Sem sucesso no Brasil, Volkswagen Up também sairá de linha na Europa

Marca confirmou que compacto deixará de ser fabricado na Eslováquia antes do fim do ano Fora das lojas brasileiras desde 2021, o Volkswagen Up! também vai sair de linha na Europa antes do final deste ano, de acordo com a revista inglesa Autocar. Por aqui, o Up! chegou no começo de 2014, mas não conseguiu grandes volumes de vendas. O preço bem acima da faixa em que eram vendidos Renault Kwid e Fiat Mobi, seus principais concorrentes, complicaram a vida do hatch que nunca emplacou o quanto prometia.
Volkswagen T-Cross 2025: o que sabemos sobre a reestilização do SUV mais vendido do Brasil
Volkswagen vai retomar produção total do T-Cross depois de cinco meses, diz sindicato
Novo Volkswagen Tiguan europeu tem toque de Mercedes, mas Brasil receberá SUV antigo
Além disso, a legislação, que passou a exigir cinto de segurança de três pontas para todos os ocupantes em 2020, foi a gota d’água. A partir daí, o carro passou a ser homologado para somente quatro passageiros, já que a VW não viu com bons olhos investir mais na estrutura do veículo para ficar com cinco assentos dentro da lei.
Na Europa foi mais longevo. Até o fim da produção, no fim deste ano, serão 12 anos de mercado que rendeu frutos. Além da Volkswagen, o Up! foi vendido sob as marcas Seat e Skoda. Sempre com motor 1.0 de três cilindros com alimentação aspirada ou por turbo.
Chegou também a ter uma versão elétrica, a e-Up!, que também deixará a linha de produção. Ele tem bateria de 32.2 kWh e autonomia para 260 km, chegou a ser cotado no Brasil, mas nunca desembarcou.
A última utilização do e-up! europeu ocorreu em 2019
Divulgação
Com a saída do Up! do mercado europeu, o Polo vai assumir o papel de menor hatch da Volkswagen, como já acontece no Brasil, até a chegada do ID.1. Este será um hatch compacto elétrico que atenderá as exigências de alguns países que pretendem banir os carros a combustão a partir de 2030, e será mais um passo da VW em seu portfólio de veículos zero emissão.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



