Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Por que os carros modernos são (muito) mais seguros do que os de 30 anos atrás?

01/11/2023
Por que os carros modernos são (muito) mais seguros do que os de 30 anos atrás?

Teste do Latin NCap colocou à prova um furgão dos anos 90 contra um similar moderno Quando se fala que os carros estão mais caros do que há 20 ou 30 anos, pouca gente leva em consideração que eles estão muito mais seguros. Foram anos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias que vão além dos equipamentos visíveis, como freios ABS e airbags, além de controles de tração e estabilidade cada vez mais precisos.
Russo destrói Lamborghini e Porsche para mostrar fragilidade dos carros de luxo
Carro elétrico é seguro em acidentes?
A estrutura do carro também mudou. O uso de aços deformáveis nas partes externas e mais rígidos onde ficam os passageiros avançou bastante neste tempo. Prova disso foi um teste promovido pelo Latin NCap, que colocou um Peugeot Partner em colisão frontal contra um Rifter, também da Peugeot.
Partner ficou bem mais destruído do que sua versão moderna
Divulgação
O Partner Patagônica é vendido como novo na Argentina, mas trata-se de um projeto dos anos 90, que já chegou a ser vendido no Brasil. O Rifter, por sua vez, foi comprado no Chile. O modelo visa substituir o Partner com um projeto bem mais moderno. Como esperado, o veterano não se deu bem nos testes.
“Apresentar um projeto de décadas atrás, com baixos padrões de segurança, como se fosse um modelo novo é totalmente inaceitável”, disse David Ward, Presidente da Towards Zero Foundation, em relatório emitido pelo Latin NCap.
Rifter term airbags laterais e de cortina
Divulgação
Segundo o documento, a proteção oferecida pelo Rifter ao dummy de motorista adulto médio durante o teste de colisão foi boa na cabeça e no pescoço e adequada no tórax, mostrando uma estrutura estável. Enquanto isso, o motorista do Partner Patagônica apresentou proteção ruim no tórax e no pescoço e marginal na cabeça e uma estrutura instável.
O dummy do motorista do Partner Patagônica, que apresentava lesões com risco de vida, impediu que a estrutura se deformasse ainda mais, de acordo com o Latin NCap. O Partner Patagônica teria obtido zero estrela nas avaliações do Latin NCap e do Global NCap.
As áreas deformáveis sem essenciais para os carros modernos. No começo do ano, um russo viralizou nas redes sociais desmontando carros de luxo e esportivos caros com as mãos para mostrar suas fragilidades, mas o efeito é contrário. Carros modernos deformam de forma pré-programada.
Teste de colisão entre dois furgões; um dos anos 1990 e outro moderno, 30 anos mais novo
Divulgação
Os fabricantes fazem marcações na estrutura para que o metal seja deformado de forma prevista. Sendo assim, é possível calcular a quantidade de energia absorvida e transferir a força do impacto para regiões mais reforçadas do monobloco.
Os testes de impacto promovidos pela indústria automobilística ao longo das décadas mostraram que as antigas carrocerias extremamente rígidas traziam mais danos aos passageiros, pois não eram capaz de dissipar a energia do impacto.
Além da evolução na estrutura e nos materiais usado nos veículos, há um grande salto nas tecnologias e nos equipamentos de segurança ativa e passiva. Ainda que o Partner tenha airbags frontais, faltam uma série de outros recursos, na comparação com o Rifter.
O furgão europeu tem bolsas laterais e de cortina, além de controles de tração e estabilidade e frenagem automática de emergência. Assim, além da estrutura mais preservada, veículos modernos ainda oferecem proteções adicionais para evitar acidentes ou mitigar seus danos.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.