Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Renault e Nissan dizem que não querem divórcio, mas já estão dividindo os bens

30/01/2023

Franceses vão vender ações da marca japonesa e ficarão com 15%, mesma fatia da Nissan na empresa europeia Após meses de negociações, Renault e Nissan chegaram a um acordo sobre uma mudança na participação dos franceses na fabricante japonesa. Um comunicado conjunto foi divulgado nesta segunda-feira (30) com alguns detalhes da operação.
Se os conselhos de administração das duas empresas aprovarem as alterações, a Renault vai se desfazer de 28,4% da participação na Nissan (que atualmente é de 43,4%), ficando com uma fatia restante de 15%. Os valores esperados pela venda das ações não foram revelados.
Veja também
Esses 28,4% seriam transferidos inicialmente para um fundo francês. O comunicado divulgado pela empresas explica que “os direitos de voto seriam “neutralizados” na maioria das decisões”. Porém, a Renault ainda seria beneficiada sobre os dividendos e receita da venda de ações até que tais ações sejam repassadas a outro comprador.
Dessa forma, a influência da marca francesa sobre a japonesa será reduzida, mas sem prejuízos financeiros à Renault. Além disso, as chamadas participações cruzadas das duas fabricantes seriam equivalentes: 15%, com a obrigação de conservar a participação, assim como estabelecer um teto às suas participações. Outra novidade é que a Nissan passa a ter poder de voto nas decisões da Renault.
Ainda no texto divulgado pelas empresas, o objetivo das mudanças é “fortalecer os laços da Aliança e maximizar a criação de valor para todas as partes interessadas”. Além da venda de ações da Nissan pela Renault, outras duas medidas foram citadas como prioritárias.
Uma delas é a criação de “projetos-chave” de alto valor agregado em regiões como Europa, América Latina e Índia. Isso seria feito por meio dos pilares mercados, veículos e tecnologias. A outra é tornar a Nissan “acionista estratégica” na Ampere, empresa de desenvolvimento de veículos elétricos da Renault.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.