Renault Kardian tira nota máxima em teste de segurança; veja o crash test


O Renault Kardian alcançou a nota máxima na mais recente rodada de testes realizada pelo Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP). O órgão é o principal avaliador da segurança dos veículos vendidos na região e concede notas de acordo com os resultados obtidos a partir de uma série de critérios. O SUV compacto obteve no total cinco estrelas, classificação considerada a máxima possível.
De acordo com o Latin NCAP, o Kardian oferece 83% de proteção para ocupantes adultos, 83% para passageiros infantis, 73% para pedestres e 84% para assistência à segurança. As notas melhoraram consideravelmente na comparação com a avaliação realizada em dezembro de 2024, quando o modelo recebeu classificação total de quatro estrelas e foi penalizado pela baixa proteção para pedestres (apenas 48%).
Assista ao crash test do Renault Kardian no Latin NCAP:
A nota subiu, em grande parte, graças às atualizações promovidas pela marca no pacote de equipamentos da linha 2026, que ganhou farol alto automático e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas nas versões mais caras.
No mais, o Kardian segue equipado com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controlador de velocidade, câmera de ré e sensores de estacionamento, entre outros.
Renault Kardian melhorou a nota graças à proteção extra para pedestres
Divulgação/Latin NCAP
Produzido no complexo de São José dos Pinhais (PR), o modelo foi avaliado em quesitos como impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. Fora isso, os equipamentos Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e Sistemas de Assistência à Velocidade (SAS) também passaram por testes.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
No relatório divulgado, o Latin NCAP explica que a proteção oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista e do passageiro foi boa, enquanto a proteção do tórax do motorista foi marginal. Já as canelas esquerdas do passageiro e do motorista receberam proteção adequada, enquanto nas direitas a proteção foi boa. Já a área dos pés foi considerada instável. No mais, a estrutura foi considerada estável e capaz de suportar maiores cargas.
Renault Kadian melhorou sua nota na comparação com avaliação realizada em 2024
Divulgação/Latin NCAP
Nas provas de impacto lateral, o Kardian 2026 ofereceu boa proteção para a cabeça, abdômen e pélvis, enquanto o tórax recebeu proteção adequada. No impacto lateral de poste, novamente a cabeça, abdômen e pelve receberam boa proteção, enquanto para o tórax a proteção foi considerada apenas marginal. Por fim, na chicotada cervical, os testes mostraram proteção marginal para o pescoço.
Initial plugin text
Como é o Renault Kardian
Produzido a partir da plataforma RGMP, o Kardian mede 4,11 metros de comprimento, 2,60 m de entre-eixos, 1,60 m de altura e 1,75 m de largura.O porta-malas tem capacidade para 410 litros e é considerado um dos maiores do segmento, acima dos rivais Volkswagen Tera (350 litros) e Fiat Pulse (370 litros).
Renault Kardian é sempre equipado com motor 1.0 turbo de 125 cv
Divulgação
Sob o capô, todas as versões contam com o mesmo motor 1.0 turbo flex de três cilindros TCe, produzido pela Horse, que rende 125 cv de potência e 22,4 kgfm de troque. O câmbio pode ser automatizado de dupla embreagem ou manual, sempre de seis marchas.
De janeiro até outubro de 2025, o Kardian vendeu no Brasil 17.092 unidades. Já os rivais Tera e Pulse ficaram bem à frente, emplacando 27.923 e 37.107 unidades, respectivamente
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



