Tank 300: visual imponente, vocação off-road

SUV da GWM combina sistema híbrido Hi4-T e tecnologias para enfrentar qualquer tipo de terreno Lançado no início de abril deste ano, o GWM Tank 300 impressionou pelo seu visual robusto ideal para o fora de estrada. Mas será que o modelo se traduz em competência e capacidade off-road? A resposta está na engenharia.
Base sólida
O Tank 300 utiliza a arquitetura híbrida Hi4-T, que a GWM desenvolveu para os seus veículos fora de estrada. A construção segue o conceito de carroceria sobre chassi de longarina, como acontece nas picapes que voltadas ao trabalho pesado – diferente da estrutura monobloco, típica dos automóveis de passeio.
Esse tipo de construção garante maior resistência a impactos e capacidade para superar terrenos difíceis, além de mais durabilidade e facilidade de reparo, itens importantes para quem gosta de ir além do asfalto. Tudo isso sem comprometer conforto, seja na cidade ou na estrada.
A engenharia da GWM ajustou a suspensão – do tipo duplo “A” com molas helicoidais na dianteira e eixo rígido atrás – para o típico gosto do brasileiro, sendo capaz de encarar todo tipo de obstáculos no off-road e oferecendo conforto e segurança no asfalto, nas ruas e rodovias.
O modelo tem tração 4×4 sob demanda, com opções 2H, 4H e 4L (reduzida), e bloqueio de diferencial dianteiro, central e traseiro com engates ativados em apenas 200 milissegundos. Na prática, isso permite ao Tank 300 sair de situações em que até três das quatro rodas estejam sem aderência.
A transferência de torque acontece por meio de eixo cardã – inclusive do motor elétrico, que fica posicionado entre o 2.0 turbo a combustão e a transmissão. A configuração direciona os 76,4 kgfm de torque combinado diretamente ao câmbio, o que permite que, dali, possam ser distribuídos para um eixo ou roda específica – fundamental para sair de atoleiros e trechos em que há perda de contato com o solo.
A transmissão é automática, com conversor de torque de 9 velocidades – a primeira no mundo desenvolvida para uso em veículos híbridos off-road. Segundo a GWM, seu índice de eficiência é de 97%, permitindo entrega de grande performance em altas velocidades com extrema suavidade nas trocas de marchas.
O modelo tem tração 4×4 sob demanda, com opções 2H, 4H e 4L (reduzida), e bloqueio de diferencial dianteiro, central e traseiro, o que permite ao Tank 300 sair de situações em que até três das quatro rodas estejam sem aderência
Divulgação
Apoio eletrônico no fora de estrada
Todo o aparato off-road é controlado por um avançado aparato eletrônico, chamado de Sistema Todo-Terreno (ATS). Com ele, o motorista tem à sua disposição 9 modos de condução. Além dos padronizados 2H, 4H e 4L, há opções para condições específicas de terreno: Lama e Areia, Neve, Montanha, Rocha, e Estrada Acidentada.
Há, ainda, a opção Expert, voltada para quem já possui grande experiência na condução de veículos no fora de estrada. Trata-se de um modo totalmente personalizável, que dá ao motorista a possibilidade de ajustar cada um dos parâmetros de acordo com a sua preferência.
Outro recurso prático, tanto para trilhas como para uso na cidade, é o Assistente de Manobra em Curva Fechada – ou “Tank Turn”. A partir de um toque em um botão localizado no console central, o raio de giro do Tank 300, com seus 4,76 metros de comprimento, é reduzido em até 20%, permitindo que um retorno de 180º possa ser feito em um espaço menor.
Para funcionar, ele utiliza a tecnologia de tração 4×4. Quando acionado, o sistema freia as rodas do lado interno da curva e, ao mesmo tempo, joga o torque para as rodas do lado externo.
Outra função eletrônica é o Controle de Cruzeiro Inteligente Off-Road (CCO), que mantém a velocidade do veículo constante em terrenos acidentados, sejam subidas, descidas, valetas, cascalho ou pedras.
Ao acioná-lo, o motorista ajusta a velocidade desejada, entre 4 e 12 km/h. A partir daí, não é preciso mais utilizar nem o pedal de freio, nem o do acelerador. O sistema controla o torque do motor e faz o gerenciamento da transmissão, mantendo a velocidade. A preocupação do condutor, então, fica exclusivamente com a direção.
A função chassi transparente, que permite visualizar o que há imediatamente abaixo do veículo, oferece ainda mais precisão e segurança nas manobras. O sistema utiliza as câmeras de visão 360º para captar imagens do entorno, que são processadas e projetadas na tela central.
Falando em tela central, aliás, há ainda a Interface Modo Off-Road, que exibe na tela multimídia os parâmetros importantes como bússola, ângulos de inclinação longitudinal e lateral, inclinômetro e ângulo de giro das rodas, entre outros.
Capacidades off-road e versatilidade elétrica
O GWM Tank 300 apresenta medidas condizentes para o uso fora de estrada. Por exemplo, são 700 mm de profundidade máxima para travessia de trechos alagados e 222 mm de vão livre do solo – dois pontos que, convenhamos, podem vir a ser úteis na cidade também.
Além disso, são 32° de ângulo de entrada e 33° de saída, enquanto a capacidade de carga é de 440 kg. Já a capacidade de reboque sem freio é de 750 kg, e a com freio é de 2.500 kg.
O sistema híbrido plug-in de última geração conta com uma potente bateria de 37,1 KWh, instalada junto ao chassi, protegida pelas longarinas e resistente à ação da poeira e da água. Segundo o Inmetro, são 75 km de autonomia elétrica, que é perfeito para o uso no dia a dia urbano.
No carregamento, ela aceita até 50 kW de potência em corrente direta (DC), na qual a recarga de 30% a 80% é feita em apenas 24 minutos. Já em um carregador AC (corrente alternada), a potência máxima de recarga é de 6,6 kW.
O sistema híbrido possui três modos de utilização: EV, que prioriza o motor elétrico; Inteligente, que usa o motor a combustão para recarregar a bateria; e HEV, que combina o uso dos motores a combustão e elétrico para otimizar o consumo e o desempenho. É o único modo em que a tração 4×4 pode ser acionada.
O GWM Tank 300 também conta com o sistema V2L (Vehicle to Load), que transforma o SUV em um grande powerbank, capaz de fornecer energia para outros dispositivos.
O recurso pode ser útil em acampamentos longe da rede elétrica ou em uma eventual emergência. Com a bateria carregada, a potência máxima de 3.300 W pode ser fornecida por aproximadamente 8 horas e meia.
Fonte: Read More



