Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Renault Niagara quer peitar a Rampage e será o carro mais caro da marca

27/03/2025
Renault Niagara quer peitar a Rampage e será o carro mais caro da marca

Executivo revela “spoilers” sobre posicionamento de mercado, motor híbrido e o que esperar no pacote de equipamentos Os planos da Renault para sua nova picape intermediária, a Niagara, são mais ousados do que imaginávamos. As primeiras unidades pré-série serão montadas em Córdoba (Argentina) ainda este ano e o lançamento deve acontecer em meados do primeiro semestre.
Fruto de um investimento de US$ 350 milhões (oU R$ 2 bilhões, em conversão direta), a Niagara será mais cara que a Oroch e mira todo o mercado latino-americano. O diretor do centro de design da Renault, o brasileiro Daniel Nozaki, soltou alguns “spoilers” à imprensa argentina — entre eles, confirmou que versões da nova picape serão posicionadas “acima de Toro e Rampage” e que o motor híbrido pode demorar alguns anos para chegar.
Posicionamento da Renault Niagara
Renault Niagara irá buscar posicionamento premium, acima de Fiat Toro e Ram Rampage
Kleber Silva/KDesignAG
“A Renault está desenvolvendo uma família completa de novos modelos com o objetivo de atingir um posicionamento mais elevado como marca. Por isso, a Niagara será uma picape com materiais de muita qualidade e buscará um posicionamento mais premium, acima até de Fiat Toro e Ram Rampage”, revelou o designer brasileiro.
Nozaki voltou a reiterar que a Niagara não chega para substituir a Oroch. A picape atual, produzida em São José dos Pinhais (PR), será mantida como um modelo de entrada no segmento. “A nova Niagara não terá nada a ver com a Oroch […] Tampouco nos inspiramos na Fiat Toro”.
Renault Niagara Concept antecipou o visual da picape
Divulgação
A Renault realizou clínicas com potenciais clientes da Niagara no Brasil. Na votação, a nova picape teria superado não apenas a Fiat Toro como também rivais indiretas do segmento médio, ressaltou o executivo. “Em grande parte, é um mérito do tamanho e das proporções. O chamado ‘size-impression’ (impressão de tamanho) é algo que o cliente latino valoriza muito. Será um veículo de quase cinco metros de comprimento”, disse. A título de comparação, a Rampage tem 5,02 m.
Initial plugin text
A Niagara terá a cabine mais espaçosa da categoria, garantiu Nozaki. A Renault deu atenção especial ao acabamento interno, que trará maior variedade de materiais, e ao sistema de mídia, que será de melhor qualidade em comparação com o que a marca já oferece.
Motorização da nova picape Renault
Renault Niagara Concept terá versão híbrida, mas não durante o lançamento
Divulgação
Sobre o conjunto mecânico, Nozaki disse que os testes ainda estão em andamento. “A Renault agora realiza a materialização de todos os aspectos técnicos, incluindo as motorizações. Estamos trabalhando para que, em algum momento, talvez não na etapa inicial de lançamento, exista uma variante eletrificada”.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Conforme Autoesporte apurou, a Niagara será lançada com motor 1.3 turbo flex de 170 cv e 27,5 kgfm, com transmissão automatizada de sete marchas. Trata-se da mesma mecânica do Duster, porém, o SUV compacto tem câmbio CVT (veja abaixo).
Posteriormente, este propulsor deve adotar um conjunto híbrido leve de 48V. Discute-se ainda o lançamento de uma versão híbrida 4×4, em que um motor elétrico ficará responsável por tracionar as rodas traseiras.
Choque cultural com a matriz
Renault precisou convencer a matriz sobre a viabilidade do projeto que resultará na Niagara
Renan Bandeira/Autoesporte
Por fim, Nozaki confirmou que a Renault está na etapa de convergência industrial. Assim, o design da Niagara foi aprovado, e a picape deve surgir nas ruas em sua carroceria definitiva em breve para testes urbanos. Disse também que houve um “choque cultural” com a matriz francesa durante o período de aprovação.
“Para nós [latino-americanos] é mais fácil aceitar veículos utilitários, práticos e acessíveis, para todos os públicos. Por isso, no começo, nos custou convencer os chefes na Europa sobre o carro que gostaríamos de desenvolver”, comentou o executivo. “Queríamos projetar uma picape, mas não um veículo voltado ao trabalho como eles imaginavam”, completou.
“Vamos oferecer um carro tecnológico, com funcionalidades incríveis. O cliente deste segmento [de picapes intermediárias] mudou. Vamos utilizar acessórios para a caçamba, para aumentar a versatilidade e o aproveitamento deste espaço”, finalizou.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.