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Tag de pedágio: por que é associada à placa e não ao CPF ou CNH

29/01/2024
Tag de pedágio: por que é associada à placa e não ao CPF ou CNH

Modalidade para evitar filas e facilitar pagamento de taxas em rodovias, soma 12 milhões de usuários no Brasil As tags de cobrança automática são uma alternativa para fugir das filas de pedágios em estradas, e hoje já podem ser utilizadas em outros estabelecimentos, como postos de gasolina e drive-thrus. Com mais de 20% dos veículos brasileiros utilizando o serviço, o sistema é liberado através de cadastro e vínculo de pessoa física ou jurídica junto à placa do carro, o que gera algumas limitações. Entenda o porquê esse serviço só é oferecido dessa maneira no Brasil.
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Autoesporte conversou com as principais empresas do setor, quanto a demanda e crescimento desse nicho, bem como sobre as possibilidades de flexibilização de cadastro. Pensar que as tags devem estar conectadas diretamente a um veículo específico determina que famílias que possuem mais de um modelo na garagem devem contratar um mesmo serviço duas vezes, por exemplo. Além disso, ao locar um veículo, pessoas físicas e empresas se tornam reféns das filas, caso a frota da locadora não possua tags de cobrança.
Representantes das empresas Sem Parar, ConectCar e Veloe explicam que a determinação de registro de tags com vínculo à placa de veículo vem das agências reguladoras de rodovias que atuam no país, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
De acordo com a regulamentação 01/2014 da ANTT e 4281 da Artesp, se faz como regra cadastrar uma placa por adesivo de cobrança, sendo que os números de registro devem ser enviados para os órgãos. O documento de pessoa física ou jurídica, entretanto, compõe o cadastro para determinar quem será o responsável financeiro no ato de contratação do serviço da tag.
Sobre a ideia de permitir um cadastro único, vinculado ao CPF ou número da CNH, André Turquetto, diretor geral da empresa do setor Veloe, afirma que não há impedimentos para que haja essa flexibilização: “Limitação técnica para que o vínculo entre o dispositivo de pagamento e a chave de identificação seja alterada, para o CPF, por exemplo, não existe. Há um caminho para evoluir nesse sentido. O maior desafio, porém, é convencer as agências reguladoras a mudarem e entrarem nessa jornada junto conosco”.
Atualmente, diversas instituições bancárias oferecem suas prórpias tags de pedágio. A Veloe é responsável pela C6 Tag
Divulgação
O representante, ainda, registra que a empresa apresentou aumento na procura pelo serviço durante o segundo semestre do ano passado, o que faz do nicho um setor em crescimento.
A ConectCar, conhecida por oferecer o serviço de cobrança automática na modalidade pré-paga, aumentou em 32% a base de clientes em 2023, quando comparada a 2022, de acordo com dados da empresa, além do uso da tag em transações de pedágios e estacionamentos, que cresceu 48%.
O diretor de negócios e produtos da marca, Newton Ferrer, ainda menciona que muitos proprietários de veículos não são as mesmas pessoas que os conduzem: “Temos o exemplo de usuários da ConectCar que fazem o cadastro para um parente usufruir do benefício de isenção de mensalidade que conseguem por ser clientes de um dos acionistas da empresa, Itaú e Porto”. A empresa também possui parceria e oferece isenção de taxas aos carros da frota da Localiza, que oferece seus veículos com a tag.
ConectCar possui parceria com diferentes empresas
Divulgação
A Sem Parar é a empresa que possui mais tags cadastras no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam), de 60 milhões de veículos registrados no país, mais de 12 milhões contrataram o serviço das tags, o que equivale a mais de 20% da frota nacional. Desse montante, 7 milhões escolheram os serviços da Sem Parar, mais de 50% dos veículos que utilizam o sistema.
A empresa registrou aumento de procura pelos serviços ano passado, após a chegada do sistema de cobrança Free Flow, onde os usuários realizam o pagamento através da tag ou da leitura da placa. Nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul a procura começou a se tornar maior, e vale ressaltar, que são as duas unidades federativas do país que arcam com esse sistema.
Com toda essa margem de crescimento, a reportagem da Autoesporte procurou a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), buscando um posicionamento quanto a ideia de flexibilização de cadastros para os serviços de cobrança automática. Até o fechamento da matéria não recebemos retorno da ANTT. Já a Artesp comunicou em nota que:
Monitoramos o crescimento do mercado de cobrança eletrônica via tags, impulsionado pelo aumento de operadores e incentivos. No momento, não há estudos por parte da Agência para associar o cadastro do tag ao usuário, pois as tarifas são vinculadas aos veículos, e o tag é um dispositivo eletrônico fixo no automóvel.
Atualmente, os usuários de rodovias dispõem de uma gama operadores para adotar o serviço de pedágio automático. Além disso, a iminente adoção do pedágio por pórticos (free flow) promete ampliar ainda mais esse cenário.
Pedágio Free Flow
Pedágio Free Flow já existe no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul
Divulgação / CCR RioSP
Sobre a modalidade Free Flow, a Abepam informou em nota:
Existem mais de 30 projetos de concessão previstos pelo governo federal para os próximos 3 anos e uma previsão de dobrar a malha rodoviária concedida neste período, passando de 25.000 km para mais de 50.000 km. Com isso, estimativas do Ministério dos Transportes preveem que a implementação do free flow como exigência nas rodovias concedidas no país deverá dobrar o uso de tags de pagamento automático em veículos nos próximos dois anos. O potencial do mercado de tags de pagamento automático é enorme e a nova tecnologia contribuirá ainda mais para a democratização deste serviço.
Pedágio Free Flow: confusão gera multas involuntárias e chega ao Procon
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