Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Renault Duster não trocará de geração tão cedo no Brasil, diz CEO da marca

09/04/2024
Renault Duster não trocará de geração tão cedo no Brasil, diz CEO da marca

Entretanto, terceira geração do SUV estará no país de forma indireta em futuro SUV médio nacional O Renault Duster já chegou à terceira geração na Europa, onde é vendido como Dacia em boa parte do continente, e com a marca francesa na Turquia. Aqui no Brasil, no entanto, ele não chegará tão cedo. Pelo menos não com esse nome. Quem garante isso é Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, ao podcast CBN Autoesporte.
“Acho que o Duster [de segunda geração] tem vida longa [no Brasil]. Acabou de ser renovado e espero que continue muito bem no mercado brasileiro”, disse Gondo. Ele se refere ao facelift que o modelo recebeu no começo deste ano.
“A gente acabou de lançar uma nova fase do Duster aqui no Brasil em janeiro de 2024. É um carro que teve mudanças no design exterior e interior. O Duster é um carro que tem quase que uma marca no Brasil, é bastante conhecido pelo espaço interno e pela robustez. Além disso, a gente colocou um novo motor [1.3 turbo] que também está ajudando nas vendas”, explicou.
As mudanças incluem faróis de LED e lanternas com novos grafismos como itens de série. Há um novo friso cromado na região da grade frontal, bem como detalhes acinzentados nos para-choques. Confira as versões, preços e equipamentos do novo Renault Duster clicando aqui.
Outra novidade é que todas as versões passam a ter seis airbags (frontais, laterais e cortina). Até a linha 2023, o SUV era oferecido com apenas as duas bolsas frontais, obrigatórias por lei. O Duster também recebeu quatro portas USB, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré e central multimídia de oito polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay).
Novo Renault Duster de terceira geração; muito dele será usado no SUV médio nacional
autoesporte
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Essas mudanças devem manter o Duster atual em linha pelo menos até 2028, segundo apurou a Autoesporte. Mas isso não significa que o Brasil ficará sem a terceira geração do modelo, que já foi lançada na Europa como novo Dacia Duster e também deve aparecer na Índia nos próximos meses.
A questão é que o Duster G3 gringo não terá este nome no Brasil. Sua plataforma será usada como ponto de partida para um novo SUV médio, feito sobre a mesma matriz CMF-B que estreou no Kardian. A estrutura será a mesma do Duster G3, mas com mudanças visuais nos balanços dianteiro e traseiro.
Então este novo SUV nacional, ainda sem nome definido, atende pelo código interno de projeto D1312. Será lançado no Brasil em 2025 e terá estilo SUV cupê. Do Duster de terceira geração, o novo modelo herdará praticamente toda a carroceria e a cabine, porém com soluções visuais distintas.
Assim como o Duster III, o futuro SUV cupê nacional da Renault deve ter pouco menos de 2,66 metros de entre-eixos. Curiosamente, é uma redução de 1,6 cm em relação ao Duster atual, mas ainda uma dimensão que ficará dentro da média do segmento de SUVs compactos-médios, que tem o Compass e o Toyota Corolla Cross na casa de 2,64 m, e o Volkswagen Taos com 2,68 m.
Teto, longarinas, colunas e portas laterais serão os mesmos, mas o modelo brasileiro terá um balanço dianteiro inédito, mais próximo ao do conceito da picape Niagara, com direito a faróis, capô, grade e para-lamas exclusivos. Para se ter uma ideia de como será, a Renault disse que o Kardian inaugurou um novo padrão visual para a marca no Brasil.
Renault Niagara Concept pode servir de inspiração para o novo SUV médio nacional
Divulgação
Espichado para ter estilo cupê, o projeto D1312 deverá ter comprimento acima de 4,40 metros, acima dos 4,34 m do novo Dacia Duster europeu. Já o porta-malas deve subir de 472 para mais de 500 litros. A altura ficará acima de 1,65 m de largura, entre 1,80 m e 1,85 m.
O modelo também deve aproveitar a motorização híbrida plena (HEV) do novo Renault Duster turco. Lá, o SUV usará um conjunto híbrido da família e-Tech, formado pelo conhecido motor 1.6 SCe naturalmente aspirado, que no Brasil já é flex.
A diferença é que ele passa a operar em ciclo Atkinson, que retarda o tempo de expansão da câmara e encurta o de compressão. Com isso, a potência cai de 118 cv para 91 cv e o torque, de 16,2 para 14,7 kgfm. A ele se alia um motor elétrico de tração com 69 cv de potência e 20,9 kgfm. A potência combinada fica em 143 cv com gasolina. Com uso de etanol, a potência máxima poderia chegar a 145 cv.
O banco de baterias de íons de lítio, com 1,2 kWh de capacidade, permite que cerca de 80% das acelerações e retomadas do novo Renault Duster E-Tech ocorram em modo elétrico, o que deixaria o consumo de combustível acima dos 20 km/l.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Renault e Geely criam motor revolucionário que faz elétrico virar híbrido
04/12/2025

Renault e Geely criam motor revolucionário que faz elétrico virar híbrido


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.