Porsche Macan vira SUV elétrico de 638 cv e aposenta motor a combustão

Nova geração será vendida no Brasil e vai conviver com a primeira geração O novo Porsche Macan foi lançado nesta quinta-feira (25) e já está com o passaporte carimbado para o Brasil. O SUV agora é elétrico e não terá motor a combustão nessa nova geração, se juntando ao Taycan no portfólio de carros movidos à bateria da marca. A atual geração continua à venda normalmente e ambas serão fabricados em Leipzig, na Alemanha.
A partir do segundo semestre deste ano, as versões a combustão não devem ser mais vendidas na União Europeia por não atenderem às exigências de cibersegurança que entrarão em vigor, mas na Inglaterra terão sobrevida até o fim do ano. Em outros mercados fora do continente, o SUV poderá ser importado normalmente.
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O SUV elétrico chega em duas versões: Macan 4 e a Macan Turbo, que ironicamente mantém o nome apesar de não haver mais turbinas no mundo dos elétricos. Ambos têm dois motores, sendo o 4 com 408 cv e 66,3 kgfm de torque e o Turbo com 638 cv e 115,2 kgfm.
O Macan 4 tem autonomia prevista no padrão WLTP europeu entre 665 km e 784 km. Acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e atinge 220 km/h de velocidade máxima. Já o Turbo alcança entre 518 km e 591 km, acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e vai até os 260 km/h.
Porsche Macan elétrico tem linhas bem parecidas com a geração atual
Porsche
A autonomia menor é porque as duas versões usam a mesma bateria, um conjunto de 100 kWh. A plataforma de 800 V permite carregamento DC de até 270 kW, capaz de levar a carga de 10% para 80% em aproximadamente 21 minutos.
O Macan de segunda geração passou por uma série de aprimoramentos na suspensão a ar, opcional no 4 e de série na Turbo, além das assistências de direção esportiva. A Porsche promete um desempenho bem semelhante ao dos seus tradicionais esportivos a combustão.
Pela primeira vez, o Macan traz eixo traseiro direcional opcional, com ângulo de direção máximo de cinco graus. Permite um círculo de esterço de 11,1 metros no trânsito urbano e em manobras, ao mesmo tempo que ajuda na estabilidade em velocidades mais elevadas.
Desenho familiar com ares de protótipo
Porsche Macan elétrico da nova geração vai conviver com a geração anterior
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A Porsche não quis quebrar a identidade do Macan. O formato geral do carro é praticamente o mesmo, como já fez com Panamera e Cayenne em suas respectivas trocas de geração. As laterais arredondadas com formato de SUV cupê foram mantidas, mas dá para notar uma clara modernização do que foi possível.
Sabe a moda de separar as luzes diurnas do farol principal, como na Fiat Toro, no Citroën C3 e em quase todos os carros modernos? Chegou à Porsche. Na parte de cima estão os quatro pontos de LED e recortes mais retos que parecem ser o farol principal, mas não é. Essa peça está embutida mais abaixo, em uma abertura do para-choque.
Porsche Macan elétrico divide o conjunto óptico com duas partes
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As lanternas exageradas com uma larga barra de LED atravessando a traseira de lado a lado parecem de um carro conceito sendo apresentado em um salão do automóvel, mas é realidade nas ruas. O logotipo da Porsche está cravado junto ao filete central. As rodas podem ser de até 22 polegadas.
O SUV tem 4,78 m de comprimento, 1,94 m de largura e 1,62 m de altura. A estrutura elétrica permitiu que a Porsche empurrasse os eixos para as extremidades da carroceria, deixando a distância entre eles 8,6 cm maior que a do modelo anterior (2,89 m), aumentando o espaço interno.
O porta-malas também cresceu. Dependendo do modelo e do equipamento instalado, a capacidade atrás do banco traseiro é de até 540 litros. Além disso, existe o “frunk”, um segundo bagageiro sob o capô com capacidade para 84 litros.
Porsche Macan elétrico é cheio de telas
Porsche
Por dentro o Macan também ficou repleto de telas, como em outros modelos da marca. O painel de instrumentos tem tela 12,6 polegadas com design curvo e o display central tem 10,9 polegadas. E o passageiro também ganhou sua própria tela opcional de 10,9 polegadas para assistir vídeos durante uma viagem.
Além do painel digital, o motorista também tem à sua disposição o Porsche Driver Experience, que é um head-up display com tecnologia de realidade aumentada. Elementos virtuais, como setas de navegação, são projetados no para-brisas e integrados visualmente ao mundo real. A imagem aparece ao motorista a uma distância de 10 metros e corresponde ao tamanho de um display de 87 polegadas.
O Macan elétrico deve chegar ao Brasil no segundo semestre deste ano.
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