, onde Geely e Renault também são sócias, e, ainda, na Horse, fabricante de motores fruto de uma joint venture entre europeus e asiáticos. Já que estamos falando de recomeços, um belo capítulo começa a ser escrito com a chegada do EX5.
Geely EX5 tem farois esttreitos com iluminação de LED
Divulgação
Diferente de outros elétricos chineses, o Geely EX5 tem pelo minimalista: não chama a atenção como seus pares de classe e evita extravagâncias. O formato arredondado confere estilo sutil e delicado, que contrasta bem com os grandes faróis full-LED.
Porte do novo SUV médio é próximo ao do Haval H6
Divulgação
Já a traseira poderia ser facilmente confundida com a de um BYD ou Caoa Chery. O formato das lanternas interligadas é genérico e lembra o do Tiggo 7, com o filete central iluminado por LEDs. O jogo de luzes ficou interessante, mas a impressão de “já vi isso antes” é nítida. Chegou a hora de as marcas chinesas optarem por abordagens mais criativas, por dentro e por fora.
Lanterna do Geely EX5 Max 2026 pode ser confundida com a do Tiggo 7
Divulgação
O novo SUV tem 4,61 metros de comprimento — entre um Jeep Compass e GWM Haval H6 —, 1,90 m de largura, 1,67 m de altura e generosos 2,75 m de distância entre-eixos. O desenho da carroceria propicia ao EX5 um porte de SUV médio com espaço interno de um SUV grande. Ajustei o assento do motorista com as regulagens elétricas de acordo com meus 1,85 m de altura e me sentei no banco traseiro. Restou cerca de um palmo de distância dos meus joelhos até o encosto do assento frontal.
Mas o que realmente chama a atenção é o “chão” da cabine totalmente plano, típico de um elétrico com baterias posicionadas no assoalho, o que ajuda no dimensionamento da cabine. Só não se engane, pois três adultos ainda ficariam apertados por causa do espaço lateral para os ombros.
Painel tem bons materiais e parece bem construído
Divulgação
O painel do EX5 é tão genérico quanto o visual traseiro, por mais que seja bem executado. De novo, é difícil não confundir o elemento com o de um BYD. Começando pela variedade de acabamentos, o SUV combina borracha, couro sintético, costuras aparentes e plástico que imita uma espécie de madeira prateada. Diversas superfícies são macias ao toque.
Detalhe do acabamento do console central, que tem um carregador de celular por indução muito exposto
Divulgação
A cereja do bolo é a central multimídia de 15,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. A grande tela tem excelente resolução, responde bem aos comandos do motorista e exibe layout bonito quando está espelhando o celular. Uma faixa inferior fica sempre reservada aos controles digitais do ar-condicionado. Ótima notícia!
As marcas chinesas estão superando as fabricantes tradicionais por boa margem quando se trata da central multimídia
Divulgação
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Ao abrir o menu de ventilação, há dois seletores de temperatura: um para o motorista e outro para o passageiro. Todavia, ao mudar a temperatura de um lado, a do outro também muda, sendo impossível selecionar climatizações distintas. Portanto, trata-se de um ar-condicionado digital que parece ter duas zonas, mas tem apenas uma, com um atalho para o passageiro dianteiro também escolher a temperatura.
Gaveta abaixo do banco traseiro é cortesia da bateria plana, que não ocupa espaço no compartimento
Divulgação
Gosto quando os carros têm muitos porta-objetos, e é o caso do EX5. Existe até uma gaveta abaixo do banco traseiro para guardar bugigangas. O volante multifuncional de dois raios tem base e topo achatados, e boa empunhadura. Na estrada, basta pressionar o botão “Ok” para acionar o controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
Geely EX5: preços, versões e equipamentos
Veja 28 carros híbridos e elétricos que chegam ao Brasil no 2° semestre
Como anda
Recursos eletrônicos afetaram a autonomia do SUV médio
Divulgação
O Geely EX5 tem motor elétrico dianteiro síncrono, mas com rotores bobinados em vez de ímãs permanentes, que desenvolve 218 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. Ele é alimentado por baterias de 60,2 kWh de capacidade, de íons de lítio, que proporcionam 413 km de autonomia na versão de entrada e 349 km na versão topo de linha, segundo o Inmetro.
