Teste: Fiat Toro 2026, o que melhorou e o que poderia ter melhorado


O grande sonho de toda equipe de design de uma fabricante automotiva é construir um carro que seja considerado bonito. Vejamos o caso da Fiat Toro. Desde que surgiu, em 2016, a picape intermediária é tida como uma das maiores referências visuais do mercado brasileiro. O problema é, que por trás desse sonho, pode estar uma cilada: como reestilizar um modelo bem nascido visualmente sem descaracterizá-lo ou fazê-lo perder o apelo estético?
A Volkswagen passou por isso com o Nivus no fim do ano passado, mas parece ter se saído bem. Já a Stellantis viveu esse desafio com a própria Toro tanto em 2021, ano do primeiro facelift, quanto agora. Na linha 2026, a caminhonete compacta-média passou por uma atualização visual que tem dado o que falar. No vídeo, contamos todos os detalhes.
Em enquete realizada por Autoesporte no Instagram, 76% dos seguidores afirmaram que a nova Toro está mais bonita do que a antecessora. Entretanto, basta entrar nos comentários de qualquer publicação sobre ela e se deparar com dezenas de opiniões negativos a respeito. Ou seja, o visual da Toro 2026 está gerando discussões acaloradas. Mas as mudanças da picape intermediária mais vendida no Brasil vão um pouco além disso.
Na linha 2026, a Fiat Toro será vendida nas mesmas seis versões de antes, porém todas estão R$ 2 mil mais caras. Para justificar o reajuste, a caminhonete passa a contar com freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, carregador de celular por indução e freios traseiros a disco. Confira abaixo a lista de preços e tudo o que muda.
Fiat Toro 2026 – Versões e preços
Fiat Toro Endurance T270 Flex AT6 2026: R$ 159.490 (antes era R$ 157.490)
Fiat Toro Freedom T270 Flex AT6 2026: R$ 169.490 (antes era R$ 167.490)
Fiat Toro Volcano T270 Flex AT6 2026: R$ 186.490 (R$ 184.490)
Fiat Toro Ultra T270 Flex AT6 2026: R$ 196.490 (antes era R$ 194.490)
Fiat Toro Volcano TD450 Diesel AT9 2026: R$ 210.490 (R$ 208.490)
Fiat Toro Ranch TD450 Diesel AT9 2026: R$ 228.490 (antes era R$ 226.490)
Fiat Toro 2026 – As principais mudanças
Fiat Toro Ultra 2026 muda a grade dianteira
Divulgação
Após nove anos de mercado, a Fiat Toro finalmente tem freios traseiros a disco e não mais tambores. Por outro lado, continua a ter suspensão traseira do tipo multilink, mais sofisticada do que a arquitetura McPherson de Jeep Renegade, Compass e Commander. É uma solução importante para conferir mais estabilidade a uma picape, cuja distribuição de peso é mais voltada à dianteira, especialmente com a caçamba vazia.
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Na linha 2026, a Toro também passa a ter freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold em todas as versões, além de carregador de celular por indução a partir da Volcano T270. Os grafismos do quadro de instrumentos digital com tela de 7 polegadas foram atualizados. E a manopla de câmbio é nova. Por fim, os bancos contam com novos revestimentos de tecido (versões Endurance e Freedom) ou uma mescla de vinil com couro (a partir da Volcano).
Tudo sobre a nova Fiat Toro
Além, é claro, das mudanças visuais. Na dianteira, o formato dos faróis e das luzes diurnas de LED (DRL) continuam iguais, mas os DRLs passam a ser segmentados, em um padrão similar ao do europeu Grande Panda, e também replicado em outros Fiat nacionais, como o Cronos. O para-choque frontal tem diversos elementos a mais, incluindo uma barra horizontal que visa a aumentar a sensação de largura da picape. Este padrão elevou o comprimento do modelo em 0,9 cm.
Fiat Toro 2026 teve poucas mudanças no interior
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Na traseira, as lanternas estão mais afiladas e com arranjos internos mais retilíneos e horizontalizados. A fechadura da tampa bipartida da caçamba também foi espichada para os lados, em mais um troque visual para a deixá-la “mais larga” visualmente. Apesar disso, a Fiat Toro 2026 continua com praticamente as mesmas dimensões de antes: 4,95 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,68 m de altura e entre-eixos de 2,99 m.
O volume útil da caçamba é de 937 litros para todas as versões, enquanto a capacidade de carga segue em 1.050 kg nas versões a diesel, 750 kg nas duas opções flex mais básicas e 670 kg nas intermediárias com motor T270. Outra novidade são os jogos de rodas com novos desenhos de 17 ou 18 polegadas, a depender da versão.
