Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Subaru já pendurou carros em SP e deixou bairro sem luz; relembre

30/11/2025
Subaru já pendurou carros em SP e deixou bairro sem luz; relembre


Responda rápido: qual propaganda de carro, fora as de TV, te marcou profundamente? Se você já era ligado no assunto lá pelos idos do final dos anos 1990 e morava em São Paulo, há uma boa chance de responder que foram os outdoors da Subaru.
A história começou em fevereiro de 1998, quando a Caoa comprou os direitos de importação de carros da Subaru no Brasil. Na época, a marca estava — assim como agora — escanteada e esquecida, mas o dono da Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, via nesses veículos muito potencial.
Dr. Carlos, como era conhecido, não perdeu tempo e já em abril contratou uma das maiores agências de publicidade do país, a DPZ, para criar uma campanha que representasse uma espécie de relançamento da Subaru. O maior objetivo era fazer com que as pessoas de alta renda considerassem a Subaru como opção, algo que não faziam. E o argumento principal para isso deveria ser a concepção técnica diferenciada dos veículos da marca, com motores Boxer e tração integral.
DPZ foi contratada pela Caoa para realizar campanha a fim de expor Subaru
Divulgação/Acervo Miau
A verba era polpuda — R$ 7 milhões à época. Mas era óbvio que uma simples explanação técnica sobre os carros, mesmo que apresentada de forma interessante, não seria suficiente. A agência, então, se debruçou sobre a principal qualidade dos veículos da marca: a excepcional estabilidade. No entanto, como demonstrar isso de maneira impactante e, ao mesmo tempo, lúdica e surpreendente?
Subaru vende Forester 2023 como 0 km e futuro da marca é incerto no Brasil
Havia ainda no contexto um elemento quase amedrontador: a campanha deveria ser aprovada pelo próprio Dr. Carlos, que, como se saberia mais tarde, mostrou-se um mestre quando o tema era publicidade automotiva para alavancar vendas. Falhar não era opção.
Depois de inúmeras reuniões, propostas, papéis rasgados, novas ideias, mais papéis rasgados e cabeças quase queimadas, surgiu uma proposta praticamente irreal: pendurar um carro de verdade em um outdoor, lateralmente, em ângulo de 90 graus com a rua.
Agência teve a ideia de pendurar carros em outdoors espalhados pela capital paulista
Divulgação/Acervo Miau
A cena sem dúvida seria muito impactante e transmitiria de forma direta a ideia de estabilidade invejável. Mas será que era possível realizá-la? Se não era, deveria se tornar de algum modo, porque a ideia foi apresentada ao Dr. Carlos e aprovada por ele. O jeito era colocar mãos à obra.
A empresa especializada L&C Outdoor topou a empreitada. O projeto foi desenvolvido assim: um painel central seria construído com aço, com dois pilares estruturais, e o carro ficaria “amarrado” por tubos metálicos em formato de U pela parte de trás. Em cada lateral seriam montados e emendados outdoors comuns, com base de madeira. Na frente ficaria o material gráfico da campanha. Quem olhasse, visualizaria apenas o que parecia ser uma junção de três outdoors, sem imaginar a diferença na estrutura.
Initial plugin text
A construção ficou pronta no início do segundo semestre de 1998. E, bem ao estilo Caoa, decidiu-se pela instalação de não apenas um, mas três outdoors com os carros pendurados: além do Forester, foram exibidos Legacy e Outback. Em todos o mesmo slogan — “Nenhum carro agarra no chão como um Subaru” — e a inscrição Made in Japan.
Os outdoors foram instalados em pontos estratégicos da capital paulista: Av. Faria Lima, onde hoje há uma loja do McDonald’s; Av. Cidade Jardim, logo depois da ponte sobre o Rio Pinheiros, onde hoje fica o Parque do Povo; e em plena Marginal Pinheiros, um pouco antes da Ponte Cidade Jardim.
Os três carros, que eram 0 KM, praticamente não tiveram nenhuma preparação especial para “subir” nos outdoors: apenas foram drenados todos os líquidos para que não derramassem. De resto, estavam como saíram da fábrica.
Para suportar o peso do carro, a estrutura central era de metal reforçado; o veículo ficava preso pelos eixos
Divulgação/Acervo Miau
Os outdoors fizeram um sucesso tremendo, quem sabe até demais. Várias pessoas começaram a escalar os painéis para tentar tirar fotos ao lado dos carros pendurados — nem havia redes sociais na época. Outro problema foi que o Forester amanheceu certo dia com o vigia traseiro estilhaçado, não se sabe como. Como era impossível fazer a troca com o carro ali, a solução foi apelar para um plástico grosso e transparente colado com fita adesiva, algo que, de longe, não era visível.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Mas nada se compara ao fato de o Dr. Carlos cismar que o outdoor da Av. Cidade Jardim não parecia bem iluminado à noite. Por conta própria, ele convocou uma equipe de eletricistas para instalar várias lâmpadas extras — que, ao serem ligadas, queimaram o transformador do poste mais próximo, deixando parte do bairro do Itaim Bibi às escuras. Imagine a reação dos moradores…
O dia que a Audi transformou o Rodoanel em estrada sem limite de velocidade
A campanha ficou em exposição por cerca de um mês e rendeu vários prêmios à DPZ, como a Medalha de Ouro da categoria Outdoor do XVI Prêmio Colunistas São Paulo 1999 e o Grande Prêmio de Outdoor no XX Festival Brasileiro de Publicidade, promovido pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP). E é certo que muita gente se lembra desses outdoors até hoje.
Naturalmente, fica uma pergunta: será que veremos alguma repetição de tal criatividade em publicidade automotiva, uma campanha que chame tanto a atenção, em plena rua? Bem, dificilmente, ao menos nesse formato. Afinal de contas, os outdoors são proibidos em São Paulo desde 2006 devido à Lei Cidade Limpa, promulgada em setembro daquele ano, que varreu das avenidas esse tipo de painel publicitário (e, também, toda a poluição visual da cidade).
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.