Que fim levou: Nissan GT-R dourado de Usain Bolt teve três “cópias” e destinos diferentes

Lendário esportivo foi criado para celebrar a parceria entre a marca e o oito vezes medalhista olímpico Se havia algum atleta que alguma marca queria se associar nos anos 2010, esta figura tinha nome e sobrenome: Usain Bolt. Não foi à toa que a Nissan elegeu, em 2012, o oito vezes medalhista (de ouro) olímpico como embaixador para promover uma lenda automotiva: o GT-R.
Saiba-mais taboola
O velocista jamaicano ganhou até um cargo exclusivo na marca: diretor global de excitement. E esta parceria gerou alguns frutos. Alguns deles tangíveis, como três unidades exclusivas, douradas e especiais do Godzilla. Mas onde estão estes veículos atualmente?
Um dos Nissan GT-R dourado feitos para Usain Bolt está em uma coleção privada da marca no Japão
Raphael Panaro/Autoesporte
Bom, o primeiro foi leiloado. Em dezembro daquele mesmo ano de 2012 um GT-R dourado com o autógrafo do velocista foi arrematado por um australiano, que pagou cerca de US$ 187 mil — pouco mais de R$ 900 mil na conversão atual. O preço final saiu US$ 85 mil a mais que o valor original do carro na época. Todo o montante arrecadado foi doado para a Fundação Usain Bolt.
E o segundo? Bom, este Autoesporte teve a oportunidade de ver o GT-R ao vivo e a cores (claramente um chamativo tom de dourado). O carro está devidamente guardado no Nissan Heritage Collection, na cidade de Zama (cerca de uma hora e meia de Tóquio). Trata-se de um galpão (ou pedaço da história) onde a marca japonesa tem mais de 300 veículos que fazem parte de seus 90 anos de existência. O GT-R, novamente dourado, traz, inclusive, a assinatura de Bolt gigantesca no capô.
GT-R guardado em coleção privada da Nissan tem o autógrafo da lendas das pistas de atletismo
Raphael Panaro/Autoesporte
Por fim, a última unidade do esportivo está com o próprio Usain Bolt. O GT-R dourado e alusivo às suas conquistas deve ter um lugar para lá de especial em sua garagem na Jamaica.
Initial plugin text
O GT-R (que perdeu a alcunha Skyline) até hoje é equipado com V6 3.8 biturbo com injeção direta de gasolina montado de maneira artesanal por um “takumi”, mestre-artesão em japonês. À época entregava 553 cv e 64 kgfm. Com tração integral e câmbio de dupla embreagem, acelerava de zero a 100 km/h em menos de 3 segundos e atingia 315 km/l de velocidade máxima. Na linha 2024, o GT-R R35 pode chegar a 600 cv e 66,5 kgfm na versão preparada pela Nismo, divisão esportiva da marca.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



