Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Revelamos os 17 lançamentos do plano bilionário da Volkswagen no Brasil

24/10/2025
Revelamos os 17 lançamentos do plano bilionário da Volkswagen no Brasil


Em 2024, a Volkswagen anunciou o maior ciclo de investimentos em uma história de 70 anos no Brasil: R$ 9 bilhões, que se somava a R$ 7 bilhões já provisionados anteriormente, totalizando R$ 16 bilhões.
Neste ano, a marca atualizou o valor para R$ 20 bilhões na América do Sul. Do mesmo modo, estabeleceu uma lista de 17 lançamentos para o Brasil até 2028. Em um trabalho de meses de apuração, Autoesporte desvenda, a seguir, os planos da marca para o nosso mercado.
Parte desses recursos já se converteu em produtos como as renovações de T-Cross, Amarok e Nivus, lançadas em 2024, além do Tera, um inédito SUV de entrada que, sozinho, consumiu R$ 1 bilhão para ser produzido em Taubaté (SP) a partir deste ano.
A lista também inclui produtos importados, tais como Golf GTI e novo Jetta GLI, o renovado Taos — que passará a vir do México, não mais da Argentina — e a novíssima geração do Tiguan, todos previstos para ganhar nossas ruas entre o fim deste ano e o primeiro semestre de 2026.
Mas é claro que a parte mais importante dessa cauda longa ficará guardada para o final. E será formada por duas famílias. A primeira, de picapes, será a já mencionada Amarok de segunda geração (projeto Patagonia) e o projeto Udara (VW247), que dará vida à tão aguardada caminhonete intermediária da marca.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Projeto Udara
Volkswagen Udara terá o mesmo painel do T-Cross
João Kleber Amaral/Autoesporte
Falemos primeiro da Udara. O nome ainda é provisório, mas a marca já fez clínicas para estudar sua aceitação ao lado de outras cinco opções: Acron, Airon, Arena, Tagro e Tukan. A produção está confirmada em São José dos Pinhais (PR), com investimento de R$ 3 bilhões. O modelo terá como base estrutural o T-Cross atual e seu porte será similar ao da Chevrolet Montana. Terá como missão substituir a Saveiro nas versões de entrada, mas também brigar com a Fiat Toro flex nas de topo.
Para ser mais competitiva contra a Fiat Strada cabine dupla, a Udara terá suspensão traseira por eixo rígido com feixe de molas e tração 4×2 dianteira. Autoesporte apurou que a motorização, inicialmente, será a 250 TSI, com o veterano motor 1.4 turbo flex de 150 cv, sem eletrificação. Versões híbridas leves de 48V ou híbridas plenas baseadas no 1.5 TSI Evo2 devem pintar apenas em uma segunda fase do projeto, após 2030.
Projeto Udara
Projeção: João Kleber Amaral/Autoesporte
Nossas mais recentes apurações apontam para um SOP (início da produção em série) apenas no final de 2026. Assim, o mais provável é que o lançamento fique para o começo de 2027. Toda a parte dianteira da carroceria, as colunas A e B, o para-brisa e as portas laterais dianteiras, assim como a estrutura do painel, virão do T-Cross, mas o visual será exclusivo, mais puxado para o Tera. Da coluna B para trás, tudo é inédito. A Udara será sempre cabine dupla e terá capacidade de carga próxima de 700 kg.
Nova Amarok (projeto Patagonia)
Projeção da nova Volkswagen Amarok; base é a chinesa Maxus Terron 9
Renato Aspromonte/Autoesporte
Também em 2027 deve chegar a nova Amarok. Baseado na chinesa Maxus Terron 9, que traz um conceito inovador de carroceria semi-integrada ao chassi de longarinas, o projeto Patagonia terá investimentos de R$ 3,3 bilhões e prevê uma caminhonete de porte robusto, quase entre uma picape média e uma grande. Serão cerca de 5,50 metros de comprimento, 2 m de largura, 1,86 m de altura e 3,30 m de entre-eixos.
Executivos da marca já confirmaram que a Amarok de segunda geração sul-americana terá versões híbridas, mas também deverão ser lançadas versões só a diesel, sempre com cabine dupla e tração 4×4. Os detalhes das motorizações ainda não são conhecidos; na China, porém, a Maxus Terron 9 é oferecida com um propulsor 2.5 turbodiesel de 223 cv e câmbio automático de oito marchas.
Projeto Saga e projeto A-SUV (novos Nivus e T-Cross) híbridos
SUVs híbridos da Volkswagen deve chegar a partir de 2027
João Kleber Amaral/Autoesporte
Contudo, a maior aposta da Volkswagen estará em uma dupla de SUVs híbridos a ser produzida em São Bernardo do Campo (SP) entre 2027 e 2028. O primeiro é chamado de T-Cross NF (nova geração), também conhecido como projeto A-SUV ou VW226, conforme informação apurada pela Mobiauto. Chegará no final de 2027.