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A diferença se deve ao aumento de peso e à complexidade eletrônica da versão mais cara — que tem bancos elétricos com massageadores, sistema Adas de segurança ativa completo, maior capacidade de processamento e teto solar panorâmico. Esses itens demandam mais energia e comprometem a autonomia, por mais que a diferença de peso seja de apenas 50 kg.
Em estações de corrente alternada (AC), a bateria do Geely EX5 leva seis horas para recarregar entre 10% e 100%. Em corrente contínua (DC), são 20 minutos para recuperar entre 30% e 80% da carga caso o carregador tenha 100 kW.
Dinamicamente o Geely EX5 é um SUV bom de guiar. A suspensão faz ótimo trabalho ao mitigar os impactos e se mostra suficientemente firme para encarar curvas a velocidades comedidas. O mais interessante é que esse conjunto não passou por regionalização, pois o EX5 é um carro global, vendido com o mesmo acerto em todo o mundo.
Geely EX5 passa longe de empolgar ao volante nas acelerações, mas anda bem
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Há mais de uma década a Geely é dona da Volvo — e ficou claro que algum engenheiro da marca sueca participou do desenvolvimento do novo SUV chinês na parte de suspensão. O desempenho é bom, claro — e o 0 a 100 km/h em 6,9 s atesta isso —, mas não chega a impressionar para os padrões de um carro elétrico com entrega instantânea de torque máximo.
Outro tópico que chamou minha atenção foi o isolamento acústico. Por mais que ainda se escute o vento cortando impetuosamente a carroceria, o barulho de rolamento dos pneus é quase totalmente mitigado. Não precisei elevar a voz para conversar ou falar ao telefone (pelo comando de voz da central, claro).
Devido ao contato curto, não foi possível confirmar se a autonomia na prática se equivale à da homologação. Gastamos 30% de carga para rodar 90 km em rodovia, quase sem espaço para regeneração, o pior cenário possível para um elétrico.
Entre escorregões e acertos, a primeira impressão deixada pelo SUV elétrico é positiva. Custando entre R$ 205.800 e R$ 225.800, existe a possibilidade de o Geely EX5 ser mais barato até que o futuro Renault Boreal. Se a marca chinesa trouxe um “cavalo de Troia” para sua sócia francesa no Brasil, o tempo dirá. Fato é que a Geely faz por merecer a segunda chance.
Geely EX5 – Lista de equipamentos
A lista de equipamentos do Geely EX5 é recheada, como manda o padrão do segmento, mas tem recursos que variam de acordo com cada versão. Confira abaixo o conteúdo de cada configuração.
EX5 Pro (R$ 205.800): faróis Full-Led, freios de estacionamento eletrônico, lanternas em LED, grade frontal ativa, maçanetas retráteis, retrovisores elétricos e aquecidos, rodas de 18 polegadas com pneus 225/55, volante com revestimento premium, vidros elétricos, banco do motorista com ajuste elétrico (6 vias), bancos dianteiros com ventilação, direção elétrica, retrovisor interno fotocrômico, gaveta de 14 litros sob o banco traseiro, ar-condicionado automático com acionamento remoto, multimídia de 15,4 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto, assistente de voz, quadro de instrumentos digital de 10,2 polegadas, sistema de som com 6 alto-falantes, carregador por indução, sensor de chuva, seis airbags, controles de tração e estabilidade, visão 360°, sensores de estacionamento traseiros, alerta sonoro externo em baixa velocidade e outros;
EX5 Max (R$ 225.800): itens da versão anterior + farol alto com controle inteligente, teto solar panorâmico com cortina elétrica, tampa do porta-malas com acionamento elétrico, rodas de 19 polegadas com pneus 235/50, luz ambiente dinâmica (256 cores), banco do passageiro com ajuste elétrico (4 vias), bancos dianteiros com função massagem (6 modos), banco do passageiro com apoio de pernas elétrico, retrovisor interno fotocrômico automático, banco do passageiro com entrada e saída ativa, controle de cruzeiro aaptativo (ACC), piloto automático inteligente (ICC), reconhecimento de Sinais de Trânsito (TSI), assistente de faixa, detector de ponto cego (BSD), frenagem automática de emergência (AEB), assistente de tráfego cruzado traseiro (RCTA), sensores de estacionamento dianteiros, Head-Up display de 13,8 polegadas e sistema de som premium com 16 alto-falantes.
Ficha técnica: Geely EX5 Max
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