Rodízio de carros em SP será suspenso no fim do ano; confira as datas


No final deste ano, o rodízio de carros será suspenso na capital de São Paulo. A prefeitura informa, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que a suspensão ocorre entre os dias 22 de dezembro deste ano e 9 de janeiro de 2026. A regra volta a valer no dia 12 de janeiro, na segunda-feira. Segundo o órgão municipal de trânsito, a medida acontece por conta do menor fluxo de veículos nas ruas neste período.
No entanto, o rodízio de veículos pesados (caminhões), Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC), Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) segue valendo.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Como funciona o rodízio de carros em SP?
Rodízio de carros em SP funciona de segunda a sexta-feira
Vitória Drehmer/Autoesporte
Hoje, o rodízio acontece da seguinte forma: carros são proibidos de circular em áreas determinadas da capital paulista de acordo com os finais de placa. Às segundas-feiras, por exemplo, são impedidos de circular os veículos que têm final de placa 1 e 2; às terças, carros com finais 3 e 4; nas quartas, os de 5 e 6; às quintas, os de finais 7 e 8; por fim, nas sextas, os que possuem final da placa 9 e 0. Veja abaixo:
Finais de placa 1 e 2 – segunda-feira
Finais de placa 3 e 4 – terça-feira
Finais de placa 5 e 6 – quarta-feira
Finais de placa 7 e 8 – quinta-feira
Finais de placa 9 e 0 – sexta-feira
Importante ressaltar que a circulação é restrita das 7h às 10h, na parte da manhã, e das 17h às 20h. Porém, não é válida nos finais de semana e feriados.
Initial plugin text
Quais são as zonas de rodízio?
Mapa do rodízio municipal de veículos de São Paulo
CET
Os veículos ficam impedidos de circular no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o mini-anel viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
Qual o valor da multa de rodízio?
Em caso de infração média dessa regulamentação, é previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) uma multa de R$ 130,16, com acréscimo de quatro pontos no prontuário do motorista.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



