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Teste: Ford F-150 Tremor é versão ‘parruda’ de R$ 580 mil contra Ram 1500

22/05/2025
Teste: Ford F-150 Tremor é versão ‘parruda’ de R$ 580 mil contra Ram 1500

Com maior preparação off-road, linha estreia no Brasil para tentar reduzir a diferença de 40% para sua maior rival nas vendas Dodge Ram. Um produto que não existe há 15 anos, mas contra o qual até hoje é difícil competir. Jornalistas automotivos adoram racionalizar questões que, muitas vezes, são emocionais. Quando falamos em uma caminhonete acima de R$ 500 mil, então, há fetiches difíceis de se explicar sob a ótica da razão. E é aí que está o grande desafio da Ford F-150 Tremor, nova versão de topo do modelo.
Lançada nesta quinta-feira (21) no Brasil por R$ 580 mil, a F-150 Tremor chega como a versão mais nova – e cara – da família, com preparação exclusiva voltada ao off-road e alguns retoques visuais. Seu objetivo é levar a picape grande da Ford a enfim superar a média de 100 unidades por mês emplacadas em 2025, um volume de vendas cerca de 40% menor que o da líder do segmento, a Ram 1500.
Muito acima da própria Ram 1500, a maior missão da F-150 é romper o “fetiche da Dodge Ram”. Quando se fala em picape grande, o primeiro produto que vem à cabeça – ou boca – de qualquer brasileiro é um modelo que já não existe mais há 15 anos. Hoje, Ram é uma marca independente, que de Dodge nada tem, e com uma linha completa de produtos, formada também pela intermediária Rampage e as grandalhonas 2500 e 3500.
Tremor é a versão com algum nível de preparação para o off-road da Ford
Divulgação
Assim, o verdadeiro desafio da F-150 é conquistar os corações dos picapeiros endinheirados para grudar tanto em suas cabeças quanto um dia a finada Dodge Ram conseguiu. É (re)construir a reputação de uma marca especializada em caminhonetes e romper a bolha do protagonismo emocional da rival.
Até porque, do ponto de vista racional, a compra da representante da Ford já parece muito bem justificada. Mesmo custando R$ 20 mil acima da versão Lariat, a nova F-150 Tremor é mais barata que qualquer opção da 1500 no Brasil, oferecida entre R$ 585 mil e R$ 600 mil.
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Suspensão elevada, valentia também
E, com suspensão retrabalhada e outros ajustes, a Tremor também é a mais “parruda” das F-150, um modelo visto como eficiente, sim, mas talvez um pouco comportada demais. Pois a Tremor quer romper estes paradigmas.
Ford F-150 Tremor tem novas molas e amortecedores mais rígidos
Divulgação
Dotada de um jogo exclusivo de suspensão, com novas molas e amortecedores, barra estabilizadora que permite um maior curso de atuação, e uma nova manga de eixo para tornar a geometria da caixa de direção mais permissiva no off-road, sem perder as respostas diretas, a linha demonstra uma aptidão consideravelmente maior para o fora-de-estrada.
Claro que as demais versões da F-150 já eram competentes no quesito, com uma tração 4×4 dotada de diferencial dianteiro do tipo torsen, de escorregamento limitado, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, sete modos de condução – Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Off-Road, Pedras e Reboque – e quatro de tração – 4×2 traseira, 4×4 automática, 4×4 permanente e 4×4 reduzida.
Motor V8 5.0 da Ford F-150 é o mesmo Coyote que equipa o Mustang
Renato Durães/Autoesporte
Também continua na jogada o cultuado trem de força de “Mustang”, formado pelo motor V8 5.0 Coyote a gasolina, de 405 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, e o competente câmbio automático de dez marchas de origem GM – cujas relações mais baixas fazem as vezes de reduzida. Não é um conjunto mais potente que o da Ram, mas gera um 0 a 100 km/h em bons 7 segundos e ajuda a F-150 a ser mais suave e até elástica. Tanto que, recentemente, a F-150 venceu um comparativo de Autoesporte contra a própria 1500 e a Chevrolet Silverado.
Só que o pacote Tremor acrescenta novos temperos ao caldo. Por conta da suspensão mais robusta, o vão livre do solo cresceu para 27,7 cm e os ângulos de ataque, ventral e saída subiram para 28°, 21° e 24,1°, respectivamente. Uma das grandes sacadas da Ford foi aumentar a robustez sem comprometer tanto assim o conforto – relativo a uma picape construída sobre chassi de longarinas, lembremos. Para isso, o uso das molas especiais e de uma barra estabilizadora de maior curso foi fundamental.