Fiat Toro 2026 – Motorização, desempenho
Fiat Toro com motor T270 rende até 176 cv
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O conjunto mecânico da Fiat Toro 2026 continua a ser formado pelos motores T270 turbo flex e TD450 turbodiesel. O primeiro é o conhecido 1.3 GSE T4, um quatro-cilindros com 16 válvulas, injeção direta e sistema MultiAir III de variação inteligente dos comandos de admissão e escape. Rende 176 cv de potência e 27,5 kgfm de torque tanto com gasolina quanto com etanol desde o início deste ano, e o câmbio é automático de seis marchas com tração 4×2 e bloqueio eletrônico de diferencial (TC+). Confira os dados de 0 a 100 km/h por versão:
Fiat Toro T270 2026 – 0 a 100 km/h por versão
Já a configuração TD450 traz o novato motor 2.2 MultiJet II turbodiesel também presente em Jeep Commander e Ram Rampage, com 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. Aqui, o câmbio passa a ser automático de nove velocidades, com tração 4×4 sob demanda e opção de reduzida (mas sem bloqueio de diferencial). Aqui, o 0 a 100 km/h é cumprido oficialmente sempre em 9,8 segundos.
Fiat Toro 2026 – Consumo
Fiat Toro faz até 13.6 km/l quando é abastecida com diesel
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Confira os dados de consumo da Fiat Toro 2026, por versão, segundo o o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro:
Fiat Toro 2026 – Consumo oficial
Fiat Toro 2026 – Como Anda
Fiat Toro 2026 praticamente não muda a dinâmica em comparação ao que era antes da reestilização
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Dinamicamente, a Fiat Toro 2026 mudou muito pouco. A principal novidade da picape intermediária está no novo motor 2.2 Multijet II de 200 cv, que dá nova vida às versões turbodiesel. Contudo, tal opção já havia estreado há alguns meses na gama.
Assim, o principal ganho da Toro 2026 está mesmo nos freios traseiros a disco, que pouco interferem na percepção de frenagem, mas conferem mais segurança, pois são menos suscetíveis a fadigas em frenagens de emergência. Quando a picape estiver em nossa frota, testaremos se os números melhoraram na prática.
Já o freio de estacionamento eletrônico aumenta a comodidade a bordo. Outra boa notícia é que o sistema Auto Hold da Stellantis mantém o acionamento gravado mesmo após desligar o veículo.
Isolamento acústico é um ponto negativo da Fiat Toro Ultra 2026
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Fora isso, é a mesma Toro que já conhecemos. Autoesporte testou a configuração Ultra T270, com 176 cv. Apesar da perda de 9 cv por conta do Proconve L8, não há uma redução prática de desempenho que seja perceptível ao condutor. O motor 1.3 turbo flex continua empurrando bem a picape e não senti falta de elasticidade para retomar ou fazer ultrapassagens, apesar de o propulsor girar muito alto e fazer barulho a cargas mais altas, por conta do deslocamento pequeno.
Isolamento acústico, aliás, é um ponto baixo da Toro. Em relação a seus irmãos de plataforma, ela é oproduto que mais transfere ruídos de motor, vento e rolagem dos pneus para a cabine, certamente devido a uma maior simplicidade do projeto. Por outro lado, a suspensão continua robusta como sempre, e a Toro tem bons ângulos de transposição: 25° de ataque, 28° de saída e 22,3 cm de vão livre do solo na versão Ultra com a caçamba vazia.
Outro ponto positivo é a central multimídia UConnect de 10,1 polegadas, com tela em posição vertical e respostas rápidas. O sistema possui vários recursos e demanda um tempo até que se conheça todos, mas é relativamente fácil de mexer e entrega Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Para melhorar, o inédito carregador de celular por indução, posicionado logo à frente da manopla de câmbio, é ventilado, o que previne o superaquecimento dos smartphones. E o volante segue com shift paddles e botões na parte de trás dos raios para ajustes rápidos de volume, o que ajuda muito na ergonomia.
O freio de estacionamento eletrônico vem de série em todas as versões
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Por ser uma reestilização não muito extensa, a Fiat Toro 2026 também preserva alguns vacilos das linhas antecessoras: o espaço interno na segunda fileira é acanhado para quem tem família e o acabamento é predominado por plástico rígido, com poucos elementos suaves ao toque, embora os encaixes sejam bons. O volante continua a dar rebotes em vias mais esburacadas, característica típica dos veículos Small Wide da Stellantis, e o diâmetro de giro é de longos 12,2 metros.
Por fim, o pacote de segurança não foi incrementado e a Fiat Toro 2026 continua a oferecer os mesmos equipamentos de sistema Adas de assistência ativa: frenagem autônoma emergencial, assitente de permanência em faixa (de geração mais antiga, fazendo a picape ziguezaguear de uma linha à outra) e farol alto automático. Nada de controle de cruzeiro adaptativo (ACC), portanto.
Além disso, a picape continua sem oferecer teto solar, nem mesmo opcionalmente, um item que já existiu na gama.
Fiat Toro 2026 – Prós e contras
Pontos positivos: desempenho, robustez, freios traseiros a disco, freio de estacionamento eletrônico e conectividade;
Pontos negativos: espaço interno limitado, consumo de combustível elevado e pacote de segurança sem mudanças.
Fiat Toro Ultra T270 AT6 2026 – Ficha técnica
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