Teste: GAC Aion V Elite oferece muito espaço e até frigobar; vale investir?


Recentemente, o Jardim América, em São Paulo (SP), superou o Leblon, no Rio de Janeiro (RJ), como o bairro com metro quadrado de aluguel mais caro do Brasil. Para locar um imóvel ali, uma pessoa paga, em média, R$ 126 por m². Fosse um imóvel, certamente o GAC Aion V estaria no lado oposto desse ranking. À venda por R$ 219.990, o SUV elétrico é detentor de uma das melhores relações de espaço/preço do país.
Vamos aos números. Em uma carroceria de 4,61 metros de comprimento, porte muito similar ao de um Toyota Corolla (4,63 m), o Aion V entrega entre-eixos de 2,78 m, medida parecida com a de carros cerca de 20 cm mais compridos. Estamos, portanto, diante do SUV médio com melhor aproveitamento de espaço do Brasil. E se você pensa que o chinês se equivale a um daqueles apartamentos antigos, cuja área é generosa, mas o comprador vai encontrar uma série de problemas decorrentes do tempo, engana-se.
GAC Aion V Elite tem 2,78 metros de entre-eixos
Renato Durães/Autoesporte
Ao contrário de um imóvel velho e com a arquitetura elétrica toda comprometida, o fornecimento de energia não será um problema para o Aion V. Afinal, a bateria de 75,3 kWh de capacidade garante autonomia de 389 km, segundo o Inmetro. No otimista padrão chinês CLTC, o alcance é de 602 km. Em nosso teste, o modelo chinês fez média de 6,8 km/kWh. Logo, podemos projetar uma rodagem de 512 km com uma carga. A velocidade máxima de recarga é de 180 kW, cenário em que elevar o nível da bateria de 30% para 80% leva apenas 16 minutos.
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E já que minha “deixa” para falar do Aion V foi o mercado imobiliário, nada mais justo do que dividir o SUV por cômodos nesta avaliação. Nossa visita começa pelo escritório — mas pode chamar de banco do motorista. Ali, o condutor encontra banco de couro com ajustes elétricos e massagem. Também tem à disposição um quadro de instrumentos digital de 8,9 polegadas.
Em um mundo com telas cada vez maiores, um cluster modesto e com possibilidades reduzidas de personalização. É possível apenas mudar as informações projetadas do lado direito: mapa, pressão dos pneus e odômetro são algumas das opções disponíveis. A visualização, contudo, é bastante clara e objetiva.
Difícil mesmo é conviver com a falta de teclas físicas na cabine. Não há um único botão para funções básicas, como ajuste dos retrovisores, acionamento da ventilação ou mudança dos modos de condução. Tudo é feito por meio da central multimídia de 14,6 polegadas. Falando nela, o layout é limpo e tem visual moderno.
Mas entender onde fica cada tipo de controle leva um certo tempo. Quase todos os membros da redação de Autoesporte guiaram o Aion V, e a reclamação relacionada à usabilidade do aparelho foi unânime. Um exemplo é o comando para destravar o conector da recarga. Não encontramos de jeito nenhum. Por sorte, descobrimos que é preciso apertar duas vezes o botão do porta-malas na chave. Vai entender…
GAC Aion V Elite tem autonomia de 389 km segundo os padrões do Inmetro
Renato Durães/Autoesporte
Ao volante, o SUV elétrico poderia empolgar mais. Os 204 cv de potência, 24,5 kgfm de torque e aceleração de zero a 100 km/h em 7,9 segundos (informação da fabricante) sugerem um carro mais divertido do que, de fato, é. Claramente, o modelo foi criado pensando em transportar uma família com conforto, assim como uma casa de condomínio com três suítes é perfeita para um casal que tem filhos.
Aqui, um elogio à concepção do modelo chinês: mesmo sem ter passado pelo processo de adaptação de direção e suspensão para atender ao público brasileiro, a rodagem é surpreendentemente boa.
GAC Aion V Elite tem central multimídia que controle inúmeras funções do veículo; faltam teclas físicas
Renato Durães/Autoesporte
A suspensão não é molenga, como no GS4, por exemplo. E olha que a arquitetura traseira é por eixo de torção, em uma faixa de preço em que o tipo multilink, mais refinado, tornou-se praticamente regra. Fora isso, a direção tem a firmeza necessária para transmitir segurança ao motorista. As acelerações são suaves e progressivas, mostrando que nem todo carro elétrico precisa ser velocista.