Ford F-150 Tremor recebeu melhorias nos ângulos de ataque e saída
Divulgação
Os pneus 275/70 do tipo all-terrain plus garantem aderência em superfícies como lama, areia e até neve, algo que encaramos em nosso teste de pouco mais de 100 km com a caminhonete na região da Patagônia argentina. Ou seja, é possível encarar obstáculos um pouco mais agudos e explorar um bocado mais a valentia da F-150 neste pacote. Estamos falando, possivelmente, do produto mais capacitado ao off-road no segmento de picapes grandes no Brasil.
Assistentes adicionais
Quatro novidades da versão Tremor chamam a atenção em relação às demais versões da F-150: a régua com seis comandos auxiliares personalizáveis no teto (o motorista escolhe que atalho prefere ativar ali); tomada dupla de 120 Volts na caçamba, permitindo o uso simultâneo de dois aparelhos com até 2 mil Watts de potência; o piloto automático off-road, já presente no Bronco Sport, que controla a aceleração e até a frenagem do veículo a até 32 km/h em pavimentos escorregadios – incluindo a função one pedal drive, com uso apenas do acelerador; e o assistente de curva off-road.
Este último, ao ser ativado pela central multimídia de 12 polegadas, aciona o freio da roda interna traseira quando se vira o volante para determinada direção e a tração 4×4 está ligada. Assim, o veículo dá um pequeno “drift” e reduz o raio de giro, permitindo o contorno de curvas mais fechadas. Testamos o recurso na Argentina e funciona bem. Só esteja preparado para manter o rodízio dos pneus em dia, pois o desgaste dos traseiros vai aumentar.
Trilheira discreta
Ford F-150 Tremor tem grade exclusiva
Divulgação
Visualmente, a nova F-150 Tremor conta com mudanças até discretas, que incluem faróis, grade e para-choque dianteiro redesenhados e estilizados com faixas na cor laranja. O mesmo tom aparece nas insígnias dos para-lamas dianteiros e nos adesivos com o nome da versão nos para-lamas traseiros. Nada muito apelativo. Por dentro, costuras e pequenos detalhes do painel também se tornam alaranjados, e o nome Tremor está grafado no topo dos encostos lombares dos bancos dianteiros.
Demais equipamentos são os mesmos que já conhecemos na F-150 vendida no Brasil. Há senha numérica para destravar as portas – como nos velhos tempos do Fusion –, tampa de caçamba com abertura lateral ou de cima para baixo, quadro de instrumentos e central multimídia em telas digitais de 12 polegadas cada, head-up display, bancos dianteiros elétricos com aquecimento e ventilação, volante aquecível e com regulagem elétrica de altura e profundidade, pedais com regulagem elétrica, entre outros inúmeros mimos.
Ford F-150 Tremor tem detalhes de cor laranja também na cabine
Divulgação
O pacote de segurança também é completo, com oito airbags (frontais, laterais, cortina e joelhos), controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com função anda-e-para, frenagem autônoma emergencial e assistentes de manutenção em faixa, tráfego cruzado, manobra com reboque e de descida. A versão será vendida em quatro cores (preto, prata, cinza e branco) e tem cinco anos de garantia.
Mas, claro, a F-150 Tremor não é perfeita. Faltam estribos laterais elétricos, como a Ram 1500 e a Chevrolet Silverado têm, e uma tampa de caçamba mais bem elaborada, tal qual a da própria Silverado na linha 2025. E capota marítima só vem como acessório. Além disso, para incorporar a suspensão mais robusta, a versão aventureira fica 69 kg mais pesada que as demais e, como consequência, tem a capacidade de carga reduzida de 740 para 671 kg.
Inscrição Tremor aparece fora, e também dentro, nos bancos
Divulgação
Mas, no geral, o pacote é bom. Será o suficiente para enfim romper o “fetiche da Dodge Ram”, que ronda o segmento de picapes no Brasil há uma década e meia? O pacote da Ford F-150 Tremor parece ser o mais atraente possível para isso, mas, como dissemos lá no começo, o racional aqui conta menos do que o emocional. O mais importante para a nova versão será marcar o coração e a mente dos picapeiros, tanto quanto fez um dia sua hoje inexistente rival de 15 anos atrás.
Ford F-150 Tremor será oferecida em quatro cores (preto, prata, cinza e branco)
Divulgação
Ford F-150 Tremor – Prós e contras
Pontos positivos: pacote off-road competente; aumento de robustez sem perder o conforto das demais versões.
Pontos negativos: perda de quase 70 kg em capacidade de carga; não tem estribos elétricos nem capota marítima.
Ficha técnica – Ford F-150 Tremor
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