Por que a Toyota vendeu menos carros híbridos no Brasil em janeiro?

BYD Song Pro e GWM Haval H6 vendem mais que todos os carros da marca japonesa somados; afinal, o que aconteceu? Quem se atentou aos resultados do segmento de carros híbridos no Brasil percebeu que janeiro foi atípico para a Toyota. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a marca japonesa emplacou apenas 1.002 unidades somadas de Corolla, Corolla Cross e RAV4.
Ao todo, a Toyota somou 333 unidades do RAV4, 298 do Corolla e 281 do Corolla Cross. É um resultado ruim para a marca que, desde 2019, produz carros híbridos plenos (HEV) no Brasil, algo que ainda não foi repetido por outras fabricantes. Inclusive, o novo SUV Yaris Cross será lançado em julho como o modelo mais barato da Toyota a oferecer a tecnologia híbrida.
5 SUVs novos que vão balançar o mercado brasileiro em 2025
A queda da Toyota acontece em um momento promissor para as rivais chinesas. O BYD Song Pro registrou a venda de 2.240 unidades em janeiro, confirmando a liderança; já o GWM Haval H6 emplacou 1.766 unidades. Ambos são concorrentes diretos e superam por muito o resultado acumulado da marca japonesa. Outra grande diferença é do King para o Corolla, entre os sedãs.
Híbridos mais vendidos – jan/25
Mas por que as vendas caíram tanto ao ponto dos carro nacionais venderem menos que o RAV4, um modelo híbrido plug-in que parte de R$ 349.290? Autoesporte consultou a Toyota para responder.
Por que as vendas dos híbridos da Toyota caíram?
Segundo a Toyota, o estoque da dupla Corolla e Corolla Cross diminuiu desde o final de 2024 devido ao alto volume de vendas. O início do ano foi marcado pela menor disponibilidade dos modelos nas concessionárias e, além disso, as atividades nas fábricas após o recesso de fim de ano só foram retomadas no dia 16 de janeiro.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Assim, a venda dos híbridos foi momentaneamente afetada em janeiro, por mais que a marca japonesa garanta que interesse do público e demanda são os mesmos. Confira a resposta na íntegra ao final da reportagem.
Novo SUV híbrido a caminho
Este pode ser o melhor ano para a Toyota no segmento dos híbridos na história. O novo Yaris Cross será lançado em julho, com produção em Sorocaba (SP), para concorrer com Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e Jeep Renegade. Finalmente, marca japonesa fará sua estreia na categoria dos SUVs compactos. E terá versões híbridas.
Toyota começa a construir nova fábrica do Corolla e picape híbrida em SP
Initial plugin text
As versões mais equipadas do Yaris Cross terão o novo conjunto híbrido que Autoesporte já testou com exclusividade. Assim, mesmo com o fraco desempenho em janeiro, a Toyota espera superar o montante de 20,3 mil carros híbridos vendidos no Brasil em 2024.
Nas versões híbridas flex, o Yaris Cross terá motor 1.5 aspirado em ciclo Atkinson, rendendo 91 cv e 12,3 kgfm. Aliado a um motor elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm, a potência combinada vai a 111 cv — número que deve chegar a 115 cv no etanol. O câmbio transeixo (e-CVT) é o mesmo de Corolla e Corolla Cross híbridos, assim como a PCU (unidade de controle de potência).
Os últimos dois anos foram de reestruturação para a Toyota no Brasil. A marca fechou sua fábrica de peças em São Bernardo do Campo (SP) em 2023, a primeira fora do Japão. Meses depois, em 2024, anunciou que a fábrica de Indaiatuba (SP) também seria desativada.
Em contrapartida, a Toyota iniciou a construção de uma nova fábrica em um terreno de 400 mil m² em Sorocaba, onde também tem uma unidade. O novo prédio vai dobrar o tamanho da instalação.
Veja a nota da Toyota na íntegra:
“A performance comercial do Corolla e do Corolla Cross em janeiro de 2025 reflete a demanda pelos modelos híbridos da Toyota. Com estoques reduzidos ao final de 2024 devido ao grande volume de vendas, o início do ano foi marcado por uma menor disponibilidade nas concessionárias. Além disso, a retomada da produção após o período de recesso, encerrado em 16 de janeiro, impactou momentaneamente a oferta. Mesmo assim, o interesse do público permaneceu elevado, reforçando o posicionamento da Toyota como referência em eletrificação e mobilidade sustentável. ”
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



