Teste: Foton Tunland V9, como anda a 1ª picape híbrida a diesel do Brasil
Os estoicos teriam dificuldades em trabalhar o exercício de impermanência das coisas com os clientes brasileiros do segmento de picapes médias. Até parece que, para esse nicho, nada flui, nada muda, tudo permanece igual. As preferências são sempre as mesmas: boa capacidade de carga, robustez, motor a diesel e vocação para o trabalho.
A Foton Tunland V9 tenta reforçar todos esses predicados, mas com diferenciais importantes: sistema híbrido leve de 48 Volts que ajuda nas acelerações e na eficiência, cabine muito mais caprichada e itens tecnológicos que o segmento não costuma trazer. Assim, aposta em ir além do que aquilo que o consumidor brasileiro está habituado a receber de uma picape média.
Picape média que, inclusive, tem porte que salta aos olhos. Imponente, a Tunland mede 5,61 metros de comprimento, 2,09 m de largura, 1,95 m de altura e dispõe de 3,35 m de entre-eixos. É bem maior que uma Toyota Hilux, com seus 5,32 m de comprimento e 3,09 m de entre-eixos, ou uma Ford Ranger (5,36 m e 3,27 m).
Foton Tunland V9 tem 5,61 metros de comprimento e 3,35 m de entre-eixos
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Vale lembrar que a Tunland tem dois visuais diferentes no Brasil. A V7 é a “cara” da Ford F-150. Já a V9, avaliada por nossa reportagem, tem dianteira que reverencia a Ram 1500. A traseira até segue a cartilha do segmento, com o nome da fabricante estampado na tampa da caçamba, mas ousa um pouco mais ao integrar as lanternas com uma barra iluminada — similar à da BYD Shark. As rodas escurecidas têm 18 polegadas.
Antes de tecer comentários acerca do interior, vamos a números fundamentais para a clientela de picapes médias. A Foton Tunland V9 tem capacidade de carga de 1 tonelada — no limite do que exige a legislação e um pouco abaixo da média do segmento, mas nada de prejudicial. Compensa com bons 28 graus de ângulo de ataque e 26 graus de saída, além de 70 cm de capacidade de imersão e 24 cm de vão livre do solo, que permitem à caminhonete encarar trilhas, pedras, buracos e cursos d’água rasos com tranquilidade.
Foton Tunland V9 – frente diagonal
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Se a Foton Tunland V9 demonstra aptidão para enfrentar adversidades, ao mesmo tempo não abdica do conforto. O interior da picape transmite qualidade e tecnologia bem acima do que o segmento costuma apresentar, remetendo até a carros de passeio da Mercedes-Benz. Há couro na cor Café por todos os lados, além de painel e forração das portas com materiais suaves ao toque.
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Nos idos de 2017, tive a oportunidade de guiar a natimorta Mercedes-Benz Classe X, picape que tomava a Nissan Frontier como base. Apesar da grife, tinha uma cabine frugal demais, com excesso de plástico duro para um produto que tinha aspirações premium. Nesse sentido, a chinesa Tunland V9 é tudo o que o frustrado projeto de caminhonete da marca alemã gostaria de ser — e mais um pouco.
Foton Tunland V9 tem bancos e portas com forração de qualidade
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A picape média da Foton, com preço sugerido de R$ 309.900, tem ainda ar-condicionado digital de duas zonas com saída para a segunda fileira, teto solar panorâmico, carregador de celular por indução, luz ambiente configurável e outros mimos.
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O painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas tem três estilos, sendo o clássico o melhor de todos, com informações bem apresentadas ao motorista. A central multimídia de 14,6 polegadas é agradável para o usuário, mas vale dizer que o Apple CarPlay sem fio não funcionou durante nosso teste. Tive de usar um cabo USB e a entrada é convencional, não do tipo C.
Os bancos dianteiros têm aquecimento e resfriamento, e o do motorista traz oito posições de ajustes e três de memória. Além disso, há ajustes do cinto de segurança e de altura e profundidade da coluna de direção. Isso garante ao condutor uma posição excepcional para guiar a caminhonete na cidade, na estrada ou no off-road.
Foton Tunland V9 tem painel de instrumentos de 12,3 polegadas e central multimídia de 14,6”
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Ao volante, inclusive, a Foton Tunland V9 apresenta comportamento interessante, muito em decorrência da suspensão com molas helicoidais na traseira. Combinada à arquitetura independente do tipo duplo-A na dianteira, deixa a picape com rodar estável, sem pular tanto em pisos irregulares com a caçamba vazia.
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Diferentemente do eixo rígido com feixes de molas usado na maioria das picapes médias, molas helicoidais absorvem melhor os impactos e reduzem a batida seca. Desse modo, a suspensão por molas helicoidais reduz os sacolejos da traseira e, em curvas, faz o chassi rolar menos. Por outro lado, compromete a capacidade de carga e a robustez, por isso costuma ser menos aceita pelos conservadores clientes de picapes médias.
Foton Tunland tem mesmo acesso à caçamba para as versões V7 e V9
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O conjunto motriz é formado pelo motor Aucan 2.0 turbodiesel e por um sistema híbrido leve de 48V. Com o auxílio de um motor elétrico de 12 cv e 5 kgfm, oferece bom torque em baixa rotação (45,4 kgfm logo a 1.500 rpm) e acelerações lineares. Mas nem tudo são flores. Mesmo com a tecnologia híbrida, o consumo não é dos melhores: 8,7 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada (Inmetro). Em nosso primeiro contato, alcançamos 10,2 km/l em ciclo misto.
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Mesmo sem eletrificação, as rivais têm números similares. O câmbio automático de oito marchas da ZF tenta compensar a limitação de potência, nem sempre com sucesso. As trocas são suaves, mas a programação prioriza economia e conforto, alongando as marchas e prejudicando as retomadas. As respostas, no geral, ficam lentas, o que passa a sensação de que o conjunto está sempre “correndo atrás” da potência que falta. No segmento, só a Ford Ranger 2.0 entrega menos, com seus 170 cv.
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A direção tende a ser leve em manobras e a altas velocidades, mas a precisão ainda é adequada para uma picape média em todos os modos de condução (Normal, Eco, Lama, Neve, Sport, Areia). Para completar, há auxílios à condução como alerta de colisão, assistente autônomo de frenagem, assistente de permanência em faixa, reconhecimento de placas de velocidade, detector de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
Unidos, não formam o Capitão Planeta e ainda geram um universo de barulhos irritantes, clamando pela atenção do motorista o tempo todo de um modo que mais atrapalha do que ajuda. Pelo menos o condutor pode desativar a maioria dos alertas se quiser.
Ainda no quesito segurança, a Foton Tunland V9 tem seis airbags, câmera de ré e câmera de 360 graus com função chassi transparente, para que o motorista veja o que está por baixo do veículo. Entretanto, a resolução na central multimídia poderia ser melhor.
Apesar desses pormenores, a caminhonete lê muito bem seu público-alvo. Incrementa a receita de uma picape média básica com alguns temperos extras. Se o consumidor de picapes médias representa um grande desafio filosófico para os estoicos, a Foton Tunland V9 sabe disso e dá pitadas de inovação tão discretas quanto o auxílio de seu sistema híbrido.
Foton Tunland V9
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