Renault Boreal começa a ser fabricado no Paraná e chega às lojas em breve


A Renault divulgou nesta segunda-feira (6) que começou a produção em série do Boreal no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). Essa é a primeira fábrica no mundo a fazer o inédito SUV médio, que além de vendido no Brasil também será importado para outros 17 países da América Latina. A chegada às lojas é esperada para novembro deste ano, com pré-venda aberta já nos próximos dias.
Renault Boreal começa a ser produzido em série no Brasil
Divulgação/Renault
Como é o Renault Boreal?
O Renault Boreal foi apresentando globalmente em julho de 2025 e é o primeiro SUV médio da fabricante francesa a ser vendido e produzido no Brasil. O modelo vai chegar ao mercado para rivalizar diretamente com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Até o momento, preços e versões do Boreal ainda não foram revelados. No entanto, de acordo com apurações da Autoesporte, a gama do SUV será composta por três versões, com preços entre R$ 200 mil e R$ 250 mil.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
A estretégia de vendas deverá ser a mesma adotada no Kardian. Os nomes das configurações, aliás, poderão ser iguais: Evolution, Techno e Iconic (além da Authentic voltada ao segmento PcD).
Todas são equipadas com o motor 1.3 TCe, um turbo flex de quatro cilindros e 16 válvulas com injeção direta, produzido pela Horse. É o mesmo motor da opção mais cara do Duster. São 163 cv de potência com etanol e 156 cv com gasolina. Já o torque é de 27,5 kgfm com o combustível vegetal e 25,5 kgfm com o derivado do petróleo.
Renault Boreal vai chegar às lojas em novembro
Divulgação/Renault
Para fechar o conjunto mecânico, o câmbio é automatizado de dupla embreagem EDC, com seis marchas, e os freios são a disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira. Já a suspensão é independente McPherson e por eixo de torção, respectivamente.
Em relação as dimensões, são 4,56 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,65 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, o mesmo de um Toyota Corolla. O porta-malas tem capacidade para excelentes 522 litros no padrão VDA. Com os bancos rebatidos, o número aumenta para 1.279 litros.
Renault Boreal tem painel de instrumentos e central multimídia de 10 polegadas
Divulgação/Renault
No interior, o painel de instrumentos tem 10 polegadas, assim como a central multimídia, que traz conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. Há também, pelo menos na versão mais cara, freio de estacionamento eletrônico, carregador de celular por indução, ar-condicionado digital de duas zonas e teto solar panorâmico.
Falando em equipamentos de segurança, são até 24 sistemas de assistência ao motorista. Entre eles, alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma emergencial, assistente de centralização e de mudança de faixa, e alerta de saída segura. Há ainda quatro câmeras para garantir uma visão 360º, que também ajudam o carro a estacionar sozinho (park assist), junto de sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais.
Renault Boreal tem saídas de ar para os ocupantes do banco traseiro
Divulgação/Renault
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



