Renault Clio surge com visual atualizado e faz os brasileiros terem ainda mais saudade
Modelo não deve voltar ao Brasil e, apesar das regras de emissões, mantém motor diesel Distante do Brasil desde 2017, quando saiu de linha após 20 anos de vendas, o Renault Clio, hatch de entrada da marca francesa segue recebendo investimentos na Europa. Dessa vez, uma profunda reestilização para a quinta geração do modelo.
Na dianteira, onde se concentram a maior parte das mudanças, os faróis estão mais finos e se conectam às luzes diurnas de LED. Essa peça ganhou um formato inédito, montada na extremidade do para-choque e na vertical, o desenho lembra metade do logo da Renault.
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Continuando na frente, a grade está mais larga e passa a trazer efeito cascata, bem parecido com a solução adotada no Peugeot e-2008, por exemplo. O para-choque também foi redesenhado, trazendo um aplique que imita aço escovado e maior tomada de ar.
A traseira manteve o desenho de maneira geral, com novidades apenas no para-choque, que ganhou um difusor. As lanternas mantiveram o formato, mas agora são do tipo “cristal”, algo comum no início dos anos 2000.
Novo Renault Clio
Divulgação
O Clio segue sendo montado sobre a plataforma CMF-B e, por se tratar de uma reestilização, não teve mudanças significativas em suas medidas. No interior também há poucas novidades. O quadro de instrumentos segue digital e pode ter 7 ou 10 polegadas. A central multimídia também possui duas medidas, de 7 ou 9,3 polegadas.
Novo Renault Clio teve interior parcialmente renovado
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Curiosamente, o Clio de entrada usa um motor 1.0 de três cilindros com menos potência do que o propulsor do Kwid brasileiro. Por lá, são 65 cv. Ainda há uma versão turbinada desse motor, que entrega 90 cv. Mas o grande diferencial é o 1.6 híbrido que tem 145 cv de potência combinada.
O consumidor europeu ainda pode optar por um 1.0 turbo abastecido com gás natural comprimido ou um 1.5 movido a diesel que rende 100 cv.
Novo Renault Clio
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Sai RS, entra Alpine
Caso você não tenha percebido, a Renault vem trocando a marca Renault Sport, que foi responsável pela criação do Sandero R.S, por exemplo, pela Alpine. Isso acontece na Fórmula 1, por exemplo.
No Clio a estratégia segue. Se antes a versão esportivada era batizada de RS Line, agora se chama Espirit Alpine e é o modelo que aparece nas fotos dessa matéria.
Longe do Brasil
Projeção do novo SUV compacto da Renault para o Brasil
Projeção: João Kleber Amaral
E, da mesma forma como as gerações anteriores, não há previsão de retorno do Clio para o Brasil. Por aqui, a Renault vai mostrar um novo SUV compacto construído na plataforma CMF-B e que será responsável por estrear o motor 1.0 turbo.
O modelo deve ser apresentado ainda em 2023, mas as vendas só começam no ano que vem. A missão será concorrer com Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. Para isso, a Renault deve apostar em visual e acabamento mais caprichados do que os de Kwid e Stepway, por exemplo.
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