O segundo é denominado internamente de Nivus NF, projeto Saga ou VW213. Está previsto para o ano seguinte, 2028. Ambos usarão a plataforma MQB Evo, derivada do novo T-Roc europeu, e estrearão no Brasil o motor 1.5 TSI Evo2, uma evolução do 1.4 TSI, já convertido para flex.
Novo Volkswagen Nivus terá inspiração no T-Roc de segunda geração
João Kleber Amaral/Autoesporte
Também da família EA211, o 1.5 TSI Evo2 opera em ciclo Miller e traz melhorias como turbo de geometria variável, maior pressão de injeção, catalisador de três vias e filtro de partículas do combustível realocado para perto do motor, em um módulo unificado de controle de emissões. Por fim, possui gerenciamento ativo de cilindros, que desativa até dois cilindros a cargas baixas ou médias a fim de economizar combustível.
Nos novos T-Cross e Nivus nacionais, esse motor será usado em configuração híbrida leve de 48V, com cerca de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, ou híbrida plena, tal qual um Toyota Corolla Cross, com aproximadamente 170 cv e 31,6 kgfm.
O A-SUV (T-Cross de segunda geração) terá design inspirado no conceito ID.Cross
Projeção: João Kleber Amaral/Autoesporte
Nossa reportagem pode afirmar que, a princípio, só a versão de topo do novo T-Cross terá o conjunto HEV, que posteriormente será aplicado na picape Udara. Versões básicas do projeto A-SUV, bem como as intermediárias e de topo do Nivus, serão apenas híbridas leves. Na base, o projeto Saga pode manter o motor 200 TSI 1.0 turbo de 128 cv, sem eletrificação.
Uma apuração surpreendente de nossa reportagem é que tanto o motor 1.5 TSI Evo2 quanto o sistema elétrico de baixa e alta tensão usado nos SUVs híbridos chegarão primeiramente importados do México. A nacionalização da produção na fábrica de motores de São Carlos (SP) está prevista apenas para 2031. E deve incluir tanto o conjunto elétrico quanto o sistema de transmissão.
Outro detalhe importante é que os novos projetos devem conviver com Nivus e T-Cross atuais, que passarão por mais uma renovação visual. Há chances de a Volkswagen adotar outros nomes para suas respectivas novas gerações. Assim, a fabricante formaria uma “escada” com cinco SUVs nacionais: Tera, Nivus, T-Cross, projeto Saga (Nivus G2 ou outro nome) e projeto A-SUV (T-Cross G2 ou outro nome). Este último, na prática, será um sucessor do Taos, que deve sair de linha.
Nova Plataforma
A Volkswagen trará ao Brasil a plataforma MQB Evo e a motorização 1.5 TSI Evo2 MHEV e HEV do novo T-Roc europeu
Projeção: João Kleber Amaral/Autoesporte
Para produzir dois SUVs híbridos flex em São Bernardo do Campo (SP), a Volkswagen trará ao Brasil a plataforma MQB Evo e a motorização 1.5 TSI Evo2 MHEV e HEV do novo T-Roc europeu. Inclusive, toda a base estrutural dos novos Nivus (projeto Saga) e T-Cross (projeto A-SUV) nacionais será aproveitada do chamado “SUV do Golf”, em uma estratégia similar à da Renault com o Boreal em relação ao Dacia Bigster.
Já utilizado na Europa, pode equipar qualquer tipo de veículo a combustão, seja sem eletrificação, com 116 cv, seja híbrido plug-in, de 272 cv. No Brasil, será aplicado em híbridos leves de 48V e plenos. Não há previsão de uso em um modelo PHEV de produção nacional.
Linha do tempo: Lançamentos
Em seu pacote de R$ 20 bilhões para a América do Sul, a Volkswagen prometeu fazer 20 lançamentos na região até 2028, sendo 17 somente no Brasil. Nove desses produtos já foram confirmados e seis chegaram efetivamente ao mercado, mas ainda vem muito mais por aí.
Confira a lista completa:
2024 – T-Cross (facelift)
2024 – Polo Track Rock in Rio (nova versão)
2024 – Amarok (facelift)
2024 – Nivus (facelift)
2025 – Nivus GTS (nova versão)
2025 – Tera (modelo inédito)
2025 – Golf GTI (nova geração)
2025 – Jetta GLI (facelift)
2025 – Taos (facelift)
2026 – Tiguan (nova geração)
2026 – Udara (modelo inédito)
2027 – Amarok (nova geração)
2027 – A-SUV/T-Cross NF (nova geração)
2027 – Saga/Nivus NF
2028 – Tera (facelift)
2028 – T-Cross (facelift da 1ª geração)
2028 – Nivus (facelift da 1ª geração)
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.