Rodízio de carros em SP será suspenso no Dia do Trabalhador?

Entenda as regras da restrição durante o feriado prolongado a partir do dia 1º de maio de 2025 O rodízio municipal de carros na cidade de São Paulo (SP) estará suspenso nesta quinta-feira (1º) e sexta-feira (2), conforme anúncio da prefeitura da capital paulista. A decisão acontece por conta do feriado prolongado do Dia do Trabalhador.
Desta forma, veículos com placas finais 7 e 8, e 9 e 0 – que normalmente estão proibidos de circular na capital paulista das 7h às 10h e das 17 às 20h, às quintas-feiras e sextas-feiras – estarão liberados para trafegar excepcionalmente nos dois dias.
Já o rodízio de veículos pesados (caminhões), Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC), Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) e faixas exclusivas de ônibus estarão livres apenas no Dia do Trabalhador, quinta-feira (1º). Ou seja, essas restrições específicas seguirão em rigor na sexta-feira (2).
Quais são as zonas de rodízio?
Mapa do rodízio municipal de veículos de São Paulo mostra onde os motoristas não podem circular
CET
Somente algumas regiões da capital paulista fazem parte do perímetro proibido. Essas áreas são conhecidas como minianel viário e engloba os seguintes locais:
Marginal do Rio Tietê, Marginal do Rio Pinheiros;
Avenida dos Bandeirantes;
Avenida Afonso D’Escragnole Taunay;
Complexo Viário Maria Maluf;
Avenida Presidente Tancredo Neves;
Avenida das Juntas Provisórias;
Viaduto Grande São Paulo;
Avenida Salim Farah Maluf;
Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo (entre viaduto Grande São Paulo e avenida Salim Farah Maluf).
Initial plugin text
Como funciona o rodízio de carros em SP?
Rodízio municipal de carros é válido de segunda-feira à sexta-feira
Shutterstock
O Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores no Município de São Paulo, também chamado de rodízio municipal, foi criado para reduzir a circulação de automóveis em determinadas regiões da cidade de São Paulo.
Desta forma, a restrição é válida de segunda a sexta-feira, de acordo com o final da placa dos veículos. Durante os finais de semana e feriados, todos os carros podem circular. Veja abaixo:
Finais de placa 1 e 2 – segunda-feira
Finais de placa 3 e 4 – terça-feira
Finais de placa 5 e 6 – quarta-feira
Finais de placa 7 e 8 – quinta-feira
Finais de placa 9 e 0 – sexta-feira
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Qual o valor da multa de rodízio?
O motorista que for flagrado rodando nas áreas de restrição durante o seu dia e horário de rodízio é enquadrado por infração média, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Desta forma, recebe multa de R$ 130,16, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



