Renault Boreal deve ser o nome do novo SUV rival do Jeep Compass

SUV médio que será lançado pela marca no segundo semestre de 2025 também trocou o código interno de projeto Renault Boreal. Assim deve se chamar o SUV médio, que a própria fabricante chama de “C-SUV”, e será lançado pela marca francesa no segundo semestre de 2025. O nome havia sido apontado pela primeira vez pelo portal UOL há alguns dias, com base em registros no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) brasileiro e no órgão similar da Argentina.
Autoesporte pode afirmar que Renault Boreal é mesmo um dos nomes mais cotados para batizar o modelo, o segundo produto da estratégia “Renaultlution” a ser lançado no Brasil. O SUV usará a plataforma RGMP, uma derivação da matriz CMF-B existente na Europa. É a mesma arquitetura do Kardian, estreado em 2024 e vencedor da última edição do prêmio Carro do Ano.
O apelido “C-SUV” indica que o Boreal atuará no segmento de SUVs médios compactos no mercado brasileiro, concorrendo com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Já há protótipos do modelo sendo testados no país com carroceria definitiva e, inclusive, a produção de moldes e componentes ainda em caráter experimental por parte de fornecedores.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Flagra do possível Renault Boreal em testes no Brasil
Reprodução/Placa Verde
Inicialmente, o Boreal era conhecido pelo código de projeto R1312, alcunha mais usada entre todo o time de engenharia e fornecedores do modelo até os dias de hoje. Entretanto, nossa reportagem descobriu que a Renault recentemente adotou um novo código interno para o modelo, RB3L4.
Outra curiosidade é que, caso o nome Boreal se confirme, fará um casamento com Austral, outro SUV médio da Renault vendido na Europa. O mais interessante é que a expressão austral se refere a tudo que fica no sul, enquanto boreal diz respeito ao que pertence ao norte. Contudo, enquanto o Renault Austral foi desenvolvido com foco na Europa (um continente do Hemisfério Norte), o possível Boreal seria um produto criado especialmente para a América Latina, que fica no Hemisfério Sul.
Initial plugin text
Como será o Renault Boreal
Miscelâneas à parte, estima-se que o Renault Boreal será o primeiro produto híbrido flex nacional da Renault. É justamente por isso que a fabricante tem testado incessantemente no Brasil uma mula do SUV cupê gringo Arkana com motorização híbrida leve baseada no propulsor 1.3 TCe. Entretanto, a chegada da configuração MHEV deve acontecer apenas entre 2026 e 27.
Antes, em 2025, o Renault Boreal deve usar apenas a motorização 1.3 TCe turbo flex de até 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, que no início de 2025 teve sua produção nacionalizada pela Horse, a fornecedora de motores da marca. O câmbio será sempre CVT de oito marchas simuladas, em todas as versões.
Sua receita será muito similar à do Kardian em relação ao Dacia Sandero Stepway de terceira geração europeu, porém usando outro carro como base, o novo Dacia Bigster. É dele que virá a estrutura monobloco do Boreal. Por isso, o futuro SUV médio da Renault deve chegar com dimensões próximas a 4,60 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,70 m de altura e 2,70 m de entre-eixos.
Base estrutural do possível novo Renault Boreal será o Dacia Bigster
Divulgação
Contudo, o visual do Boreal será substancialmente diferente do Bigster, graças à adoção de balanços dianteiro e traseiro exclusivos. Internamente, os painéis e bancos também virão herdados do SUV da Dacia, porém com mudanças de estilização e materiais de acabamento ao gosto do brasileiro.
No quesito tecnologia, em junho do ano passado o vice-presidente de engenharia da Renault na América Latina, Antônio Fleischman, declarou ao programa CBN Autoesporte que o Boreal terá um pacote Adas de segurança ativa mais completo que o do Kardian.
Initial plugin text
Assim, além de frenagem de autônoma emergencial a alerta de evasão de faixa, o SUV médio deve trazer itens que vão além do controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de ponto cego e frenagem autônoma emergencial.
“Com relação aos dispositivos ADAS, temos uma gama de [outros] dispositivos, como o lane keeping assist [assistente de permanência em faixa], que com certeza teremos em nosso novo produto do segmento C, onde teremos um consumidor mais exigente e com mais disposição de recursos para poder pagar isso”, comentou.
Para isso, o Renault Boreal contará não apenas com radar, mas também com uma câmera de monitoramento que permitirá o funcionamento do assistente de faixa e de uma frenagem autônoma emergencial mais robusta, com detecção de pedestres. O lançamento está previsto para o último trimestre de 2025, com preços na faixa entre R$ 180 mil e R$ 220 mil.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



