Roubo da bateria do carro: saiba se o seguro cobre e como evitar

Criminosos podem levar a bateria do seu carro em segundos; veja como se prevenir Nem sempre os criminosos planejam furtar um veículo inteiro. A subtração de componentes, como das baterias, estão crescendo nas grandes cidades. Bastam alguns segundos para abrir o capô, remover o equipamento e abandonar o local sem deixar rastros. O furto só é percebido horas depois, o que dificulta a investigação destes crimes.
Existem formas de evitar ou pelo menos dificultar os furtos de baterias em automóveis? Motocicletas e caminhões, onde o componente fica exposto, possuem travas de ferro para evitar a subtração do equipamento. Há uma forma de fazer o mesmo num carro? Indo adiante, caso o componente tenha sido roubado, está coberto pelo seguro do veículo? Autoesporte consultou especialistas da área de segurança pública e também seguradoras e corretoras para solucionar tais dúvidas e trazer alternativas. Acompanhe:
Roubo de bateria: como evitar?
Bateria de lítio está presa ao carro por dois cabos conectados aos terminais
Divulgação
Rodrigo Boutti, fundador da B4 Risk, consultoria de segurança pública especializada no segmento automotivo, diz que, por mais que existam travas de ferro para veículos com baterias expostas, não há um acessório com tal característica compatível com automóveis.
Initial plugin text
“O criminoso consegue destravar o capô por baixo do carro. Em seguida, ele afrouxa os dois parafusos da bateria — e pronto. O furto está concluído em poucos segundos. É uma ação difícil de rastrear, e muitas vítimas nem registram um boletim de ocorrência”, revela o especialista.
“O que percebemos sobre estes furtos é que são pontuais. Não há uma grande quadrilha especializada neste tipo de ação nas grandes cidades. São golpes de oportunidade”, afirma Rodrigo Boutti, fundador da B4 Risk.
Contra a artimanha rápida dos criminosos, Boutti revela que existem duas formas de evitar (ou pelo menos desestimular) os furtos:
1. Evitar parar na rua
Entende-se que, eventualmente, todos os motoristas param seus carros na rua — e como o furto da bateria leva poucos segundos, todos estão vulneráveis. Porém, nas ocasiões em que o carro ficar estacionado por muito tempo, Boutti recomenda procurar um estabelecimento privado, com seguro, para guardá-lo.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
2. Adquirir parafuso antifurto para bateria
É possível encontrar parafusos conhecidos como “travas antifurto para bateria” nas principais lojas online. Eles são fixados nos terminais e dificultam a remoção do equipamento, tendo em vista que o bandido precisaria de uma ferramenta específica.
Apesar do nome, o recurso é diferente das travas usadas em motocicletas e caminhões. Tratam-se de parafusos especiais, que não podem ser removidos com qualquer tipo de chave. No caso do acessório usado em outros veículos, a bateria fica totalmente imobilizada por uma presilha de ferro, e não pode ser removida mesmo após a retirada dos terminais.
Seguradoras cobrem roubo da bateria?
Consultamos três seguradoras e uma corretora sobre a reposição da bateria roubada; veja as respostas
Divulgação
Autoesporte consultou a corretora online Minuto Seguros e as seguradoras Porto Seguro, Youse e Tokio Marine para descobrir como suas coberturas funcionam. A última empresa nos respondeu afirmando que não poderia contribuir com a pauta.
Confira abaixo o que cada empresa tem a dizer sobre o roubo das baterias:
Minuto Seguros
Cobre o furto de baterias: Não
Resposta: O seguro auto cobre principalmente danos ao veículo causados por colisão ou situações de roubo ou furto. Ele não cobre a substituição de peças, como por exemplo, a bateria. No caso de um acidente que ocasionar dano a alguma peça, aí sim é possível acionar o seguro para o ressarcimento, a depender do contrato ou valor.
Porto Seguro
Cobre o furto de baterias: Sim, mas não nas apólices convencionais
Resposta: Para ter a cobertura da bateria, o cliente precisa contratar a cobertura compreensiva. Ou seja, dentro das coberturas básicas da Porto Seguro o roubo ou furto da bateria não está coberto. O custo da reposição da bateria em caso de roubo ou furto só será coberto se for superior à franquia.
Youse
Cobre o furto de baterias: Não
Resposta: A cobertura de roubo e furto da Youse é voltada à subtração total do veículo, não incluindo o furto isolado de peças ou acessórios, como a bateria. Entendemos a preocupação diante do aumento desses casos e reforçamos que o cliente pode contar com outras assistências disponíveis no seguro auto para situações emergenciais, como pane elétrica ou necessidade de guincho, caso a bateria seja removida.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



