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Por que o preço da gasolina não baixou R$ 0,40 como anunciado pela Petrobras?

24/05/2023

Associações de revendedores de combustíveis acreditam que é impossível que o desconto integral chegue ao consumidor A Petrobras anunciou a mudança na precificação dos combustíveis que pôs fim à política de Paridade de Preço de Importação (PPI) há uma semana. Com isso, a estatal anunciou que o preço da gasolina tipo A — vendida para as distribuidoras — teria um desconto de R$ 0,40. No posto, o abatimento seria de R$ 0,29.
No entanto, o consumidor não sentiu esse alívio na hora de abastecer. Segundo apuração de Autoesporte, a maior parte dos postos no Brasil não chegou a reduzir nem R$ 0,05 no preço do litro da gasolina. Por que isso acontece?
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De acordo com Rodrigo Zingales, presidente da Abrilivre, associação que representa os revendedores de combustíveis independentes, existem dois motivos principais que explicam o reajuste não ter chegado ao posto. O primeiro é que a gasolina que recebeu o abatimento é a do tipo A, o produto “puro”.
Essa é a gasolina que não tem a adição do etanol anidro na sua composição e é a vendida pela Petrobras (refinaria) às distribuidoras. O produto final, vendido no posto, contém 27% de etanol anidro na sua composição. Portanto, os R$ 0,40 de desconto na gasolina do tipo A são (literalmente) diluídos no produto final, que é misturado com etanol.
Gasolina vendida para o consumidor é misturada com etanol anidro
Autoesporte
Na teoria, a forma correta para calcular esse desconto seria multiplicar 0,40 (abatimento em centavos no litro da gasolina tipo A) por 0,73 (referente à quantidade de gasolina tipo A na formulação da gasolina tipo C). O resultado é 0,29, ou R$ 0,29 — exatamente o impacto real no bolso dos motoristas informado pela Petrobras.
O segundo motivo, alvo de reclamações tanto da Abrilivre, quanto do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), é a falta de transparência no preço estabelecido pelas distribuidoras. “Parte desse desconto some pelas distribuidoras. Para alguns postos, elas repassam com pouca margem de desconto e para outros vendem com maior desconto”, afirma Rodrigo Zingales, da Abrilivre.
“As distribuidoras não repassaram esse desconto nem no diesel, nem na gasolina. Os postos alegam falta de comunicação (para definir os preços) e os distribuidores respondem que o “preço é livre””, alega José Alberto Paiva Gouveia, presidente do Sincopetro. O executivo defende também que há um “descuido” do governo ao anunciar uma redução de preço desta magnitude, pois, segundo ele, “os R$ 0,40 de desconto não vão chegar nunca”.
Gasolina deveria receber um desconto de, pelo menos, R$ 0,29 no litro
Getty Images
No entanto, José Alberto acredita que o motorista poderá encontrar um desconto maior do que o observado na última semana. Para isso, é necessário que as distribuidoras tenham mais transparência e repassem o desconto integralmente aos postos que, por sua vez, também terão de repassar o abatimento de forma completa ao consumidor.
Já Rodrigo Zingales, da Abrilivre, defende que o desconto ainda pode demorar para chegar aos postos devido aos estoques tanto das distribuidoras, quanto dos lojistas. “Quando tem uma queda do preço na Petrobras, às vezes demora para ser sentido no bolso do consumidor porque a distribuidora e o posto ainda têm estoque do combustível comprado com o preço antigo e precisam vendê-lo com o valor mais caro, anterior à redução”, explica.
Autoesporte entrou em contato com a Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Bicombustíveis (Brasilcom) para entender sobre o repasse do desconto. Porém, a entidade afirmou que “não se manifesta sobre formação de preços de combustíveis, pois essa questão fica a critério de cada distribuidora, sem interferência da Brasilcom”.
Impostos afetam o preço
Preço médio nacional da gasolina entre 14/05/2023 a 20/05/2023
Reprodução/Petrobras
Essa nova política da Petrobras pretende diminuir a volatilidade nos preços nas bombas. No entanto, o valor da gasolina é formado por outros fatores, como a margem de lucro das distribuidoras e dos postos e os impostos (principalmente o estadual).
Atualmente, a alíquota do ICMS sobre a gasolina varia conforme o estado, mas fica entre 17% e 22%. Antes disso, o valor ficava entre 25% e 31%, e a média nacional era de 24,1%. A partir de 1º de junho de 2023, o ICMS que incide sobre a gasolina e etanol será único, de R$ 1,22.
Essa mudança deve aumentar o preço da gasolina. Pois a alíquota sobre o combustível na maior parte dos estados acaba sendo menor do que R$ 1,22. Em São Paulo, por exemplo, a alíquota atual do ICMS é de R$ 0,89. Caso o novo sistema único de cobrança do imposto entrasse em vigor hoje, os postos de combustível teriam que aumentar o valor em R$ 0,33.
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Fonte: Read More 

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