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Entre as babás (eletrônicas), frenagem de emergência, correção de saída de faixa, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e alerta de colisões frontal e traseira. Há ainda sete airbags, incluindo uma inusitada bolsa central.
GAC Aion V Elite tem compartimento que pode ser refrigerado ou aquecido a temperaturas que vão de -15 °C a 50 °C
Renato Durães/Autoesporte
Passando aos demais cômodos, é óbvio que não há uma cozinha no Aion V. Mas não é que a GAC deu um jeito de instalar geladeira e forno no SUV? E não se trata de uma figura de linguagem: há, literalmente, um compartimento que pode ser refrigerado ou aquecido a temperaturas que vão de -15 °C a 50 °C.
É possível, inclusive, deixar o equipamento funcionando por até 24 horas, mesmo após sair do veículo. O aparelho só desliga quando a bateria do carro estiver com menos de 10% de carga. Testamos, claro, e o funcionamento impressiona. Conseguimos congelar uma garrafa de água em poucas horas!
GAC Aion V é espaçoso e confortável
Mesinha, geladeira e a possibilidade de formar uma cama são itens de versatilidade únicos
Renato Durães/Autoesporte
Se você quiser armazenar alimentos ou bebidas para usar na geladeira, a despensa — ou porta-malas — do GAC Aion V acomoda 427 litros. Nada muito surpreendente para o porte do SUV. O volume ainda pode ser prejudicado se o banco traseiro bipartido estiver reclinado. Sim, é possível deitar o encosto a ponto de transformar a segunda fila, que vamos tratar como sala de estar, em poltronas.
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Fora isso, deitando os bancos da frente forma-se uma espécie de cama (veja foto acima). A boa qualidade do estofamento de couro ajuda a aumentar o conforto a bordo. Se desejar, o ocupante do lado direito pode usar uma mesinha retrátil para se alimentar ou trabalhar com um notebook ou tablet, no melhor estilo das minivans dos anos 2000.
Porta-malas do GAC Aion V acomoda 427 litros
Renato Durães/Autoesporte
Ainda falando do convívio do Aion V com nossa redação, mesmo os mais altos da equipe, com 1,90 m, conseguiram se acomodar confortavelmente no banco traseiro, inclusive crusando as pernas. As saídas de ventilação ficam na coluna B e o acabamento espelha a excelente qualidade percebida na frente.
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Há muito plástico emborrachado e couro, além de montagens com folgas justas entre peças. Nesse aspecto, o SUV até parece ser mais caro. O trabalho dos arquitetos foi impecável ao trazer percepção de valor.
GAC Aion V Elite tem plástico emborrachado e couro no acabamento; mesinha ainda garante comodidade para os ocupantes
Renato Durães/Autoesporte
Do lado de fora, o Aion V recebeu menos elogios em relação ao visual. Eu, particularmente, gosto do estilo, que faz lembrar um personagem de desenho em quadrinhos. Os faróis têm formato amendoado e assinatura de LED que remete a um par de olhos.
A carroceria estilo minivan também foge do padrão de SUVs médios. Por fim, as rodas de 19 polegadas não parecem tão grandes. Se você tem a impressão de que todos os novos empreendimentos da cidade têm a mesma cara, talvez o Aion V seja para você. É uma proposta diferente, mas que não vai agradar a todos.
Fazendo uma última associação entre o mercado imobiliário e o Aion V, é possível enxergar a GAC como uma nova construtora, que acaba de chegar ao Brasil e precisa criar sua reputação. Está oferecendo um veículo elétrico, moderno, espaçoso e versátil pelo mesmo preço de rivais de marcas tradicionais, mas com propulsão apenas a combustão ou híbrida. Os atrativos são muitos. Porém, só arriscando para descobrir se esse empreendimento valerá a pena a longo prazo.
Pontos positivos: Autonomia, acabamento, espaço e mimos de carros de luxo
Pontos negativos: Comandos ficam somente na tela; rede de lojas ainda é pequena
GAC Aion V Elite
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